logo

Piscina de hotel: dicas de limpeza e manutenção

Piscina de hotel: dicas de limpeza e manutenção

Toda piscina coletiva requer cuidados rigorosos devido à alta intensidade de uso. Com uma piscina de hotel não é diferente. É necessário que a rotina de limpeza e manutenção seja eficiente e, para isso, deve-se dispor dos produtos e equipamentos corretos.

Neste artigo, vamos apresentar as vantagens de uma piscina bem cuidada para o bem-estar dos hóspedes, as principais medidas de segurança a serem adotadas, atividades divertidas para realizar na piscina e dicas para aprimorar a limpeza e a manutenção, além de sugestões de equipamentos úteis para facilitar a rotina de cuidados.

Acompanhe!  

Piscina de hotel: relaxamento e lazer para os hóspedes

Ter uma piscina agrega muito valor a um hotel. Uma piscina cristalina e convidativa atrai o público, torna a experiência dos hóspedes muito mais memorável e aumenta a probabilidade de que eles tornem a se hospedar no futuro e ainda indiquem o hotel aos amigos!

Investir em uma piscina confortável e, o mais importante, cuidar bem dela é um apelo irresistível ao relaxamento e ao lazer. Por isso, vale a pena incluir uma piscina em seu projeto. Se possível, crie uma piscina funda e outra mais rasa, para as crianças, e adicione recursos adicionais como jatos de hidromassagem e cascatas.

Como oferecer segurança em piscina de hotel

Um cuidado primordial quando falamos em piscinas de hotel é a segurança. Não dá para negligenciar esse aspecto, sobretudo se for um ambiente frequentado por famílias com crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

É obrigatório ter um guardião de piscina tomando conta do local durante todo o tempo de funcionamento, para evitar acidentes, orientar os hóspedes quanto às normas de segurança e fazer resgates aquáticos se necessário.

Além disso, é importante que todas as regras de uso sejam afixadas em um local visível. Também precisam ficar acessíveis os equipamentos e acessórios de segurança, como coletes salva-vidas e kits de primeiros socorros.

Atividades recreativas: potencializando o uso da piscina de hotel

Para tornar a experiência dos hóspedes do hotel ainda mais incríveis, uma boa dica é oferecer atividades recreativas para as crianças e os adultos. Atividades como a hidroginástica fazem muito sucesso e costumam encantar os clientes. Também vale a pena fazer festas temáticas nas datas comemorativas (como festa junina, halloween e páscoa).

Organizar um luau à beira da piscina também é uma excelente pedida! Você pode escolher uma playlist gostosa de ouvir ou mesmo contratar música ao vivo para animar o evento. 

Outra excelente opção é promover jogos coletivos, como basquete, vôlei e polo aquático. E, é claro, não se esqueça de espalhar boias coloridas pela piscina do hotel para criar um clima agradável e divertir os hóspedes.

Dicas de limpeza e higienização para piscina de hotel

Para manter a qualidade da água e a segurança dos hóspedes, é preciso que a limpeza e a higienização sejam feitas corretamente.

Por exemplo, é importante usar uma peneira cata-folhas para remover a sujeira que porventura fique boiando na superfície todos os dias. Remova cuidadosamente folhas, insetos, galhos e outros objetos que caiam na água.

O fundo e as paredes da piscina devem ser aspirados semanalmente para remover os resíduos acumulados. Além disso, é preciso limpar as bordas regularmente com um produto específico para esse fim.

Não se esqueça de manter também o entorno da piscina limpo e desinfetado. Higienize a área externa para evitar que a sujeira caia dentro da piscina.

Manutenção de piscina de hotel: melhores práticas

Como você deve imaginar, uma piscina de hotel tem uma frequência elevada de uso. E é importante que a água esteja sempre pura, transparente e pronta para o banho, em condições impecáveis para os clientes. Sendo assim, deve-se tomar alguns cuidados.

A manutenção de equipamentos como a motobomba, o filtro e outros utilizados na piscina deve estar sempre em dia para funcionarem perfeitamente.

O filtro deve ser retrolavado a cada uso e limpo pelo menos uma vez por mês. Aproveite para verificar de tempos em tempos se ele não tem entupimentos.

Quanto à manutenção da água da piscina, é essencial que a filtração seja feita diariamente, nos momentos em que a piscina não estiver em uso. Isso vai ajudar a reter partículas pequenas e manter a água bem limpinha.

Além disso, é necessário realizar a cloração regularmente, mantendo o nível de cloro livre na água sempre entre 1 e 3 ppm. Isso vai manter a piscina limpa, desinfetada e segura para o banho.

O pH da água deve ser medido frequentemente usando um kit específico de medição, para que se mantenha entre 7,2 e 7,6. Se houver um desbalanceamento, lembre-se de fazer os ajustes necessários para voltar ao equilíbrio. Observe também a alcalinidade e a temperatura da água.

Como a automação pode ajudar na manutenção de piscinas de hotéis

Para facilitar na rotina de limpeza e de manutenção, você pode contar com alguns aliados. Os equipamentos de automação agilizam os cuidados com a piscina e são um excelente investimento.

Bomba de calor

A bomba de calor é um equipamento essencial para piscinas de hotéis, que atraem muitos frequentadores a qualquer momento, durante o ano inteiro.

Trata-se de um aquecedor de piscina eficiente, prático e sustentável, que ajuda a manter a água quentinha e possibilita o uso da piscina mesmo durante o inverno ou à noite. Ele funciona como um ar-condicionado, porém ao contrário, transferindo o calor do ar ambiente para a piscina.

Se você quer atrair mais hóspedes mesmo durante as épocas mais frias do ano, saiba que esse investimento vale muito a pena.

Gerador de cloro

Um gerador de cloro automático é outro item que não deve faltar na rotina de tratamento químico da água de piscinas de hotel. 

Com esse equipamento, você não vai mais precisar se preocupar com a cloração da água, já que o próprio aparelho faz a detecção do nível de cloro livre e, quando o nível estiver baixo, produz cloro automaticamente a partir do sal previamente adicionado à água. Assim, a piscina estará sempre protegida e saudável.

Robô aspirador

O robô aspirador é uma mão na roda para a limpeza da piscina de hotel. Com ele, é possível aspirar automaticamente o fundo e as laterais da piscina, agilizando a rotina de cuidados e reduzindo o esforço necessário. Assim, o tratador de piscina tem mais tempo para se dedicar a outras atividades.

Confira os produtos para limpeza e manutenção de piscinas da Nautilus

Para manter a piscina de hotel limpa e bem-cuidada e atrair cada vez mais hóspedes, é necessário usar os produtos e equipamentos adequados. Por isso, conheça a linha de itens para piscina da Nautilus e facilite a sua rotina!

Entre no nosso site para conhecer todas as nossas soluções. E no nosso perfil no Pinterest você encontra várias inspirações do universo de piscinas. Confira!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram