[language-switcher]

Ter piscina e filhos é uma ótima combinação e uma dobradinha perfeita para bons e divertidos momentos. No entanto, é preciso que os pais tenham muito cuidado, pois as crianças exigem atenção constante. Alguns segundos de distração podem ser suficientes para que os pequenos façam algo imprevisto como, por exemplo, pular na piscina sem supervisão.

Infelizmente, no Brasil, segundo dados da SOBRASA, o afogamento é a segunda maior causa de morte entre crianças de 1 a 9 anos e a sétima de hospitalização na faixa etária entre 1 e 14 anos. Por esse motivo, perto de piscinas, a atenção com as crianças deve ser redobrada.

Para ajudá-lo, no post de hoje, vamos falar sobre o que é possível fazer de forma preventiva para aumentar a segurança na piscina para as crianças. Confira!

1. Cerque a área da piscina com grade de proteção

Essa é a primeira dica de uma série de recomendações do Conselho Científico de Segurança da Criança e Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria. De acordo com o órgão, opinião ratificada pela SOBRASA, a grade de proteção deve ter, no mínimo, 1,20 m de altura. Além disso, deve ser trancada com travas que não permitam uma criança abrir o portão com facilidade ou ter sistema de fechamento automático.

Dessa forma, quando estiver longe de seu campo de visão, você saberá que, perto da piscina, a criança não estará.

2. Converse com seus filhos e prepare-os para o lazer na piscina

A razão de crianças não terem receio ao redor de uma piscina é justamente por não saber do perigo que elas podem estar sujeitas. Por isso, é papel dos pais conversarem com os pequenos sobre o assunto, tentar explicar de uma forma que as crianças entendam que é seguro para elas transitar ao redor da piscina desde que estejam acompanhadas de um adulto.

Outro ponto importante é investir em aulas de natação, desde bebês. Essa atividade, além de excelente estimulação aquática e motora, é também um importante método para garantir a segurança dos pequenos.

3. Para ter segurança na piscina para crianças, invista no material adequado

Para promover a segurança na piscina para crianças (e mesmo para os adultos), o piso do entorno e também a escada da piscina deve ter revestimento adequado: o material deve ser antiderrapante para evitar quedas e escorregões.

4. Faça a manutenção da piscina sem a presença das crianças na área

Faça a manutenção de sua piscina quando ninguém estiver dentro. Muitas pessoas têm o hábito de deixar a motobomba ligada enquanto usam a piscina. No entanto, essa prática não é recomendada, afinal, alguns ralos podem sugar cabelos, boias, roupas ou até mesmo algum membro do corpo das crianças.

5. Tenha o material de segurança adequado

Para uma criança com menos de 4 anos, é imprescindível o uso de um colete salva-vidas apropriado. A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático sugere o uso de coletes, já que estes são melhor do que a boia de braços, pois essas podem ser facilmente retiradas pelos pequenos. Também não são recomendadas boias “tipo pneu”, pois elas podem escorregar do corpo da criança.

6. Cuidado com as brincadeiras inadequadas ou perigosas

Muitas pessoas têm o hábito de brincar de dar “caldinho” ou colocar os pequenos nos ombros para se divertirem na piscina.

Essas brincadeiras, no entanto, não são recomendadas e comprometem a segurança na piscina para crianças. É importante ter noção de que movimentos bruscos podem não dar certo com os pequenos por perto.

Além de acontecer um imprevisto, eles podem querer reproduzir os movimentos em outro momento, mas sem possuir a presteza de um adulto para isso.

Portanto, dê o exemplo para seu filho, oriente-o, promova comportamentos seguros para você e para ele e se quiser brincar com os pequenos na piscina faça brincadeiras seguras na piscina. Assim, você garantirá a segurança na piscina para crianças e todos poderão aproveitar o melhor que essa área de lazer tem a oferecer!

Tiramos suas dúvidas sobre procedimentos importantes para se ter segurança na piscina para crianças? Então, veja agora outras dicas para ter um verão tranquilo com os pequenos. Boa diversão!

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.