logo

Cascata para piscina: conheça os principais tipos

A cascata para piscina é um investimento muito interessante! Além de causarem um belo efeito decorativo e tornarem o ambiente da piscina mais aconchegante, as cascatas também têm uma utilidade prática: elas mantêm a água em circulação constante, favorecendo a oxigenação e auxiliando até mesmo na distribuição homogênea dos produtos de tratamento.

Porém, antes de adquirir esse acessório para turbinar seus mergulhos, é preciso atentar para alguns detalhes. Afinal, existem cascatas de diferentes modelos, tamanhos e materiais, e é preciso escolher o ideal para o seu caso. Neste post, vamos apresentar os principais tipos de cascata para piscina e dar dicas para você escolher o modelo perfeito!

Por que instalar uma cascata para piscina?

Uma das razões mais fortes para instalar uma cascata para piscina diz respeito à estética: as cascatas funcionam como um verdadeiro objeto de decoração para a área da piscina e, dependendo do modelo escolhido, podem conferir um toque moderno, sofisticado, romântico, aconchegante ou divertido ao ambiente.

Além disso, uma cascata para piscina tem o poder de proporcionar uma aura de relaxamento muito gostosa! Tanto a queda d’água, que contribui para aliviar a tensão na musculatura, quanto o barulhinho suave, semelhante ao som de uma cachoeira ou de uma chuva suave, contribuem para esse efeito de calma instantânea!

Outra vantagem do uso da cascata para piscina é a circulação da água. Ela faz com que a água da piscina esteja sempre em movimento e favorece a oxigenação, além de ajudar a distribuir os produtos químicos utilizados no tratamento de modo mais uniforme.

Leia tambémConheça os modelos de piscina e escolha o ideal

Materiais de cascata para piscina

Existem diferentes tipos de cascata para piscina. Elas estão disponíveis nos mais diversos materiais, e a escolha deve ser feita com base no seu perfil de uso, no espaço físico onde a piscina está instalada e no orçamento disponível.

Inox

Quem gosta de um toque de modernidade na decoração pode curtir a cascata para piscina em inox, um material elegante e que combina com vários estilos. O inconveniente é que a cascata de inox requer cuidados redobrados: como o equipamento fica em contato direto com o cloro, que tem ação oxidante, precisa de manutenção constante para não enferrujar ou manchar.

Vidro

O vidro também confere um ar de elegância e sofisticação à área da piscina. Por ser versátil, o material combina com diversos estilos de decoração. Se, além da cascata, houver um projeto de iluminação para piscina em conjunto, o efeito fica ainda mais bonito!

Fibra

A cascata para piscina em fibra é uma das melhores opções em relação ao custo-benefício, já que têm um valor mais competitivo e fazem bonito na decoração! Os modelos, em geral, são menores e mais simples, mas compõem bem ambientes mais tradicionais, sem grandes inovações estéticas. A fibra requer cuidados constantes e uma limpeza suave, feita com materiais não abrasivos, para se manter bonita.

Madeira

A cascata para piscina em madeira também é muito elegante e charmosa. O material é versátil e cai muito bem em uma decoração de ar mais rupestre, remetendo à natureza. Quando combinada com um deck de madeira na mesma padronização, causa um efeito muito bonito, que harmoniza com perfeição com a decoração externa. Além disso, seu custo-benefício também é interessante.

Pedra

Uma opção mais rústica, que simula um contato direto com a natureza, é a cascata para piscina em pedra. Essas cascatas são diretamente embutidas nas pedras, conferindo um aspecto bucólico e muito aconchegante à área da piscina!

Alvenaria

Por fim, as cascatas para piscina em alvenaria são muito tradicionais e populares, já que são resistentes, versáteis, combinam com estilos decorativos bem diversos e podem ser adornadas com vários tipos de revestimento, como pastilhas e azulejos. Assim, são passíveis de personalização e podem ser harmonizadas com o revestimento da própria piscina.

Leia tambémQuais os tipos de revestimento para piscina?

Como funciona a cascata para piscina?

O funcionamento da cascata para piscina é relativamente simples. A água do tanque é coletada pela motobomba e direcionada à tubulação ligada à saída dos jatos da cascata, proporcionando o efeito de queda d’água. Depois, essa mesma água é captada pelo filtro e, com auxílio da motobomba, volta para a piscina e o ciclo recomeça.

funcionamento da cascata para piscina

Normalmente, a cascata é incluída já no projeto original da construção. Mas também é possível instalá-la posteriormente. Nesse caso, é necessário fazer alguns ajustes tanto na estrutura como na parte hidráulica e conectar a tubulação do equipamento ao filtro da piscina.

Como escolher o modelo ideal de cascata para piscina

Existem inúmeros modelos de cascata para piscina, variados materiais, tamanhos e vazões. Assim, dificilmente poderíamos escolher o modelo perfeito para todos os casos. Na realidade, cada projeto de piscina combina melhor com determinados estilos, e o modelo ideal é aquele que se adapta à sua necessidade.  

É interessante pesquisar várias referências e buscar inspirações antes de bater o martelo. Na hora de escolher o modelo de cascata para piscina, procure aliar a beleza do acessório, o conforto no uso, a segurança e o custo-benefício.

Além de se inspirar em projetos já existentes, também dá para personalizar, adicionando elementos à cascata. Uma forma simples e bonita de customizar a cascata para piscina é investir numa iluminação que destaque o efeito da queda d’água.

Também é possível personalizar os jatos de água, tornando-os mais suaves ou mais fortes, e até acrescentar jatos de hidromassagem. Assim, de acordo com o gosto, o clima pode ser mais relaxante ou mais despojado.

Leia tambémPiscina: como cuidar bem e garantir o lazer de toda a família

Fatores a serem considerados antes de instalar uma cascata para piscina

Há alguns fatores importantes que devem ser considerados antes da aquisição de uma cascata, como, por exemplo:

Local da instalação

O modelo da cascata para piscina deve ser compatível com local em que ela for instalada e harmonizar com a decoração do ambiente. A cascata pode ficar próxima à borda, ser embutida numa das paredes ou numa laje, por exemplo. O importante é que o equipamento fique perto de fontes de energia e longe da escada, para não atrapalhar o acesso à piscina.

Tamanho da piscina

A cascata também deve ser adequada ao tamanho da piscina. Afinal, se for muito pequena, não vai ser útil para facilitar a circulação da água e, se for grande demais, pode causar muita agitação na água, fazendo-a respingar ou transbordar.

Inclusive, em piscinas maiores, é possível instalar mais de uma cascata, fazendo uma bela combinação de efeitos!

Volume de água

Outro ponto importante a se atentar é o volume de água, pois a cascata para piscina deve ser condizente com a capacidade do tanque. Cada modelo tem uma vazão de água distinta e, em piscinas de maior volume, é interessante usar uma cascata de maior vazão para garantir a movimentação constante da água.

Presença de crianças

Quando há crianças frequentando a piscina, todo cuidado é pouco! A cascata para piscina, nesse caso, deve proporcionar mais segurança para os pequenos. Assim, evite modelos cujo jato seja muito potente para evitar acidentes e quedas. 

Procure também instalar o equipamento fora do alcance das crianças para evitar que elas subam ou tentem se pendurar na estrutura. Uma dica: os modelos de cascata embutidos são ótimos para isso!

Barulho

Cada cascata para piscina produz um tipo de som diferente, já que ele varia conforme o jato de água, que pode ser mais suave ou mais forte. Assim, há cascatas que fazem mais barulho do que outras, e isso deve ser levado em conta. Se a ideia for criar um clima aconchegante, pode ser uma boa optar pelos modelos que produzem ruídos mais leves.

Como cuidar da cascata para piscina?

Não adianta investir em uma bela cascata para piscina e deixá-la se deteriorar por mero descuido. É preciso tomar os cuidados necessários para conservar o acessório e mantê-lo em pleno funcionamento.

A manutenção da cascata para piscina varia conforme o material de fabricação, já que cada um requer cuidados específicos. Por isso, verifique as instruções do fabricante e siga-as rigorosamente.

Por exemplo, as cascatas de inox demandam manutenção mais regular, pois podem oxidar ou manchar devido ao contato prolongado com o cloro da piscina. Já as cascatas de fibra precisam ser limpas com materiais não abrasivos para evitar danos ao material.

Outra dica importante diz respeito ao clima. Nas épocas mais frias, em que o uso da piscina não é tão frequente, é recomendado cobrir a cascata para evitar exposição desnecessária e desgastes ao equipamento.

Por fim, sempre vale a pena contar com auxílio profissional. De tempos em tempos, é interessante fazer uma vistoria completa. Para isso, acione o fornecedor da peça ou chame um profissional especializado para realizar uma manutenção preventiva.

Conheça os produtos e equipamentos para piscina da Nautilus!

Agora que você já conhece quais são os tipos mais populares de cascata para piscina e os critérios para escolher o mais adequado, é só tirar o projeto do papel! Contrate uma empresa especializada para realizar a instalação com segurança e dar uma cara nova à piscina!

Se precisar de ajuda para dimensionar o volume de sua piscina, é só clicar e baixar o aplicativo Nautilus Dimensiona. É gratuito e simples de usar!  

E para adquirir os produtos e equipamentos de que você precisa para cuidar da piscina, visite o nosso site e conheça toda a nossa linha especializada

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram