logo

Área de lazer com piscina: confira os principais elementos

Para muitas pessoas, ter uma área de lazer com piscina é um sonho. De fato, é um enorme privilégio contar com um refúgio particular no terreno de sua casa. O mais interessante é que você pode deixar esse espaço com a sua cara, escolhendo os acessórios, elementos estéticos e itens de decoração certos.

E engana-se quem pensa que ter uma área de lazer é um sonho inacessível por ser algo muito caro e complicado. Com um bom planejamento, é algo perfeitamente viável! Se você tem vontade de implantar um projeto como esse, mas ainda não sabe muito bem como se planejar, confira nossas dicas a seguir!

Leia tambémHome resort: 9 ideias para ter na sua casa

Área de lazer com piscina: principais elementos

Para começar, é preciso escolher quais elementos irão compor a sua área de lazer. Isso pode ser personalizável de acordo com seu gosto pessoal, suas necessidades, o espaço disponível e o seu orçamento. Algumas sugestões interessantes são:

Área gourmet

Que tal criar um espaço gourmet na área de lazer, integrada à área da piscina? Além de ser uma tendência super em alta nos projetos arquitetônicos, essa integração traz muita praticidade.

Assim, é possível comer um lanche ou até fazer um churrasco à beira da piscina. Inclusive, quem está “pilotando” a churrasqueira pode interagir com a galera que está se bronzeando ou mergulhando.  

Ducha

A ducha é imprescindível em sua área de lazer. Ela permite se refrescar sem ter que necessariamente mergulhar na piscina e também se higienizar, removendo resíduos, poeira e suor do corpo antes de cair na água.

Cascata

A cascata para piscina simula o efeito de uma cachoeira natural e é uma excelente opção para decorar a área de lazer com muita elegância. Você pode escolher entre uma infinidade de modelos, como os de fibra, de inox ou de vidro, nos mais variados tamanhos, cores e estilos.

A cascata é útil porque otimiza a recirculação da água da piscina e, além disso, a queda d’água também contribui para a redução da tensão nos músculos e o barulhinho é perfeito para dar aquele clima de paz e tranquilidade.

Hidromassagem

Uma piscina com hidromassagem é mais um luxo perfeitamente viável para incrementar sua área de lazer! O jato d’água em direção ao corpo provoca uma sensação muito gostosa de relaxamento e também é excelente para reduzir a tensão.

Paisagismo

O paisagismo é uma técnica que usa plantas e arranjos naturais para simular uma bela paisagem e decorar áreas abertas, como a área de lazer com piscina. 

Você pode escolher plantas adequadas e alinhadas com seu gosto e com o restante da decoração. É uma ótima maneira de curtir a natureza sem sair da sua área de lazer.  

Como montar uma área de lazer na sua casa?

Mas, afinal, como tirar todos esses planos do campo das ideias e executá-los com sucesso? Confira algumas dicas úteis para construir uma área de lazer com piscina muito agradável!

Defina um orçamento

O primeiro passo é definir o orçamento para o projeto. É preciso saber quanto você tem para gastar para criar um projeto alinhado, que não gere dívidas. Assim, você poderá fazer escolhas mais econômicas e com melhor custo-benefício.

Nessa conta devem constar as despesas com obras, preparação de terreno, mão de obra, materiais, móveis, equipamentos e outros acessórios. O ideal é contar com ajuda profissional para fazer o projeto de acordo com suas possibilidades financeiras.

Delimite o espaço disponível

Também é importante saber o espaço disponível no terreno para a construção da área de lazer.  Dependendo do número de metros quadrados que você pode ocupar, é possível fazer as escolhas mais adequadas

Por exemplo, você pode decidir entre construir uma piscina maior ou menor, espalhar mais ou menos cadeiras e espreguiçadeiras no entorno, entre outros detalhes. Isso vai evitar frustrações e desperdício de dinheiro com itens que não cabem no espaço.

Invista em uma cobertura para a área

O ideal é que todos possam aproveitar a área de lazer a qualquer momento, inclusive nas horas de sol forte ou quando está chovendo. Por isso, é muito importante montar uma cobertura para proteger o espaço.

Cobrir a área de lazer não só permite que a diversão aconteça o tempo todo, independentemente das condições climáticas, como também protege os móveis das condições adversas como chuva e sol forte.

Pergolados de madeira ou de ferro, toldos, cortinas de polipropileno, telas são soluções práticas e acessíveis para cobrir e resguardar o espaço.

Aproveite para investir também em uma boa capa para cobrir a piscina quando não estiver em uso. Esse simples cuidado vai facilitar muito a manutenção, pois evita que sujeiras caiam na superfície.

Escolha o revestimento adequado

Outra escolha importante: o revestimento da piscina. Existem várias possibilidades, como pedrinhas, azulejos, porcelana, cerâmica ou até mesmo um revestimento de vinil, caso você prefira algo mais moderno e despojado.

Se a piscina de concreto ou alvenaria não couber em seu orçamento, você pode optar por uma de fibra de vidro. Hoje, há modelos muito bonitos no mercado, em vários tamanhos, formatos e cores. Com certeza algum deles vai combinar perfeitamente com seu projeto!

A escolha do revestimento ideal deve levar em conta fatores como o gosto pessoal, o estilo da decoração, a paleta de cores usada no restante da área de lazer, o orçamento disponível, entre outras possibilidades.

Escolha as plantas adequadas

As plantas trazem mais vida e cor à área de lazer, e ajudam a simular uma paisagem natural e reconfortante. Porém, é preciso escolher as espécies adequadas a essa área, pois ficarão expostas a condições como luz solar direta, vento e chuva. Por isso, precisam ser plantas resistentes e de baixa manutenção.

Se possível, opte por plantas capazes de suportar as variações de temperatura e que não exijam regas diárias. Isso vai facilitar os cuidados e manter a área de lazer sempre bonita, sem plantas mortas ou maltratadas.

Também vale evitar espécies frutíferas, com raízes muito grandes ou que soltem muitas folhas. Elas fazem sujeira, dificultam a manutenção da área de lazer e podem acabar trazendo transtornos.

Árvores altas que dão frutos grandes, como os coqueiros, também são contraindicadas, mas por questões de segurança. Afinal, um coco despencando lá do alto em cima de um banhista poderia causar um sério acidente!

Algumas espécies interessantes para compor a área de lazer são a Helicônia, o Dragoeiro, o Jasmim-manga, a Palmeira, a Pata-de-elefante, o Buxinho, a Hortênsia, o Bambu, o Hibisco, o Oleandro, o Cacto, a Suculenta, entre outras plantas.

Invista em um projeto de iluminação

A iluminação é um ponto de destaque da área de lazer. Uma área bem iluminada fica muito mais bonita, aconchegante e sofisticada. E você pode escolher a combinação de cores que preferir para ornar com o restante da decoração e criar um efeito estético maravilhoso.

Na hora de decidir os tons da iluminação, leve em conta a paleta usada no projeto e também a cor do revestimento, para que as luzes se destaquem.

Uma boa iluminação também contribui para a segurança na área de lazer, evitando acidentes, quedas, choques e outros problemas. Para isso, é preciso instalar luzes apropriadas tanto na piscina em si como em sua área externa, de modo que a visibilidade não seja prejudicada.

Há diversos tipos de iluminação para piscina, como spots de LED, refletores, iluminação subaquática, fibra ótica, refletores flutuantes (aquelas boias iluminadas que ficam flutuando sobre a água), entre outras opções. Atente apenas para as recomendações do fabricante, já que nem todo tipo de luminária ou lâmpada pode ser usado na piscina.

Dê destaque para o relaxamento

A área de lazer precisa ser funcional, mas não pode deixar de cumprir seu principal papel: ser um espaço confortável para relaxar. Afinal, é lá que as pessoas vão encontrar refúgio, repousar e aliviar o estresse.

Invista em cadeiras confortáveis, espreguiçadeiras para se bronzear, guarda-sóis, almofadas, uma rede ou futons. O importante é que toda a família consiga aproveitar o espaço e recarregar as energias.

Encontre os produtos necessários para cuidar da área de lazer com piscina

Gostou dessas dicas para planejar e decorar sua área de lazer com piscina e já quer colocar tudo em prática? Então você vai precisar investir nos produtos, equipamentos e acessórios necessários para a manutenção e a limpeza.  

No site da Nautilus, você encontra uma linha de produtos completa: tem itens para iluminação, aquecimento, automação, limpeza do tanque e tratamento da água. Assim, sua piscina fica sempre bem-cuidada. Baixe também o aplicativo de dimensionamento de piscinas da Nautilus disponível gratuitamente para Android e iOS.

Agora, se você quer se inspirar em projetos incríveis para montar a área de lazer dos seus sonhos, aproveite para visitar nosso perfil no Pinterest! No Pinterest, você vai encontrar pastas com diversas inspirações de piscinas, usando e abusando de elementos como cascatas, hidromassagem, iluminação especial, área gourmet e outras sugestões incríveis!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram