logo

Como funciona a areia para filtro de piscina?

O filtro é um equipamento indispensável para a manutenção da piscina, e contribui por pelo menos 50% do tratamento da água. Muitos deles utilizam a areia como elemento filtrante devido às suas muitas vantagens! Neste post, vamos explicar como funciona a areia para filtro de piscina, por que ela é importante e que cuidados se deve tomar na hora de trocá-la.

O que é o filtro para piscina?

O filtro para piscina é um equipamento capaz de reter as partículas em suspensão na água, eliminando-as da piscina e contribuindo para sua limpeza, deixando-a pura, transparente e saudável.

Junto com o ralo e a motobomba, o filtro atua no sistema hidráulico da piscina, colaborando para o tratamento da água. Funciona assim: a motobomba aspira a água do tanque para dentro do filtro. Então, essa água suja atravessa o elemento filtrante e as impurezas são filtradas. Após esse processo, a água limpa retorna para o tanque.

sistema hidráulico da piscina

Tipos de elementos filtrantes

Apesar de suas particularidades, os filtros de piscina se diferem basicamente quanto ao elemento filtrante utilizado para reter a sujeira. Entre os mais comuns, estão a areia e a zeólita.

Areia para filtro de piscina

Esse é o elemento filtrante mais utilizado, já que a areia para filtro de piscina é extremamente eficiente e apresenta um ótimo desempenho na filtragem da água. Mas, para isso, é preciso tomar alguns cuidados!

Para começar, a areia para filtro de piscina tem que ser específica para esse fim, não dá para usar qualquer tipo de areia. A areia especial da Nautilus, por exemplo, tem capacidade para filtrar até 20 micras e é econômica, acessível e muito durável.

Além disso, é preciso realizar a retrolavagem dessa areia periodicamente e fazer sua substituição após certo tempo de uso. Só assim a filtragem continuará sendo realizada com eficácia.

Zeólita para filtro de piscina

A zeólita, por sua vez, funciona de forma parecida. Em comparação com a areia, esse elemento filtrante apresenta maior porosidade e ajuda a prevenir a formação de cloraminas, que podem causar coceira e irritação na pele dos banhistas.

A zeólita possui benefícios específicos que fazem com que ela tenha um valor mais elevado. Ela tem uma capacidade de retenção de sólidos com até 5 micras, o que representa maior poder de filtração. 

Como ela filtra mais que a areia, o número de retrolavagens do filtro acaba sendo reduzido, o que traz benefícios à saúde e ao meio ambiente. 

Leia tambémAspirador de piscina: descubra as vantagens de ter um

Como a areia para filtro de piscina funciona?

Como comentamos anteriormente, a areia para filtro de piscina é especialmente desenvolvida para a filtração de impurezas. Ela contém sílica em sua composição e um formato diferenciado, com arestas que colaboram para a retenção das partículas insolúveis quando a água passa pelo filtro.

Qual a vantagem de optar pela areia para filtro de piscina?

Além da sua alta capacidade de filtrar as impurezas da água, a areia para filtro de piscina é barata, o que torna o seu custo-benefício muito atrativo. Além da eficiência na filtragem, as despesas com manutenção também são baixas e a vida útil da areia é bem longa: basta cuidar da manutenção e fazer a troca no tempo certo para que o elemento filtrante mantenha o bom desempenho!

Por que realizar a troca da areia para filtro de piscina?

Existem duas razões para trocar a areia para filtro de piscina: a perda de areia que pode acontecer ao longo do tempo e a sua saturação devido ao uso.

É relativamente comum que um pouco de areia se perca durante o processo de retrolavagem, mas, em geral, essa perda não é tão relevante. O que costuma acontecer mais frequentemente é que danos no filtro diminuam o nível de areia dentro do equipamento. Em geral, isso ocorre por causa de defeitos numa peça chamada crepina e, nesses casos, é bom contar com a ajuda de um profissional para avaliar o problema e indicar a solução.

Independentemente de defeitos no filtro, é normal a areia ficar saturada depois de muito tempo de uso. Isso acontece porque ela absorve tanta sujeira que acaba perdendo sua capacidade de filtrar a água.

Com o tempo, as impurezas retidas na areia reduzem o fluxo da água dentro do filtro da piscina. Como a vazão de retorno diminui, leva muito mais tempo para se realizar a filtragem completa e ela já não é realizada com tanta eficiência.

Como saber se está na hora de trocar a areia do filtro

A frequência de troca da areia para filtro de piscina depende de alguns fatores, como o tamanho e a capacidade do equipamento, a qualidade da areia utilizada, os cuidados com a limpeza e a manutenção da piscina e o volume do tanque, que deve ser compatível com o filtro utilizado.

Se você por acaso não souber o volume de sua piscina, não tem problema: você pode baixar o app Nautilus Dimensiona em sua loja de aplicativos favorita e ele te ajuda a fazer o cálculo rapidinho!

Em geral, é possível perceber alguns sinais de que a areia já está saturada. Por exemplo, a água apresenta resíduos e fica com aspecto de suja mesmo após o processo de retrolavagem do filtro, o que pode ser uma pista de que a filtragem não está sendo eficaz. Mas a recomendação é que a substituição da areia seja feita pelo menos a cada dois anos, para piscinas residenciais, e a cada um ano, para piscinas de uso coletivo.

Como trocar a areia para filtro de piscina?

Em geral, recomenda-se que a troca de areia para filtro de piscina seja realizada por um profissional especializado, mas, caso você já tenha certa intimidade com os cuidados com a piscina, pode seguir o passo a passo abaixo:

Retire a água do tanque do filtro

O primeiro passo é desligar a energia no disjuntor e, depois, retirar a água que está dentro do filtro.

Remova a areia velha

Em seguida, é preciso remover a areia antiga. Essa etapa deve ser feita com um aspirador a vácuo ou uma pá. Lembre-se de usar luvas de proteção durante o processo.  

Lave o tanque do filtro

Depois de remover a areia, use uma mangueira equipada com um acessório de pulverização para lavar o tanque do filtro e remover qualquer resquício.

Adicione água no tanque

Após a remoção da areia saturada, é hora de colocar água no tanque. Ela servirá para absorver o impacto da entrada de areia nova.

Insira a areia nova

Finalmente, chegou o momento de colocar a areia nova no filtro! Nessa hora, fique de olho para que não fique nenhum resíduo aderido ao tubo, isolando a abertura do equipamento. Atente também para a quantidade correta de areia a ser adicionada. Ela depende do filtro, por isso, observe as instruções do fabricante.

Tampe o sistema de filtragem

Depois de adicionar a areia nova, é preciso pôr a tampa do filtro com cuidado para não danificar.

Religue o sistema e faça a retrolavagem

Concluída a substituição da areia do filtro, o ideal é realizar uma lavagem completa. Ligue o motor, proceda com a retrolavagem e ponha a água para circular um pouco.

Leia tambémConheça os modelos de piscina e escolha o ideal

Conheça os equipamentos e materiais para filtragem da Nautilus!

Além de cuidar da manutenção da areia para filtro de piscina, é necessário manter uma rotina de limpeza da área e de tratamento químico da água. No site da Nautilus, você encontra uma linha completa de equipamentos, acessórios e produtos para cuidar de sua piscina.

Se precisar de ajuda para dimensionar o volume do tanque e encontrar os itens ideais, você também pode contar com o aplicativo Nautilus Dimensiona! Visite nosso site e encontre tudo o que você precisa para cuidar perfeitamente da sua piscina!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram