[language-switcher]

Tomar banho de piscina em uma água limpinha e tratada é o que toda família busca. Mas ter trabalho com isso, quase ninguém quer. Tratamento de piscina não precisa ser um bicho de sete cabeças. Pode ser algo prático, rápido e ainda econômico.

Saiba que esse processo não se resume apenas a recolher as folhas caídas das árvores ou jogar cloro na água. É um pouco mais complexo do que isso e exige tempo, produtos adequados, qualificação para manuseio e paciência. Mas, no final, é gratificante.

Para tornar sua rotina de limpeza e tratamento da piscina mais fácil e rápida, o melhor a se fazer é investir em produtos e equipamentos eficientes. Neste post, vamos apresentar duas formas de facilitar e agilizar esse processo e ter mais tempo para curtir a piscina. Acompanhe!

Por que é importante fazer o tratamento da piscina de forma correta? 

Os cuidados com a piscina englobam tanto a higienização física do tanque quanto o tratamento da água. Essas duas etapas são essenciais para manter a piscina saudável, com a água limpa, cristalina e livre de impurezas e micro-organismos, pronta para um mergulho. 

Os motivos para manter o tratamento em dia e cuidar da piscina da forma correta são muitos: a saúde dos banhistas, a economia de água, um melhor aproveitamento dos recursos e a preservação e a durabilidade da piscina. 

Uma piscina suja e sem o tratamento adequado favorece a proliferação de bactérias e fungos que causam várias doenças e de algas que deixam a água verde. Isso para não falar do aspecto estético desagradável e do mau cheiro. 

E há também os fatores econômicos. Ao cuidar direito da piscina, evita-se a troca de toda a água do tanque com frequência e a necessidade de aplicar tratamentos de choque. Assim, poupa-se água e dinheiro. 

Como a automação pode ajudar no tratamento da piscina? 

A automação de piscinas é o uso de equipamentos eletrônicos para realizar atividades de limpeza e tratamento de forma automática, sem intervenção humana. Ela facilita e agiliza a rotina de cuidados, e também ajuda a reduzir os gastos com a manutenção da piscina.

Com a rotina movimentada, nem sempre sobra tempo para se dedicar à limpeza e ao tratamento da piscina. Ao se negligenciar tais cuidados, a água fica suja e com aspecto esverdeado, e pode ocorrer a proliferação de algas que favorecem o surgimento de fungos e bactérias que prejudicam a saúde dos banhistas. 

Graças à tecnologia, porém, isso é simples de se resolver. Investindo em automação para piscina, você não precisa mais se preocupar em realizar todas essas tarefas, já que parte delas é feita de forma automática. Com essa “terceirização eletrônica”, a manutenção fica muito mais fácil, exige menos esforços e leva muito menos tempo. 

Assim, em vez de passar horas aplicando cloro na superfície ou aspirando o tanque, você pode utilizar um gerador de cloro automático e um robô aspirador para fazerem essas tarefas. Sobra mais tempo para o que realmente interessa: aproveitar a piscina!

Como fazer o tratamento certo da piscina? 

Existem algumas etapas a serem seguidas para um tratamento de piscina eficaz e de qualidade. Deve-se começar pela limpeza física das paredes, fundo e bordas. Lembre-se de utilizar uma escova de cerdas macias para não arranhar o revestimento. 

Nessa etapa, também é importante utilizar uma peneira cata-folhas por toda a extensão da superfície, para remover partículas que estejam em suspensão. 

Depois é feita uma análise e teste da Alcalinidade Total, que deve ficar entre 80 e 120 partes por milhão (ppm) e pH, padrão entre 7,1 e 7,4. Faça os ajustes necessários caso não estejam dentro dos valores desejáveis, conforme as instruções dos kits de teste.

Além de ajustar o pH, é preciso aplicar cloro na água periodicamente para desinfetá-la e protegê-la. Também é necessário aspirar as laterais e o fundo da piscina para remover qualquer detrito e facilitar o trabalho do filtro. Essas duas etapas são essenciais, mas exigem tempo e energia. 

Conheça 2 equipamentos automáticos que ajudam no tratamento da piscina! 

A tecnologia no tratamento de piscinas está muito avançada. Hoje, há uma série de equipamentos e acessórios que facilitam os cuidados. A seguir, vamos apresentar dois aparelhos que não devem faltar no seu kit de manutenção, pois tornam a rotina muito mais prática!

Gerador de Cloro

Um gerador de cloro é um equipamento desenvolvido para produzir cloro de forma automática, a partir do sal previamente acrescido à água da piscina, num processo químico chamado eletrólise. 

O cloro é essencial para desinfetar a água, eliminar micro-organismos e algas e manter a piscina própria para o banho. Porém, ele precisa ser aplicado regularmente e na quantidade correta, pois tanto a falta quanto o excesso são prejudiciais. 

Para facilitar esse processo e não errar a dose, a solução é automatizar o tratamento usando um gerador de cloro automático. O equipamento detecta o nível de cloro na água e, se estiver baixo, produz a substância a partir do sal. Depois, o processo de eletrólise é suspenso e volta-se o ciclo quando o nível de cloro fica baixo novamente, mantendo os parâmetros sempre em equilíbrio. 

É prático, pois tudo que você tem de fazer é repor o sal de tempos em tempos (o próprio aparelho avisa quando for necessário). Além disso, é econômico, pois elimina a necessidade da compra de produtos para tratamento de choque.

Robô aspirador

A aspiração da piscina é uma atividade que deve ser levada muito a sério, pois é fundamental para mantê-la livre da sujeira. Aspirar periodicamente ajuda na remoção de resíduos e partículas, como areia, folhas, insetos, fios de cabelo e toda sorte de impurezas que afetam a qualidade da água e abrem as portas para a proliferação de fungos e bactérias. 

Os robôs aspiradores são de grande ajuda, já que auxiliam no árduo trabalho de aspirar o fundo e as paredes da piscina, de forma automática. Eles são práticos, fáceis de usar e não danificam o revestimento. Ao investir em um robô de limpeza, você fica livre da obrigação de aspirar a piscina manualmente e acelera a higienização do tanque. 

Encontre os melhores robôs aspiradores de piscina e geradores de cloro na Nautilus 

Gostou da ideia de otimizar e agilizar o tratamento da piscina? Então encontre as melhores opções de robôs aspiradores e geradores de cloro na Nautilus. Nossa linha de automação é ideal para quem busca mais praticidade. 

Aproveite e baixe nosso app de dimensionamento de piscinas gratuito para descobrir o volume do tanque e encontrar o equipamento perfeito para você!

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.