logo

Fuja do frio: qual o melhor aquecedor de piscina?

Fuja do frio: qual o melhor aquecedor de piscina?

Um bom mergulho na piscina é tão gostoso que deveria ser um hábito em todas as estações do ano, não só no verão! Só que, com a temporada outono/inverno chegando, às vezes bate um desânimo de encarar a água gelada. Mas, calma, que tem jeito para isso. É só investir num aquecedor de piscina.

O aquecedor de piscina é um aparelho capaz de elevar a temperatura da água, o que o torna muito útil para quem não quer deixar de aproveitar os momentos de lazer nos meses mais frios do ano.

Em geral, a temperatura média ideal para a água é em torno dos 28°C. Piscinas frequentadas por adultos costumam adotar temperaturas de 28 a 30°C, enquanto em piscinas infantis a temperatura deve se manter entre 29 e 32°C. A maioria dos modelos de aquecedores disponíveis chega até 40°C, mas a temperatura pode ser controlada de acordo com os usuários.

Existem vários tipos de aquecedores de piscina no mercado, e é importante pensar bem na hora de fazer essa escolha. Afinal, os aparelhos variam em relação à economia de energia, à praticidade, ao espaço disponível, ao preço e à sustentabilidade, e tudo isso deve entrar na equação na hora da compra.

Neste post, vamos explicar as vantagens de investir em um aquecedor de piscina e as principais diferenças entre os diversos tipos de aquecedores à venda. Confira!

Aquecedor de piscina: principais funções

A principal função de um aquecedor de piscina é proporcionar uma água quentinha, pronta para o mergulho mesmo em períodos de frente fria ou em momentos de clima mais ameno, como o início da manhã e à noite. Com o aquecedor, há a liberdade e a praticidade de usar a piscina a qualquer momento.

Mas além de permitir o uso da piscina no frio, o aquecedor também tem outras funções bem interessantes. Afinal, a água quente pode ser usada em tratamentos fisioterapêuticos e respiratórios, além de ter efeito vasodilatador. Para quem pratica exercícios físicos na piscina, isso é uma vantagem e tanto!

Vale ressaltar que os aquecedores de piscina podem ser usados em ambientes residenciais, como casas ou condomínios, mas também são muito populares em locais como academias de ginástica, hotéis, SPAs e clubes.

Por que investir em um aquecedor de piscina?

Evitar a ociosidade da piscina

Construir uma piscina não é barato, e nada mais frustrante do que deixar o investimento “parado” nas épocas de temperaturas mais amenas. Um aquecedor de piscina viabiliza o uso mesmo nos dias mais frios, evitando a ociosidade da piscina e permitindo mergulhos relaxantes em qualquer estação do ano.

Saúde e bem-estar

Para muitas pessoas, além de ser uma forma de relaxar e se divertir, o momento de nadar na piscina é um exercício poderoso. A natação é uma atividade física altamente indicada para pessoas de qualquer idade, e particularmente interessante para pessoas com dores musculares ou nas articulações, problemas de coluna que contraindicam atividades de impacto e problemas como artrite e osteoporose.

Com o aquecedor de piscina, os benefícios do exercício na piscina não ficam restritos aos dias de sol e calor.

Leia também3 DICAS de tratamento e 1 SOLUÇÃO MASTER para sua piscina durante o inverno

 

Tipos de aquecedores de piscina e como funcionam

Aquecedor de piscina elétrico

O aquecedor de piscina elétrico funciona de forma análoga a um chuveiro elétrico: ele transforma a energia elétrica em energia térmica através de uma resistência para elevar a temperatura da água da piscina.

Embora tenha um baixo custo do aparelho e a capacidade de alcançar altas temperaturas rapidamente, seu alto consumo de energia pode pesar severamente na conta de luz ao final do mês.

Aquecedor de piscina a gás

Uma alternativa para quem quer fugir das despesas do aquecedor elétrico é o aquecedor de piscina a gás. Existem modelos a base de gás natural ou GLP, e seu modo de funcionamento é bem semelhante ao de um aquecedor a gás doméstico, utilizado para esquentar a água do chuveiro.

O aquecedor a gás consegue atingir altas temperaturas com rapidez. Entretanto, seu uso pode aumentar bastante o consumo de gás e, portanto, pode aumentar severamente o seu custo com gás.

Por fim, é necessário bastante cuidado e atenção, visto que o armazenamento do gás na residência possui alguns riscos se não for feito adequadamente, como vazamentos e até explosões.

Aquecedor de piscina solar

O aquecedor de piscina solar, possui coletores que captam a luz solar e a utilizam para manter a água aquecida. Trata-se de um dos sistemas mais sustentáveis e econômicos, e apresenta um custo-benefício bem satisfatório.

A desvantagem óbvia é que o sistema depende da incidência do sol para produzir energia térmica e, portanto, pode não ser suficiente para gerar aquecimento todos os dias do ano ou em determinadas estações. Por isso, o aquecedor solar costuma ser utilizado em conjunto com outros métodos (por exemplo, as bombas de calor), como um complemento.

Outro ponto é que, durante a noite, o aquecedor também não funciona.

Bomba de calor

A bomba de calor funciona como uma espécie de ar-condicionado reverso, retirando a energia do ar ambiente e utilizando-a no aquecimento da água da piscina. O processo é o seguinte: o aparelho extrai a energia do ar e aquece o fluido refrigerante dentro do equipamento. Em seguida, o calor desse fluido é transferido para a água. Por se tratar de um ciclo fechado, esse fluido não precisa ser reposto e nem é consumido durante o uso do equipamento, exatamente como acontece em uma geladeira ou ar condicionado.

Trata-se de uma opção muito interessante, econômica e ecológica, afinal, apesar de demandar eletricidade, a bomba de calor não converte a energia elétrica em energia térmica. Em outras palavras, a eletricidade é utilizada somente para alimentar o sistema, e não propriamente para esquentar a água da piscina.

Embora seu custo inicial seja um pouco mais elevado, esse investimento logo se paga, já que a bomba de calor consome até 80% menos de energia elétrica em comparação aos outros métodos de aquecimento como o aquecimento a gás ou por resistência elétrica, além de ser uma opção segura e sustentável.

Fuja do frio: qual o melhor aquecedor de piscina?

Quais os fatores determinantes na escolha do aquecedor de piscina?

Volume da piscina

Existem modelos de aquecedor de piscina com várias capacidades no mercado. Na hora de adquirir um aquecedor, é necessário escolher o equipamento com a potência ideal para garantir o aquecimento da sua piscina. Caso contrário, o aquecimento não será eficiente.

Funcionamento manual ou automático

A bombas de calor podem funcionar de modo manual ou automático. Nos aparelhos de funcionamento automático, é possível programar o ligamento e o desligamento do aquecedor. Além de ser mais prático, o controle automático mantém o monitoramento constante da temperatura da piscina, para garantir a água sempre na temperatura desejada. Já nos modelos mais simples tudo é feito manualmente, sem possibilidade de programação.

Compatibilidade da voltagem com a rede elétrica

É importante atentar para a tensão elétrica da bomba de calor e verificar se é compatível com a rede elétrica de sua casa. A maioria das bombas de calor de piscina tem voltagem de 220 volts (ou até 380 volts, em casos de equipamentos mais potentes).

Potência do aquecedor

Para um aquecimento realmente rápido e eficiente, é importante escolher um modelo com a potência ideal para sua piscina, já que ela está relacionada à velocidade e à elevação máxima da temperatura.

Não deixe o frio atrapalhar o seu lazer, conheça a Bomba de Calor da Nautilus

Conforme explicamos neste artigo, a bomba de calor é um dos tipos de aquecedor de piscina mais vantajosos. As Bombas de Calor Nautilus contam com um sistema que atua por meio de trocas de calor com o ar. A energia utilizada para aquecer a água da piscina é limpa, e o gasto de energia elétrica é mínimo, comparado aos outros tipos de aquecedores.  

Por conta desses diferenciais, as bombas de calor da Nautilus são mais econômicas e ambientalmente sustentáveis, pois aquecem a água utilizando o calor do próprio ar. Esse sistema gera uma redução de até 6 vezes o custo de aquecimento de água quando comparado a modelos elétricos ou a gás.

Se você se interessou e quer saber mais sobre as soluções que a Nautilus oferece para os cuidados com a sua piscina, visite o nosso site e conheça todos os nossos produtos!

 

 

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram