logo

Piscina infantil: cuidados para se divertir com segurança

Se divertir na piscina é uma atividade que encanta tanto adultos quanto crianças. Só que é preciso tomar alguns cuidados com os pequenos para que o lazer não vire um transtorno!

Neste post, vamos explicar quais cuidados são necessários para usar a piscina infantil com segurança. Boa leitura!

Piscina infantil x convencional: entenda as diferenças

As principais diferenças entre as piscinas infantis e os modelos convencionais, voltados para o uso de adultos, dizem respeito ao tamanho e à profundidade. O ideal é que a piscina infantil seja rasa o bastante para “dar pé”, ou seja, para que as crianças consigam alcançar o chão com folga, sem terem que boiar ou nadar para manterem a cabeça fora d’água.

Por esse motivo, as dimensões e o volume da piscina devem ser compatíveis com a idade e com a altura das crianças que a utilizarão, já que cada fase do desenvolvimento requer cuidados específicos.

Mais adiante, explicaremos quais parâmetros de volume em litros devem ser utilizados na hora de escolher a piscina ideal.

Leia tambémPiscina: como cuidar bem e garantir o lazer de toda a família

Descubra os diversos tipos de piscinas infantis disponíveis

Existem diversos tipos de piscinas infantis, e sua escolha depende de alguns fatores como o espaço disponível, o orçamento, a quantidade de crianças que vão frequentar a piscina ao mesmo tempo, entre outros. Os principais tipos são:

Piscina de armação

As piscinas infantis de armação têm uma estrutura rígida de alumínio coberta por uma lona resistente. Por serem piscinas mais robustas, elas ganham forma antes mesmo de estarem cheias de água. Existem desde os modelos pequenos de 500 litros até piscinas de dimensões maiores, que comportam até adultos.  

A piscina infantil de armação pode ser montada e desmontada, mas seu manuseio e armazenamento são um pouco mais complicados em comparação com as piscinas infláveis, já que sua estrutura exige um espaço maior para guardar.

Além dos modelos mais simples, há alguns mais sofisticados, equipados com filtro e até bomba para facilitar o tratamento da água e permitir que a piscina fique montada por mais tempo sem precisar ser preenchida novamente.

Piscina de fibra de vidro

Para quem não quer uma piscina portátil, a alternativa é optar por uma piscina infantil de fibra de vidro, dessas que já vêm pré-fabricadas e são instaladas no terreno.

Elas estão disponíveis em vários tamanhos, inclusive em modelos rasos e adequados para crianças. Nesse caso, o ideal é que a profundidade máxima seja de até 60 centímetros.

A vantagem é que é um modelo muito mais durável e que não precisa ser preenchido com água toda hora. Mas há alguns empecilhos: como toda piscina permanente, a piscina infantil de fibra de vidro deve passar por limpezas e manutenções periódicas, incluindo a realização do tratamento químico da água.

Além disso, seu custo é mais elevado, ainda mais se considerarmos também o valor da instalação.

Piscina inflável

A piscina infantil inflável é um dos tipos mais utilizados devido à praticidade, à variedade de modelos e tamanhos e ao baixo custo. Existem piscinas infláveis bem pequenininhas, de até 50 litros, e os modelos maiores, que comportam várias crianças e até um ou dois adultos, dependendo do volume.

São piscinas leves, bem simples de serem montadas e desmontadas, que exigem pouco espaço tanto para o uso quanto para o armazenamento, já que são bem compactas e portáteis. Inclusive, as piscinas são muito populares para o uso em praias, permitindo que bebês e crianças pequenas se divirtam e se refresquem sem ter que encarar o mar.

Apesar de suas vantagens, é preciso ter alguns cuidados com a piscina inflável, já que ela é mais frágil que os modelos de armação. O plástico com que ela é fabricada não é tão resistente e pode furar ou rasgar, por isso, é bom enchê-la em cima de uma lona e evitar o contato com pedrinhas, terra e objetos cortantes.

Não se esqueça também de ter à mão uma bomba de ar para inflar a piscina, pois você irá precisar de uma.

Leia tambémConheça os modelos de piscina e escolha o ideal

Qual a capacidade ideal da piscina infantil?

Existem piscinas infantis de variadas capacidades, e elas devem ser escolhidas conforme a idade e com a quantidade de crianças que irão frequentar.

As piscinas de até 50 litros são indicadas para bebês, enquanto modelos de 300 litros comportam duas ou três crianças pequenas. As piscinas de até 500 litros, por sua vez, também comportam a mesma quantidade de crianças caso elas sejam um pouco maiores, na faixa etária de três a seis anos.

Uma opção interessante são as piscinas com capacidade de 500 a mil litros. Elas ainda são seguras para o uso infantil e, além de acomodar confortavelmente quatro crianças simultaneamente, elas comportam um adulto supervisionando uma criança menor.

capacidade da piscina infantil

O que considerar ao escolher uma piscina infantil?

Alguns critérios são fundamentais na hora de escolher a piscina ideal para os pequenos, pois podem influenciar na segurança e bem-estar das crianças. Alguns desses fatores são:

Local de instalação

É importante levar em conta o espaço físico disponível. Por exemplo, se você mora em casa com área externa bem ampla para construir, pode investir numa piscina infantil de fibra de vidro. 

Já quem mora em lugares menos espaçosos deve optar pelos modelos portáteis, que são compactos e fáceis de montar. Nesses casos, as piscinas infláveis ou de armação são as melhores escolhas.

Idade da criança

A idade da criança está diretamente ligada à capacidade da piscina infantil, e escolher um modelo maior do que o recomendado para cada faixa etária pode ser perigoso.

Por isso, compre uma piscina compatível com as idades dos frequentadores para garantir um uso seguro, sem risco de acidentes.

Orçamento

Também é importante levar em conta o orçamento disponível para a aquisição da piscina infantil. 

Se você não pode investir tanto, é interessante optar por piscinas mais baratas, como os modelos infláveis ou os de armação.

Se puder gastar um pouco mais, tanto com a compra quanto com os custos de manutenção, as piscinas de fibra de vidro são uma ótima opção.

Finalidade

Outro fator de escolha é a finalidade do uso da piscina infantil. 

Se você pretende usar a piscina em casa mesmo, pode optar por modelos maiores ou até por uma piscina de solo, em fibra de vidro. Se a ideia for usar em viagens, na praia ou em passeios ao ar livre, é melhor investir em modelos portáteis: nesse caso, quanto mais compacta a piscina for, melhor!

Como cuidar da piscina infantil?

Os cuidados com a piscina infantil variam de acordo com o tipo escolhido. Modelos portáteis, como as piscinas infláveis ou as de armação, precisam ser muito bem higienizados na hora de guardar. O ideal é limpar bem a piscina após o uso, deixar secar completamente e armazenar longe de umidade e de objetos cortantes ou pontiagudos que possam danificar o material.

Já as piscinas de solo, como a piscina infantil de fibra de vidro, devem receber os mesmos cuidados comuns às piscinas convencionais, voltadas para adultos. Isso inclui a aspiração, a escovação, a filtragem, o tratamento da água... caso tenha dúvidas nesses quesitos, dê uma olhada em nosso guia completo de como cuidar da piscina!

Cuidados necessários com a segurança das crianças

Apesar de estarem se divertindo em uma piscina infantil, é indispensável manter a atenção e os cuidados com a segurança das crianças. 

Não deixe de se atentar aos seguintes pontos:

Controle o acesso das crianças à piscina

As crianças jamais devem ter acesso livre à piscina, mesmo que já sejam grandinhas. Afinal, o risco não é só de afogamento, mas também de quedas, ferimentos, choques com outras crianças durante brincadeiras.

Por isso, é importante controlar o acesso dos pequenos, isolando a área. Isso pode ser feito cercando a piscina com uma grade ou um portão. Outra opção interessante, em condomínios, é contar com um guardião de piscina de plantão.

Esteja sempre atento às crianças

Independentemente de isolar a piscina e impedir o acesso de crianças desacompanhadas, é preciso ficar de olho nelas o tempo todo. Qualquer descuido, infelizmente, pode ter consequências sérias, e a vigilância precisa ser constante

Além disso, procure conversar com os pequenos e explicar sobre os cuidados que devem tomar durante a brincadeira na água.

Sempre acompanhe as crianças

É importante que pelo menos um adulto esteja presente na piscina enquanto as crianças se divertem. Elas jamais devem brincar na piscina infantil sem supervisão de adultos, pois podem cair, se machucar ou, na pior das hipóteses, se afogar.

Verifique a profundidade da piscina

Antes de deixar a criança entrar na piscina infantil, descubra a profundidade e verifique se ela é compatível com a altura e a faixa etária. Lembre-se: para um uso seguro, a piscina tem que dar pé!

Utilize acessórios e equipamentos de segurança

O ideal é contar com coletes salva-vidas. Mas acessórios como pranchinhas, boias de braço ou aqueles flutuadores em formato de macarrão também podem ser úteis para aumentar a segurança. No caso das boias de braço, porém, é preciso ficar de olho se não há furos ou rasgos e se elas estão cheias o bastante para flutuar.

Evite brincadeiras ao redor da piscina

É bem comum que as crianças brinquem e corram na área do entorno da piscina, e isso pode ser perigoso, já que elas podem cair e se acidentar. Para evitar problemas, além de apostar num piso antiderrapante, é importante evitar brincadeiras e correria ao redor da piscina. Explique isso aos pequenos com jeitinho, orientando-os a se divertirem com segurança.

Fique atento aos equipamentos de sucção

Um dos piores temores de pais e mães ao deixar seus filhos brincarem na piscina são os mecanismos de sucção. De fato, se o filtro estiver ligado com pessoas dentro da água, o risco é real. Além de orientar a criança a ficar longe de ralos, existem algumas medidas de segurança.

Por exemplo, é interessante usar mais de um ralo do tipo anti aprisionamento, espalhando-os pela piscina para que a força da sucção seja menor. Além disso, pode ser útil instalar um dispositivo anti-sucção.

Mantenha a limpeza da piscina em dia

Bactérias e fungos podem causar diversas doenças aos banhistas, e as crianças são especialmente suscetíveis a elas devido à fragilidade de seus organismos. Por isso, é importante redobrar os cuidados com a limpeza e a higienização da água e do tanque.

Tenha cuidado com a utilização dos produtos químicos na água

Por fim, é importante atentar para os parâmetros saudáveis da água. O cloro, por exemplo, deve ser usado na medida certa, pois sua falta prejudica a limpeza e a desinfecção.

Deixe a sua piscina segura para os pequenos com os produtos da Nautilus!

Agora você já sabe como deixar as crianças aproveitarem a piscina infantil com conforto e segurança! O próximo passo é visitar nosso site e escolher os equipamentos, produtos e acessórios necessários para manter os cuidados com a piscina das crianças em dia.

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram