logo

Quais os benefícios de ter uma área de piscina com spa?

Quais os benefícios de ter uma área de piscina com spa?

Você já pensou em construir um mini spa em sua casa para relaxar? Não, essa ideia não é nenhuma extravagância: com algum planejamento e muita criatividade, não é difícil criar uma área de piscina com spa bem aconchegante!

Esse investimento é daqueles que compensam demais, já que permite criar um refúgio no conforto do seu lar sem gastar muito dinheiro e sem precisar de muito espaço. Sabe aquele cantinho esquecido no quintal ou no jardim? Pois é, ele pode muito bem virar uma área de lazer relaxante.

Neste post, vamos explicar como transformar sua área de lazer num belo spa: em quais materiais investir, como montar o espaço, quais são os cuidados necessários e muito mais informações úteis.

Boa leitura!

As vantagens de combinar uma piscina com spa

Combinar a área da piscina com spa traz várias vantagens. Para começar, não podemos deixar de falar do relaxamento! Jatos de hidromassagem, luzes para tornar o ambiente aconchegante, espreguiçadeiras, cascatas, água aquecida... todos esses elementos ajudam a aliviar o estresse do dia a dia e são uma ótima opção de lazer.

Como o espaço é compartilhado, é mais fácil manter a manutenção em dia. Ainda, se você instalar um sistema de aquecimento eficiente, poderá usar o spa na piscina a qualquer momento, até mesmo à noite ou durante o inverno.

Além disso, não há nada melhor para combater a tensão e descansar o corpo e a mente! Mas, para isso, é preciso usar um sistema de aquecimento que dê conta do recado, como uma bomba de calor.

As bombas de calor Terma Nautilus e Terma Split são as opções perfeitas para manter a água quentinha e convidativa em todas as estações do ano, a qualquer hora do dia ou da noite. 

O consumo de energia é muito menor do que o de outros métodos de aquecimento de piscinas, como o aquecedor elétrico. Além disso, a bomba de calor pode ser combinada com o aquecimento solar para resultados ainda melhores e mais sustentáveis.

Quais os componentes essenciais para transformar a área da piscina em um spa?

Além de um bom sistema de aquecimento, há outros recursos para transformar a área da piscina em um spa. Por exemplo, você pode investir em belas cascatas e instalar um sistema de iluminação especial, com luzes de LED coloridas em tonalidades que estimulam o relaxamento e o bem-estar.

Para tornar o espaço ainda mais aconchegante, você pode inovar e instalar uma sauna conjugada à piscina. A hidromassagem também cai muito bem nesse tipo de projeto.

No entorno, chaise-longs, espreguiçadeiras, mesinhas com cadeiras e outras peças de mobiliário completam o projeto. Você também pode espalhar algumas plantas e elementos de decoração para aumentar a sensação de relaxamento.

Uma novidade muito interessante – que tem atraído muitas pessoas devido ao baixo custo e à praticidade – é a piscina spa. É como se fosse uma banheira, só que maior e com vários recursos para tornar o banho mais relaxante, como hidromassagem e aquecimento.

As vantagens são a ergonomia, já que suas curvas se adaptam ao corpo, o preço e a manutenção, já que as piscinas spa são mais simples e baratas de se cuidar.

Como montar um espaço completo de piscina com spa

Agora, vamos a dicas práticas para montar um espaço de relaxamento e bem-estar na área da piscina!

A primeira sugestão é, como já falamos, investir num bom sistema de aquecimento. Afinal, é bem mais difícil relaxar e se entreter mergulhando na água gelada, sobretudo no período de outono/inverno.

O projeto pode e deve abusar das luzes coloridas, com tonalidades que combinem com o restante da decoração. Você pode optar por um ar mais clean e usar branco e cores claras, que estão normalmente associadas ao relaxamento, ou pode optar por um estilo mais natural, com tons de verde ou azul, semelhantes aos encontrados na natureza.

Por falar em luzes, uma coisa muito legal que você pode fazer é apostar na cromoterapia, usando LEDs que refletem várias tonalidades na água. A sensação de bem-estar é instantânea!

Vale lembrar que a iluminação não é só uma questão estética, mas também de segurança. Quando a área de piscina com spa está bem iluminada, os banhistas conseguem aproveitar com mais segurança, sem risco de quedas, tropeções e outros incidentes.  

No que diz respeito à mobília e à decoração do ambiente, muitas pessoas dão preferência a cores suaves e materiais delicados que combinem com essa proposta. Usar elementos que remetam à natureza também costuma funcionar muito bem. Decks de madeira, pedras e plantas sempre são uma boa pedida!

Hidromassagem, fontes e cascatas também são elementos que não podem faltar em um spa em casa. Boias também são muito bem-vindas. 

E, é claro, as pessoas precisam ter um lugar para descansar fora da piscina. Por isso, invista em cadeiras confortáveis, espreguiçadeiras, guarda-sóis, futons e mobiliário que possa ser usado em locais úmidos.

Funcionamento da piscina spa

O funcionamento da piscina spa, na verdade, é bem simples. Em geral, ela funciona da mesma forma que uma piscina tradicional, com a diferença de que geralmente é menor e mais fácil de manter. O custo de manutenção também é menor, já que é preciso gastar menos produto para uma limpeza eficaz.

Hoje, a maioria dos modelos é bem moderna e conta com um sistema de tratamento completo, um bom sistema de filtragem incluindo filtro e motobomba, gerador de cloro, entre outros elementos.

Em geral, uma piscina spa conta com alguns recursos que nem todas as piscinas tradicionais têm, como, por exemplo, jatos de hidromassagem e bancos internos para que os banhistas possam se sentar.

Quanto às medidas, não existe um padrão. Tudo depende do espaço disponível. Normalmente uma piscina spa pode medir entre 2m x 2m e 2m x 1,5m, com profundidade de 1,10m, mas isso não é uma regra.

Como cuidar e realizar a manutenção da piscina spa?

A limpeza e a manutenção da piscina com spa seguem os mesmos padrões das piscinas convencionais. A diferença é que esses modelos costumam ser menores e, portanto, mais simples de cuidar. 

Gasta-se uma quantidade menor de produtos e leva-se menos tempo para escovar e aspirar a piscina, passar a peneira para retirar partículas suspensas na água, entre outros cuidados.

Não dá para negligenciar o tratamento químico da água. É preciso acompanhar os parâmetros usando kits de medição e mantê-los equilibrados, fazendo os ajustes necessários. 

Além disso, é essencial realizar a cloração sempre que os níveis de cloro livre na água estiverem baixos, para evitar a proliferação de micro-organismos e infestação de algas e manter a piscina sempre bela e pronta para usar.

Se você é dessas pessoas que não abrem mão da praticidade, saiba que também dá para usar equipamentos automatizados nesse tipo de piscina, como um gerador de cloro automático ou um robô aspirador. São equipamentos muito úteis que facilitam demais os cuidados com a piscina.

Encontre todos os itens necessários para cuidar de sua piscina com spa!

Se você gostou das nossas dicas para planejar e montar uma área de piscina com spa e quer tirar esse projeto do papel, terá de investir em equipamentos, acessórios e produtos de limpeza e tratamento adequados para o novo espaço.  

A Nautilus tem uma linha completa de produtos para piscinas, que engloba iluminação, automação, bombas de calor para manter a água quentinha, bem como todos os produtos de limpeza e tratamento necessários para manter a piscina bem cuidada.

Quer se inspirar para construir uma linda área de piscina com spa? Então visite também o perfil da Nautilus no Pinterest. Lá tem coleções incríveis com várias inspirações para decorar sua área de lazer de um jeito simples e bonita. Confira!

 

 

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram