[language-switcher]

Uma boa iluminação para piscina faz toda a diferença! Além de ser essencial para a segurança dentro e fora d’água, a iluminação adequada confere um toque especial ao ambiente, deixando-o ainda mais aconchegante e sofisticado.

Mas a escolha da iluminação ideal para a sua piscina passa por diversas questões. Qual a potência que melhor atende às suas necessidades? Como o formato e tamanho da piscina influenciam na iluminação? Que medidas de segurança devem ser consideradas?

Neste post, explicaremos quais são os principais tipos de iluminação para piscina e os cuidados a serem tomados na hora de fazer um projeto, e compartilharemos algumas dicas úteis para escolher a iluminação mais adequada. Acompanhe!

Quais os principais tipos de iluminação para piscina?

Spots de LED

Uma opção atrativa, moderna e muito prática de iluminar a piscina é investir nos spots de LED. A instalação pode ser feita nas laterais da piscina ou embaixo d’água. Além de ser visualmente interessante, a iluminação para piscina com LEDs é uma das mais econômicas: os spots podem durar vários anos e consomem pouca energia.

A iluminação com LED também é muito segura! As lâmpadas não liberam calor e o sistema trabalha com baixa tensão, reduzindo o risco de curtos-circuitos na piscina e de incidentes com os banhistas.

Iluminação subaquática

A iluminação para piscina subaquática é instalada dentro da piscina, de maneira submersa. As luminárias ficam localizadas nas paredes laterais e o fato de a luz vir debaixo da água causa um efeito estético bonito hipnotizante, além de iluminar bem toda a extensão da piscina e conferir mais segurança para os banhistas.

Iluminação externa

Independentemente do método adotado para iluminar a piscina, é essencial caprichar também na iluminação externa! Iluminar a área externa com refletores de luz bem posicionados ajuda a valorizar os revestimentos da piscina e embelezar o ambiente, além de tornar o uso mais seguro, evitando quedas, choques e outros acidentes.

Nesse tipo de iluminação para piscina, instalam-se refletores ao redor da superfície, geralmente emanando luz branca com foco em locais estratégicos, como cantos e curvas, além dos pontos de acesso à piscina, como as escadas. Também é recomendado instalar luzes nas áreas de maior profundidade da piscina.

Refletores

Os refletores atuam de maneira semelhante aos spots de LED, devendo ser instalados nas paredes laterais para iluminar a piscina. A principal diferença é que os refletores consomem mais energia elétrica, já que suas lâmpadas não são tão econômicas quanto as de LED.

Fibra ótica

A iluminação com fibra ótica é ideal para quem gosta de ambientes coloridos! Afinal, esse tipo de iluminação para piscina proporciona mais liberdade criativa e permite escolher as cores das luzes e fazer várias combinações. A única “regra” é que o revestimento interno seja iluminado com tons claros, que refletem mais luminosidade e geram um efeito mais interessante.

O cabo de fibra ótica pode ser posicionado nas paredes laterais ou na borda da piscina, ou, como alternativa, pode-se instalar um spot submerso para clarear a água e criar um efeito diferente na iluminação.

Quanto à segurança, não há motivo para preocupação: a fibra ótica não conduz calor ou eletricidade, portanto, não existe o risco de choque elétrico. A luz é produzida por uma fonte contendo uma única lâmpada, posicionada distante da água.

Flutuadores

Para quem busca praticidade, mas não abre mão de um efeito divertido e chamativo, uma boa alternativa de iluminação para piscina são os flutuadores. Eles nada mais são do que refletores flutuantes que ficam boiando na água sem necessidade de instalação elétrica.

Os flutuadores são portáteis, seguros e simples de usar. O único cuidado a ser tomado é garantir uma carga completa antes do uso. Depois disso, os flutuadores podem iluminar a piscina e conferir um efeito belíssimo ao ambiente por até doze horas seguidas!

Benefícios da iluminação para piscinas

O benefício mais óbvio da iluminação para piscina é o efeito estético. À noite, a piscina toda iluminada fica belíssima, sobretudo se o projeto de iluminação valorizar os revestimentos e a decoração da área externa.

Entretanto, a iluminação para piscina não é importante apenas para a decoração do ambiente. Ela também é fundamental para garantir a segurança dos banhistas, já que evita quedas, choques, tropeções e outros acidentes desagradáveis.

Uma iluminação bem projetada permite que os frequentadores da piscina se movimentem livremente, tanto dentro da água como na área externa, mesmo à noite! Esse cuidado é ainda mais importante em locais frequentados por crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Como você pode perceber, um bom projeto de iluminação para piscina aumenta a usabilidade, já que permite o uso noturno da piscina. Assim, o lazer não tem hora para acabar: com uma iluminação adequada, é possível dar um belo mergulho à noite e até mesmo promover festas à beira da piscina, com toda a praticidade, segurança e comodidade.

Como é feito o projeto de iluminação para piscina?

A iluminação para piscina é realizada a partir de um projeto luminotécnico elaborado por arquiteto, designer de interiores ou um especialista em iluminação/designer de iluminação. Um projeto bem planejado garante que não haverá pontos cegos e que a iluminação será suficiente para a extensão da piscina e áreas externas.

Conforme já explicamos neste artigo, é possível utilizar vários acessórios na iluminação, como os spots de LED, os refletores ou fibra ótica. A escolha da melhor solução para iluminar a área da piscina depende das particularidades do espaço, do tamanho da piscina, do orçamento disponível para o projeto e da necessidade de iluminação.

O projeto deve levar em conta também as características físicas do local. Por exemplo, para usar luzes coloridas, o ideal é que o revestimento da piscina seja em tons claros, para que a mistura das cores se destaque e o resultado seja mais impactante.

Além disso, o projeto de iluminação não deve contemplar apenas a iluminação aquática, mas abranger também a área externa. Como explicamos anteriormente, é muito importante garantir uma boa iluminação desse perímetro, não só por razões estéticas, mas, principalmente, para garantir a segurança dos usuários.

critérios para um projeto de iluminação para piscina

Quais os cuidados com segurança que devem ser levados em conta ao escolher uma iluminação para piscina?

Ilumine locais estratégicos da piscina

Para um uso noturno seguro da piscina, é essencial iluminar quinas, curvas, degraus e outros pontos estratégicos para facilitar a circulação das pessoas na área. A luz bem posicionada facilita a visão dos banhistas e evita acidentes.

Além disso, é importante posicionar as lâmpadas de modo que a luz não incida diretamente nos olhos dos banhistas, ofuscando ou embaçando a visão. O ideal é que as pessoas fiquem em contraluz durante o banho de piscina, e isso precisa ser levado em conta ao fazer o projeto.

Leve em conta a proporção entre a luminosidade o tamanho da piscina

Ao elaborar um projeto de iluminação, é preciso considerar o tamanho da piscina, já que ele está diretamente ligado à quantidade de lâmpadas que serão necessárias. Deve existir um equilíbrio entre a luminosidade e a extensão da piscina para que a iluminação não seja excessiva nem insuficiente.

Não se esqueça da iluminação externa

Por fim, não adianta caprichar na iluminação dentro da água e negligenciar a parte de fora. É importante investir numa iluminação externa eficiente, que pode ser feita com LEDs de jardim, postes de luz, refletores ou arandelas, por exemplo.

É necessário posicionar as luzes de modo a garantir a visibilidade dos frequentadores, aumentar a segurança do local e evitar acidentes. Para isso, deve-se iluminar os locais próximos a portas, deques, degraus, plantas e outros obstáculos à circulação na área externa.

Dicas para escolher a iluminação para piscina mais adequada

Leve em conta a segurança

A primeira coisa a ser levada em consideração é a segurança das pessoas que utilizarão a piscina. Por isso, o ideal é que a iluminação sirva para que todos possam se movimentar livremente na área externa ou dentro da água, sem risco de se machucar.

Em casas onde há crianças, idosos ou pessoas com deficiência, esse fator é ainda mais importante. A iluminação deve assegurar que todo o caminho esteja perfeitamente visível e indicar a presença de objetos ou qualquer condição que possa causar um acidente.

Portanto, a variação de potência dos refletores, bem como os pontos estratégicos em que eles devem ser instalados, depende do seu espaço físico e de sua necessidade. Se houver dúvidas, é sempre recomendado consultar um profissional para tomar a melhor decisão.

Leve em consideração o tamanho e o formato da piscina

Cada piscina tem uma necessidade diferente. Dependendo do tamanho e formato, será preciso avaliar em quantos refletores será necessário investir e qual deverá ser a potência de cada um, prezando, inclusive, pela economia.

Refletores de 3w ou de 6w são altamente eficientes para piscinas pequenas, por exemplo. Além disso, piscinas redondas conseguem aproveitar melhor a luz dos refletores do que piscinas retangulares. Portanto, não é necessário investir em potências muito altas nesses casos.

A iluminação também é uma grande aliada de uma piscina mais moderna e sofisticada, como veremos mais abaixo. Você pode inovar por meio de luzes coloridas, que evoquem diferentes sensações e harmonizem com a paleta de cores que você escolheu para a decoração da sua área externa.

Decida que tipo de iluminação usará

A iluminação com LEDs costuma ser muito eficiente e econômica, pois eles consomem pouca energia. Melhor ainda: os spots podem ser instalados em qualquer tipo de piscina, apresentando versatilidade de tamanho, potência e cores que se adequam aos mais distintos projetos!

Outro ponto de destaque é sua durabilidade. Os LEDs tendem a ser a alternativa ideal para quem preza pelo melhor custo-benefício, uma vez que não precisam ser trocados com frequência e tampouco requerem muita manutenção.

Descubra as cores ideais para sua piscina

Como vimos antes, as cores podem contribuir muito para quem quer personalizar a piscina e a área externa. Nesse sentido, é válido ter alguns pontos em mente.

Por exemplo, o efeito das cores depende do revestimento da piscina. Em geral, quanto mais claro for o revestimento, mais liberdade você terá para explorar diversas paletas de cor usando iluminação.

Cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, dão a impressão de temperatura alta, sendo uma boa pedida para o verão. Por outro lado, cores como azul e verde transmitem a sensação de frescor, e são especialmente bem-vindas nos momentos de relaxamento.

Não existe certo ou errado quando se fala em decoração. Tudo vai depender do seu gosto e da sensação que você deseja transmitir!

Personalize a área externa

Investir no entorno da piscina é uma boa ideia para os que estão pensando na valorização do imóvel, e é possível usar a iluminação de diversas formas para incrementar o design da sua área de lazer. Por exemplo, você pode usar refletores externos em pontos estratégicos para dar ao ambiente um ar mais elegante e convidativo.

Outra dica interessante é a cascata iluminada. Trata-se de uma peça em acrílico com LEDs embutidos que simula uma mini cachoeira iluminada e colorida em sua piscina, conferindo ainda mais inovação e bom gosto à decoração!

Conheça a linha de iluminação para piscina da Nautilus

Agora que você já sabe de tudo isso, só falta escolher os acessórios ideais para seu projeto de iluminação! A Nautilus conta com uma extensa linha de iluminação para piscina, com refletores LED e SMD e Super LED capazes de atender às necessidades de piscinas de todos os tamanhos e vários acessórios para complementar seu sistema de iluminação.

Nossa linha de LEDs proporciona mais economia de energia e conferem mais beleza e charme para sua piscina, com 19 tipos de efeitos de luz e cor, tanto monocromáticas quanto RGB. E se você precisar de ajuda para descobrir o volume de sua piscina, baixe agora o app Nautilus Dimensiona, que é superfácil de usar!

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.