[language-switcher]

Deck de piscina: como escolher o tipo ideal para seu projeto?

Ter um deck charmoso traz ainda mais elegância e funcionalidade para a área da piscina. São vários materiais, tipos e estilos para escolher de acordo com as particularidades do espaço e com suas preferências. Neste artigo, vamos explicar como transformar o deck de piscina em um espaço que tenha o seu estilo e como decorar a área externa para gerar um efeito incrível.

Acompanhe!

Deck de piscina: entendendo a função e estética

O deck de piscina traz mais conforto à área da piscina. Além de ser elegante e oferecer um efeito estético agradável à área externa, ele proporciona um ambiente gostoso para relaxar, se bronzear, tomar uns bons drinks e jogar conversa fora. Para quem busca criar um home resort, o deck é um item indispensável.

Instalar um deck também traz uma camada extra de segurança à piscina. Como os decks recebem tratamento para se tornarem antiderrapantes, sua presença evita escorregões e quedas. 

Um deck de material que absorve bem o calor, como a madeira, também previne queimaduras nos pés ao transitar pela área da piscina em dias muito quentes.

Os diversos materiais para decks de piscina

O deck de piscina pode ser fabricado em vários materiais. O mais comum, certamente, é a madeira. Para quem busca sofisticação, o ideal é optar por decks em madeiras nobres, como o Ipê e a Itaúba. Mas uma opção que está muito em voga é a madeira de demolição, que traz um aspecto moderno e descontraído ao ambiente.

Ao optar pelo deck de madeira, é importante que ele seja impermeabilizado com produtos específicos. Esse cuidado evita que ele se deteriore rapidamente devido ao contato com a água, e ainda ajuda a afastar pragas como cupins e fungos. Com o devido tratamento, o deck de madeira alcança uma durabilidade maior e se torna mais fácil de manter.

O deck de porcelanato é outra opção que está em alta. Ele é mais simples de cuidar e é bastante durável. Há várias opções de acabamento, inclusive “imitando” madeira. Mas é necessário passar por um tratamento especial para tornar a superfície antiderrapante.

Para quem busca praticidade e um ótimo custo-benefício, os materiais plásticos são uma ótima pedida. Materiais como woodplastic, WPC ou composite são econômicos, fáceis de limpar, exigem pouca manutenção e não requerem um tratamento prévio.

Decidindo entre decks prontos e projetos personalizados

Se você quer instalar um deck de piscina, pode escolher entre um projeto sob medida para o espaço que tem disponível ou pela aquisição de um deck modular, que já vem pré-fabricado.

Os decks modulares têm a vantagem de ser mais práticos de se instalar e mais baratos. No entanto, não proporcionam a flexibilidade de deixar o projeto com a sua cara, sendo mais limitados. 

Já um deck sob medida é mais caro e tem um padrão de sofisticação maior, com a vantagem de ser personalizado de acordo com suas preferências e com as particularidades do terreno.

Design e estilo: escolhendo o deck que combina com sua área externa

Ao escolher um deck de piscina, é importante levar em conta o design. Seja um projeto personalizado, seja um deck pré-fabricado, ele precisa combinar com o restante da decoração da área externa, criando um ambiente harmônico e aconchegante. 

Escolha padrões, cores e acabamentos que complementam bem a área da piscina e não se esqueça de investir em ornamentos para enriquecer a decoração.

Integração do deck de piscina com o ambiente: dicas de paisagismo e decoração

Uma boa dica é investir no paisagismo, que consiste basicamente em criar pequenas paisagens em uma área externa, combinando elementos de arquitetura, design, botânica e ecologia. Você pode escolher plantas adequadas para compor a área da piscina e dar um toque bucólico ao ambiente. O resultado fica magnífico!

Além de aplicar técnicas de paisagismo, vale a pena investir em móveis bonitos, resistentes e que combinem com a decoração. Vale espalhar cadeiras, espreguiçadeiras, uma pequena mesa, pufes ou até uma rede, se houver espaço disponível. Além de trazer mais conforto aos frequentadores da piscina, escolher os móveis certos deixa o ambiente ainda mais agradável.

Instalação do deck de piscina: processos e considerações importantes

Se você chegou até aqui e já está morrendo de vontade de instalar um deck de piscina, atenção aos cuidados que devem ser tomados. São vários aspectos a serem considerados, que vão desde a escolha do material ideal até a integração do deck com as instalações elétricas e hidráulicas da piscina.

Após escolher o material ideal para o seu projeto e decidir se quer um deck sob medida ou um pré-fabricado, é necessário contratar um profissional especializado para realizar a instalação.

Um cuidado essencial na hora de instalar diz respeito ao preparo do terreno. O deck de piscina pode ser instalado sobre a terra, mas, para isso, deve-se fazer um estudo do solo para entender seu grau de permeabilidade. 

Além disso, é importante cobrir o local com manta bidim ou cimentá-lo. Também é necessário nivelar o terreno para evitar acúmulo de água.

Se o deck for instalado diretamente no terreno, é preciso fazer fundações do tipo sapatas para apoiar a estrutura. Essas fundações variam conforme a altura do deck. 

Quanto às instalações elétricas e hidráulicas da piscina, elas precisam ficar embutidas e terem saídas para facilitar o acesso à casa de máquinas e a manutenção. Normalmente, os profissionais responsáveis pela instalação optam por construir um alçapão.

Também é importante considerar a manutenção do deck. Caso o material escolhido seja a madeira, o ideal é fazer a manutenção anualmente, aplicando verniz com filtro solar, sobretudo se a piscina ficar em uma área descoberta e ensolarada. O lixamento para remover partículas soltas também deve ser feito uma vez por ano.

Renove a sua piscina com os produtos da Nautilus

Neste artigo, explicamos para que serve um deck de piscina para além da função estética, apresentamos os diferentes materiais e estilos que podem ser utilizados e como a instalação é realizada. 

Além disso, fornecemos dicas práticas de como fazer a integração do deck com a área externa da piscina, criando um ambiente lindo.

Com o deck preparado para o lazer, a sua piscina também precisa estar em dia com a limpeza e manutenção. Para isso, a Nautilus é a sua principal aliada quando o assunto é tratar da piscina. 

Nossas soluções contam com produtos, equipamentos e acessórios indispensáveis para a limpeza e a manutenção, além de artigos para iluminação, aquecimento e muito mais.

Visite o nosso site, conheça os nossos produtos e renove sua piscina. Aproveite também para visitar nosso perfil no Pinterest e se inspire nas nossas dicas para decorar sua área externa com muita criatividade!

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.