logo

Como economizar água tratando a piscina da forma certa

Economizar água torna-se cada vez mais necessário. E o principal motivo não é apenas a redução da conta d’água, mas sim a escassez desse precioso recurso natural. Em vista dessa urgência, é preciso adaptar a rotina para evitar o desperdício – e uma das maneiras de fazer isso é tratando a piscina da forma certa.

Cuidar direito da manutenção e manter o tratamento em dia reduz a necessidade de ações mais drásticas, como a troca recorrente de toda a água da piscina, o que não é uma prática nada sustentável.

Pensando nisso, resolvemos sugerir medidas simples para economizar água, sem negligenciar a limpeza da piscina. Neste post, apresentaremos 8 dicas para que você reduza o consumo apenas tratando a piscina da forma certa. Tanto o seu bolso quanto o meio ambiente agradecem!

A importância de fazer a economia da água da piscina

A água é um recurso natural não-renovável. Isso significa que ela precisa ser utilizada com parcimônia, pois, se houver desperdícios, pode faltar. Sabendo que a água é fundamental para a vida no planeta, fica fácil entender por que é tão importante poupar!

Aproveitar a água de forma inteligente é, hoje, uma das principais ações de sustentabilidade que se pode adotar. E dá para economizar água adotando medidas relativamente simples, como, por exemplo, otimizando a manutenção da piscina para não usar mais do que necessário.

Só para você ter uma ideia, uma piscina residencial costuma ter entre 40 mil a 100 mil litros de água. É um volume muito grande para se desperdiçar! Por isso, é importante adotar algumas medidas para preservar a água saudável por mais tempo. A seguir, saiba como tornar a sua rotina de limpeza e tratamento da água da piscina mais sustentável!

8 dicas para economizar água com a limpeza e tratamento da piscina

As dicas a seguir são muito simples de se colocar em prática, mas fazem uma baita diferença quando o assunto é economizar água! São cuidados básicos que não só facilitam a manutenção como ajudam a diminuir o consumo de água. Portanto, precisam fazer parte de sua rotina de limpeza e tratamento. Confira:

Verifique as condições do filtro e da bomba

Quem tem um carro sabe a importância de realizar revisões periódicas. Elas ajudam a identificar problemas antes que algum defeito ou acidente ocorra. Nas piscinas, a necessidade de manutenção preventiva é exatamente a mesma. Afinal, o mau funcionamento de equipamentos, como o filtro e a bomba, podem comprometer a qualidade da água, colaborar para o desperdício e aumentar o consumo elétrico.

Nesse contexto, é possível economizar água tratando a piscina e seus equipamentos por meio de revisões regulares para verificar a presença de vazamentos e outras fugas.

Capriche na limpeza dos resíduos físicos

Quando você estiver tratando a piscina, certifique-se de realizar um bom tratamento físico. Use peneiras e aspiradores apropriados, pois essas ferramentas ajudam a manter a qualidade da água por meio da remoção de galhos, cabelos, insetos, folhas e demais sujeiras que podem se acumular.

Fique atento também à limpeza do pré filtro na motobomba, esse procedimento simples fará toda a diferença à longo prazo!

Mantenha o tratamento químico em dia

Um cuidado bastante importante quando estiver tratando a piscina é em relação ao tratamento químico da água.

Os ajustes do pH, da alcalinidade e do cloro são fundamentais para eliminar microrganismos e bactérias, manter a piscina própria para o uso e diminuir a necessidade da troca de água.

Além de economizar o recurso, a correta utilização dos produtos químicos também ajuda a diminuir o custo de manutenção de uma piscina.

Verifique a existência de vazamentos

A presença de vazamentos em piscinas é um problema bastante comum e que pode trazer grandes dores de cabeça. É preciso saber identificar e solucionar essas eventualidades para evitar o desperdício de água e de dinheiro.

A existência de rachaduras na estrutura física e de pontos de fuga da água são alguns indicativos. Evitando e solucionando os vazamentos, você garantirá a estabilidade estrutural da piscina e evitará custos com o reabastecimento de água.

Conte com a ajuda de profissionais tratando a piscina

Se você tem uma rotina atribulada e não consegue conciliar a sua agenda com os cuidados com a sua piscina, terceirize os serviços e contrate profissionais.

A experiência de um piscineiro ajuda na economia com produtos e diminui erros e acidentes, tanto no tratamento físico, quanto no químico. Além disso, a limpeza da piscina executada de maneira correta colabora para evitar o desperdício de água.

Com a ajuda desses profissionais tratando a piscina, você terá a tranquilidade de saber que o seu patrimônio está em boas mãos! Realizando a manutenção regular e tratando a piscina da forma certa você economizará água, evitará o acúmulo de algas e demais microrganismos e garantirá um local limpo e saudável para a diversão de toda a família e amigos!

Reaproveite a água

Reutilizar a água é uma prática sustentável e que não faz mal algum. Sempre que precisar drenar a piscina, você pode reaproveitá-la em atividades como a lavagem da área externa e outros tipos de limpeza.

Inclusive, cabe uma dica extra: meça os parâmetros químicos antes de descartar a água. Dependendo de como estiverem os parâmetros, ela pode ser utilizada até na rega das plantas que adornam o entorno da piscina.

Fique atento ao volume da água da piscina

Na hora de encher a piscina, é importante atentar para o nível recomendado pelos fabricantes. Ultrapassar esse volume leva a transbordamentos e, consequentemente, ao desperdício. O ideal é que se deixem cerca de 20 cm livres abaixo da margem.  

Por outro lado, vale ficar de olho se o nível não está baixando rápido demais. Em muitos casos, a razão pode ser um vazamento.

Utilize capa para piscina

A evaporação da água é um processo natural, mas que pode se acelerar em regiões muito ensolaradas, sobretudo em piscinas descobertas que ficam o tempo todo expostas à luz solar. Isso diminui o volume da piscina e requer que seja preenchida mais vezes, o que gera desperdícios.

Uma forma prática e acessível de contornar esse problema é investir numa capa para cobrir a piscina quando não estiver em uso. Além de tornar o processo de evaporação mais lento, essa simples medida facilita a manutenção, já que evita que a sujeira se acumule na superfície.

Encontre os melhores acessórios e equipamentos para cuidar da piscina na Nautilus

Com essas dicas, sua rotina de limpeza e tratamento vai ficar muito mais simples e sustentável. O passo seguinte é encontrar os acessórios ideais para cuidar da piscina. 

A Nautilus tem todo o material que não pode faltar no seu kit de manutenção, com qualidade reconhecida há anos! Acesse nosso site, baixe nosso app  gratuito de dimensionamento de piscinas e conheça nossa linha completa de cuidados!

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram