logo

9 vantagens de ter uma hidromassagem em casa

Se ter piscina em casa já é um sonho de consumo, imagine só se ela for equipada com hidromassagem? Longe de ser só uma “frescurinha legal”, esse acessório traz uma série de vantagens e com certeza vale o investimento!

Neste post, vamos explicar quais são os benefícios de ter hidromassagem na piscina, como a instalação é realizada, os critérios a serem observados e os cuidados necessários. Também vamos apresentar algumas dicas para você aproveitar ao máximo esse “brinquedo” novo!

Existe diferença entre hidromassagem e jacuzzi?

Apesar de muita gente usar os termos “hidromassagem” e “jacuzzi” como sinônimos, eles não são a mesma coisa

Hidromassagem

A hidromassagem, na verdade, se refere à tecnologia que permite direcionar jatos d’água a pontos específicos do corpo do banhista, proporcionando alívio, relaxamento e conforto. Ela pode ser aplicada em banheiras e também em piscinas.

Jacuzzi

Jacuzzi, por sua vez, é o nome de uma marca de banheiras. Ao longo dos anos, porém, a nomenclatura passou a ser usada como sinônimo de um estilo de banheira: um modelo grande, equipado com bomba de hidromassagem, que comporta mais de uma pessoa simultaneamente.

Note que o conceito de hidromassagem foi, ele próprio, criado pelo Dr. Candido Jacuzzi, no intuito de amenizar os sintomas de artrite reumatoide de seu filho. Então, de certa maneira, os conceitos não deixam de estar relacionados.

Ofurô

Outro conceito que tem a ver com os dois apresentados anteriormente é o de ofurô, uma banheira oriental desenvolvida para banhos de imersão. Os ofurôs são arredondados e, normalmente, fabricados em madeira. 

Além disso, contam com bancos internos que acomodam confortavelmente mais de uma pessoa. Eles não costumam ter hidromassagem, embora hoje em dia existam alguns modelos com esse acessório. 

Quais os benefícios da hidromassagem?

A hidromassagem oferece vários benefícios aos usuários, tanto no que diz respeito à questão financeira, quanto no que diz respeito ao bem-estar. Os principais deles são:

Reduz o estresse

Ter um tempo só para si na hidromassagem é excelente para desanuviar a mente após um dia cheio, eliminar a tensão e diminuir o estresse. A massagem proporcionada pela pressão dos jatos d’água ajuda a trazer tranquilidade à rotina e a acalmar o usuário. Por isso, é muito bem-vinda nestes conturbados tempos modernos!

Relaxa o corpo

O contato com a água, bem como a ação massageadora dos jatos direcionados, também ajudam a relaxar os músculos, promovendo uma agradável sensação de bem-estar. Aproveitar uma boa sessão de hidromassagem após um dia cansativo é uma experiência indescritível!

Melhora a qualidade do sono

Como a hidromassagem relaxa o corpo, alivia a tensão e reduz a ansiedade, acaba contribuindo também com a qualidade do sono do usuário. Quem sofre de insônia precisa experimentar essa sensação pelo menos uma vez na vida!

Ajuda a tratar dores e lesões

A hidromassagem também é benéfica para a saúde! Ela ajuda a aliviar dores musculares ou nas articulações, a sarar lesões nos músculos ou nos ligamentos e até a amenizar os sintomas de doenças como a osteoporose.

Ajuda na circulação sanguínea

Os jatos da hidromassagem ajudam na circulação, e isso traz diversos benefícios à saúde: além de reduzir aquele inchaço chato nos pés e nas pernas, ela também previne contra varizes.

Agrega valor ao imóvel

Finalmente, ter uma piscina com hidromassagem em casa é um fator que valoriza muito o imóvel e o terreno no mercado imobiliário. Assim, se um dia você pensar em vender, saiba que vai conseguir cobrar mais caro só por conta disso!

Quais as vantagens de ter uma piscina com hidromassagem?

Além dos benefícios já citados, existem outros bons motivos para instalar uma bomba de hidromassagem na piscina, como, por exemplo:

Melhora na circulação da água

Até aqui, falamos sobre as vantagens da hidromassagem para os usuários. Mas para a piscina, em si, ela também é benéfica, pois funciona como uma ajuda extra para o sistema de circulação da água. Assim, a piscina se mantém limpa e oxigenada, e as substâncias químicas de tratamento são distribuídas de modo mais uniforme.

Mais uma forma de aproveitar a piscina

A hidromassagem proporciona mais uma opção de atividade para realizar dentro da piscina. Além de nadar, mergulhar, praticar esportes e brincar com as crianças, você pode ficar relaxando enquanto a pressão dos jatos d’água faz sua mágica.

Piscina customizada

Uma possibilidade muito legal é personalizar sua piscina, instalando a hidromassagem em uma área separada e mais intimista, como se fosse uma banheira chique. Assim, dá para criar dois ambientes diversos e ficar de olho nas crianças mergulhando enquanto aproveita os benefícios da hidro.

Como é feita a instalação da hidromassagem em piscinas?

O ideal é instalar a hidromassagem no momento da construção da piscina. Quando ela já faz parte do projeto original, a instalação é mais fácil e barata. Outra possibilidade é deixar para executar o serviço na hora de reformar a piscina. Nesse caso, é preciso mexer na estrutura para adicionar o sistema de hidromassagem e as entradas necessárias.

Se você já tem piscina em casa e deseja incrementá-la com a hidromassagem, é possível fazer uma obra para abrir espaço para os canos, perfurar a área onde as saídas da hidro vão ficar e reconstruir ao redor da piscina. A partir daí, será necessário apenas adicionar a bomba de hidromassagem.

Se não quiser ter todo esse trabalho, uma alternativa mais prática e econômica é simplesmente construir uma piscina menor com hidromassagem anexa, ou até mesmo instalar um ofurô ao lado.

Dicas para aproveitar a hidromassagem nas piscinas

Agora que você já sabe quais são as vantagens e como é feita a instalação, confira algumas dicas para usufruir ao máximo de sua piscina com hidromassagem!

Relaxe na hidromassagem após um dia cansativo

Imagine passar 8h trabalhando, pegar quilômetros de trânsito na volta para casa e ter a oportunidade de relaxar na piscina com hidromassagem! Essa é uma excelente maneira de se acalmar depois de um dia estressante, sobretudo se a piscina tiver aquecimento e iluminação. Dica: coloque uma playlist gostosa como trilha sonora durante esse ritual para torná-lo ainda mais reconfortante!

Aproveite com os amigos ou a família

O legal da piscina com hidromassagem é que ela pode ser usada por várias pessoas simultaneamente. Assim, dá para conversar com os amigos ou com os membros de sua família e tornar o momento mais divertido.

Use a hidromassagem para turbinar outros tratamentos

Se você sofre de transtornos como insônia, problemas circulatórios, reumatismo ou artrite, ou até mesmo se tem dores musculares com frequência, pode usar a hidromassagem como aliada. Ela complementa os tratamentos dessas doenças e promove saúde e bem-estar.

Faça outras coisas enquanto desfruta da hidromassagem

Se você é daquelas pessoas inquietas que precisam sempre fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, que tal aproveitar o tempo na hidromassagem enquanto escuta seu podcast favorito, assiste a um filme, ouve música ou até um audiobook? Assim, você otimiza seu tempo e aproveita os benefícios da hidro enquanto faz algo produtivo!

O que deve ser considerado antes de instalar uma hidromassagem em piscinas?

Mas atenção: existem alguns pontos que devem ser considerados antes de instalar a hidromassagem na piscina. Confira os principais:

Orçamento disponível

Na hora de planejar a instalação, é importante ter em mente o quanto você pode gastar para construir ou reformar a piscina, e executar um projeto condizente. Imagine o quanto seria frustrante ter que pausar a obra porque as despesas estouraram o orçamento!

Espaço

Também é necessário considerar o espaço disponível, já que o sistema de hidromassagem precisa estar adequado ao tamanho e ao formato da piscina.

Instalação elétrica

A instalação elétrica é a parte mais delicada, já que é ela que faz a hidromassagem funcionar. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de instalar o motor.

Manutenção e instalação

Além de tomar as devidas precauções e seguir as normas de segurança na hora de instalar a bomba de hidromassagem na piscina, é importante não descuidar da manutenção do sistema. Sobretudo, mantenha os bicos de saída da água limpos.

Empresa especializada

A melhor maneira de garantir uma instalação confiável e uma manutenção preventiva de qualidade é contratar uma empresa especializada no serviço. Assim, você não terá surpresas desagradáveis com profissionais amadores.

Cuidados com a hidromassagem das piscinas

A hidromassagem não exige muitos cuidados específicos. Só é preciso atentar para a limpeza dos bicos de saída da água. Eles precisam ser escovados frequentemente para evitar a proliferação de algas na área. 

Além disso, é necessário realizar uma boa manutenção no sistema de tempos em tempos, de preferência com mão de obra especializada.

A rotina de limpeza e tratamento é a mesma que se deve ter com qualquer tipo de piscina. Ou seja: escovar e aspirar com regularidade, monitorar os parâmetros químicos da água, aplicar cloro na periodicidade adequada, entre outras tarefas necessárias para manter a piscina sempre própria para o uso.

Cuide bem de sua piscina com hidromassagem

Neste artigo, você aprendeu tudo o que precisava saber sobre a hidromassagem e conhece todas as vantagens de instalá-la em sua piscina. Não se esqueça, porém, dos demais cuidados para manter a piscina limpa e bem tratada, com a água brilhando de tão pura!

Mantenha seu estoque de produtos, equipamentos e acessórios de limpeza e tratamento para piscina abastecidos. No site da Nautilus, você encontra nossa linha completa e o nosso aplicativo de dimensionamento de piscinas, que te ajuda a medir o volume do tanque e encontrar os produtos perfeitos.

Inspire-se também com alguns modelos de piscinas com hidromassagem em nossa coleção do Pinterest!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram