logo

Vale a pena optar por uma piscina natural?

Vale a pena optar por uma piscina natural?

Ter uma piscina natural é um verdadeiro convite ao relaxamento. Esse tipo de piscina funciona como uma espécie de oásis particular em sua área de lazer e combina perfeitamente com um belo projeto paisagístico. Esse tipo de piscina tem tido uma procura crescente. É uma tendência no setor de paisagismo e arquitetura que está se consolidando, e há bons motivos para isso!

Mas será que as piscinas naturais são mesmo um bom investimento? Vale a pena tirar do papel um projeto como esse? Afinal, quais são os benefícios que elas proporcionam aos seus proprietários e no que elas diferem de uma piscina convencional? Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre essa tendência!

Entendendo o que é uma piscina natural

Uma piscina natural é um reservatório de água cristalina, que passa por um tratamento específico, sem adição de produtos químicos, e que conta com elementos naturais como pedras, plantas, areia e, em alguns casos, peixes e/ou outras espécies animais.

As piscinas naturais representam um ecossistema perfeito, em que cada elemento desempenha uma função para manter o equilíbrio. Enquanto a areia e as pedras atuam na filtração da piscina, retendo impurezas, as plantas adaptadas àquele ambiente contribuem para a oxigenação da água, mantendo-a saudável. Algumas espécies de peixes vivem bem nesse tipo de ambiente, e promovem a limpeza da água ao ingerir larvas e insetos.

Ou seja: a piscina natural, quando bem equilibrada, é autolimpante e praticamente autossustentável, já que conta com elementos naturais que contribuem para a limpeza e a manutenção da qualidade da água, eliminando ou reduzindo a necessidade de produtos químicos e de uma rotina trabalhosa. Por isso, é uma alternativa prática, econômica e ecológica.

Diferentemente de uma piscina tradicional, a piscina natural não exige a aplicação de cloro e possibilita a coexistência com outras espécies animais, como algumas espécies de peixes, tartarugas e sapos. Além disso, o projeto pode ser personalizado de acordo com suas preferências e necessidades.

É possível criar vários ambientes naturais e até mesmo uma praia privada em sua área externa. E, como dito, elas podem ser integradas ao projeto arquitetônico e paisagístico, criando um ambiente lindo e harmônico.

Beleza e sustentabilidade das piscinas naturais

As piscinas naturais têm um grande apelo ecológico. Elas são ideais para pessoas que amam estar em meio à natureza e não abrem mão de um espaço harmônico, onde se pode conviver pacificamente com plantas adaptadas ao ambiente aquático e até com pequenos animais. 

É inegável que as piscinas naturais são esteticamente atraentes, e esse apelo estético encanta muitas pessoas. Você pode contar com um projeto exclusivo, desenvolvido de forma personalizada para atender às suas necessidades e às especificidades do terreno, respeitando seus gostos e preferências.

Há que se mencionar também o fator do lazer. Todas as suas atividades favoritas ficam muito mais divertidas em um espaço bem integrado com a natureza, que só um ecossistema como esse pode proporcionar.

Ter uma piscina natural também confere certo status social ao proprietário e contribui para a valorização do terreno. Assim, se você quiser vender sua propriedade no futuro, poderá pedir um preço mais alto somente pelo fato de ter uma piscina natural bem conservada.

Além de tudo que mencionamos, a qualidade da água de uma piscina natural costuma ser muito boa, uma vez que a própria natureza se encarrega dos cuidados necessários. São piscinas bastante agradáveis, seguras e visualmente atraentes.

Será que você ainda precisa de mais motivos para justificar o investimento nesse tipo de projeto? Então confira a seguir alguns dos principais benefícios de ter uma piscina natural!

Benefícios ambientais e pessoais da piscina natural

Ter uma piscina natural em casa traz diversos benefícios. Um deles é a sustentabilidade. Como esse tipo de piscina tem uma manutenção mais simples e exige menos produtos e equipamentos, o impacto ambiental é menor. Além disso, muitas vezes a água da piscina natural pode ser reutilizada para a irrigação, o que torna o projeto ainda mais benéfico para o meio ambiente.

Outra vantagem enorme é a possibilidade de conviver em harmonia com a natureza sem sair de casa. É um verdadeiro privilégio poder nadar com peixinhos, mergulhar em meio a plantas aquáticas, se recostar em uma pedra natural para pegar um bronzeado ou mesmo aproveitar momentos de lazer e relaxamento nas águas cristalinas.

A melhora da qualidade de vida também é outro ponto alto. Afinal, com uma piscina natural, é possível aliviar a tensão após um dia complicado no trabalho e desfrutar de agradáveis fins de semana em meio à natureza. Se ter uma piscina convencional já torna a rotina muito mais aprazível, imagine contar com um ecossistema inteiro à sua disposição!

Inclusive, o contato com a natureza é comprovadamente benéfico para a saúde física e mental das pessoas, uma vez que ajuda a diminuir os níveis de estresse e de ansiedade. E quer um jeito melhor de aproveitar as belezas naturais do que em um espaço seguro e aconchegante em sua própria área de lazer?

Também precisamos destacar a economia. A piscina natural é autossustentável, o que significa que o gasto com os produtos necessários à sua manutenção é bem menor. Tudo que você precisará é um bom filtro e uma motobomba. Além disso, o consumo de energia elétrica com o sistema hidráulico da piscina é consideravelmente mais baixo em comparação com o de piscinas tradicionais.

Aspectos da manutenção em piscinas naturais

Os cuidados com uma piscina natural são ligeiramente diferentes daqueles que devem ser tomados em uma piscina convencional. Como dito, a piscina natural dispensa o uso de cloro e outros produtos químicos para tratar a água, mas isso não quer dizer que não seja necessária uma rotina de cuidados e tratamento.

Para manter a água cristalina, é importante ter um filtro especial para reter partículas maiores, como folhas e gravetos. Ao agir na retenção da sujeira, o equipamento evita que a água se torne turva. 

Também é recomendável usar uma motobomba da Nautilus para ajudar na circulação da água. A vantagem é que, em uma piscina natural, a economia de energia pode ser de até 30% em relação às piscinas convencionais.

Piscinas naturais que abrigam espécies aquáticas de fauna e de flora exigem que a água esteja sempre na temperatura adequada. Nesse sentido, as bombas de calor da Nautilus podem ser extremamente úteis.

O cuidado com a segurança em piscinas naturais

Os cuidados com a segurança em piscinas naturais são praticamente os mesmos de piscinas convencionais. Por exemplo, é importante não deixar as crianças nadarem sem a supervisão de um adulto e investir em um sistema de iluminação eficiente na área externa para prevenir acidentes. Também é necessário ter equipamentos de proteção disponíveis para casos de emergências.  

Além disso, é preciso ter cautela ao interagir com a fauna e a flora presentes no ecossistema. Lembre-se de que todos os seres vivos que habitam ali devem conviver em harmonia, sem riscos. Por isso, não perturbe os animais nem danifique as plantas ali presentes.

Tomando esses simples cuidados, crianças, adultos e até os pets podem se divertir livremente em piscinas naturais.

O que é necessário saber ao optar por uma piscina natural?

Caso você opte por ter uma piscina natural em casa, existem algumas coisas que você precisa saber.

Para construir uma piscina natural, é necessário escavar pelo menos 1,50 metro de profundidade. Elas podem ser construídas em diversos tamanhos e formatos, e se adaptam bem até mesmo a pequenos espaços. Tudo depende de seu projeto, das necessidades do terreno e do gosto pessoal.

Ao contrário de uma piscina convencional, não há necessidade de azulejos ou pastilhas. A escavação é feita diretamente no solo, sem a aplicação de revestimentos.

Após a escavação do terreno, são aplicadas uma cobertura geotêxtil e uma manta de borracha para ajudar a reter a água. Também desempenham esse papel a areia, que fica na base da piscina, e pedras naturais, como os seixos.

Cuide bem de sua piscina natural com os equipamentos da Nautilus

Embora os cuidados com uma piscina natural sejam diferentes de uma piscina convencional, isso não quer dizer que ela dispense uma rotina de tratamento eficiente. 

Conforme explicamos, você vai precisar de pelo menos um filtro, uma bomba para piscina e uma bomba de calor para manter a temperatura uniforme e agradável. Além disso, pode ser muito útil investir em um sistema de iluminação para piscina para enriquecer seu ecossistema e aumentar a segurança do espaço à noite.

A linha da Nautilus tem todos os produtos e equipamentos necessários para cuidar bem de uma piscina natural. Visite o nosso site e confira todas as opções. Acesse também o nosso Pinterest, que está cheio de inspirações para o seu projeto!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram