logo

Piscinas modernas: principais tendências e recursos

Se você está pensando em instalar uma piscina ou repaginar a que já tem em casa, precisa ficar de olho nas principais tendências. Para facilitar, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre as piscinas modernas e as novidades do mercado!

Vale a pena investir na modernização de piscinas?

Investir na modernização da piscina é muito vantajoso! Adotar tendências na decoração, na iluminação, nas cores e no revestimento tornam o uso da área de lazer muito mais cômodo e agradável para os banhistas. Além disso, os recursos tecnológicos modernos facilitam na limpeza, na manutenção e na conservação da piscina.

Outra grande vantagem é a valorização do terreno. Piscinas modernas, bonitas e bem conservadas chamam a atenção e agregam valor ao imóvel no mercado imobiliário. Assim, se um dia você quiser vender a casa, poderá negociar um preço mais alto.

Piscinas modernas: cores

Tradicionalmente, as cores azul e verde sempre foram associadas a piscinas. Não à toa, o tom clarinho mais utilizado nos revestimentos é chamado “azul-piscina”. Essas tonalidades continuam em alta e não vão sair de moda jamais, visto que simulam as cores encontradas em lagos e rios e dão um toque de natureza ao ambiente.

Entretanto, as piscinas modernas já não ficam restritas a esses tons. Hoje, existe uma infinidade de cores, padrões e combinações disponíveis para os revestimentos. A piscina pode ter a cara de seus proprietários e combinar com sua personalidade e com o estilo de decoração.

Cores como preto, branco e cinza estão em voga para quem prefere seguir um conceito minimalista. Já quem prefere um estilo mais arrojado e divertido pode apostar em tons mais inusitados, como o vermelho, ou até em estampas diferentes.

Vale atentar, porém, para alguns fatores. O primeiro diz respeito à temperatura da água, sobretudo para piscinas abertas. Revestimentos de cores escuras absorvem mais o calor, o que pode elevar a temperatura em até três graus. 

Além disso, é importante ter em conta que revestimentos claros deixam qualquer sujeira mais aparente. Por isso, a limpeza do tanque tem que ser ainda mais rigorosa nestes casos!

Piscinas modernas: revestimentos

Minimalista

O estilo minimalista privilegia cores neutras e básicas. Assim, quem prefere uma piscina mais minimalista costuma adotar revestimentos lisos, sem estampas, em tons como branco, cinza ou até preto, para os mais ousados.

Isso confere um toque “clean” ao ambiente e combina com praticamente qualquer tipo de decoração. Nesses casos, costuma-se utilizar texturas e efeitos para quebrar a monotonia e deixar a piscina mais convidativa, mesmo seguindo o minimalismo.

Estampado

As estampas também são uma forte tendência das piscinas modernas. Porém, a moda agora não é mais utilizar revestimentos estampados com temas marítimos, como desenhos de peixes, mas sim temas mais abstratos e figuras geométricas.

Há no mercado, hoje, inúmeras opções de revestimentos em pastilhas ou mármore com estampas e padrões. E quem tem piscina de vinil conta com ainda mais opções de imagens para personalizar o tanque como bem entender!

Cores sólidas

O clássico nunca sai de moda, portanto, revestimentos de cores sólidas são atemporais. A diferença é que, atualmente, as opções são mais variadas e dá para apostar em cores diferentes, como o preto, o vermelho e até combinações entre duas ou mais tonalidades. Para quem tem apego às tradições, a dica é apostar em tons azulados ou esverdeados que fogem do comum.

DicaQuais os tipos de revestimento para piscina?

revestimento para piscina-2

Piscinas modernas: tipos de piscinas

Borda infinita

Uma das principais tendências de piscinas modernas são as piscinas de borda infinita, as queridinhas de arquitetos e decoradores! E não é à toa: elas são lindas, refinadas e aconchegantes, além de super fotogênicas e “instagramáveis”.

A ideia desse tipo de piscina é reproduzir um movimento contínuo da água que escorre pela superfície. Assim, se tem a impressão de que a água está transbordando, o que dá um efeito fantástico e impactante!

Piscina de vidro

As piscinas de vidro são outra forte tendência, e tudo indica que continuarão em alta. Afinal, elas são extremamente refinadas e elegantes e são a escolha perfeita para quem quer construir uma atmosfera de charme e luxo na área de lazer.  

Talvez a ideia de piscina de vidro cause certa desconfiança à primeira vista, já que estamos acostumados a associar vidro a fragilidade. Mas não há razões para temer, porque o material utilizado nesse tipo de piscina é muito resistente. A tecnologia empregada é moderna e segura, e sua estrutura garante a estabilidade da piscina.

Piscina com fundo móvel

Uma tendência que está se popularizando nos últimos tempos é a piscina com fundo móvel. Nesse tipo de piscina, é possível ajustar a profundidade e escolher entre um nível raso, médio ou fundo.

Essa ideia é muito legal para quem tem crianças, já que torna o uso da piscina mais seguro para os pequenos. Além disso, torna a piscina mais versátil, já que facilita seu uso para a prática de atividades aquáticas.

Dica:  Conheça os modelos de piscina e escolha o ideal

Piscinas modernas: área externa

Deck de pedras

O piso da área externa da piscina deve ser escolhido a dedo! Ele precisa ser antiderrapante, para evitar acidentes devido à umidade da superfície, e também não pode absorver muito calor, para que as pessoas possam caminhar sem se queimar. O deck de pedra é uma solução prática e bonita, já que apresenta várias cores, modelos e tamanhos.

Porém, as pedras próprias para uso em piscinas devem ser atérmicas e conter ranhuras que evitam escorregões. O ideal é utilizar pedras mais ásperas, como a Pedra São Tomé e a Pedra Mineira.

Deck molhado

O deck molhado é uma das principais tendências para áreas externas. Trata-se basicamente de bordas de bronzeamento elevadas e instaladas nas laterais da piscina para que as pessoas possam se bronzear enquanto relaxam na piscina.

O legal é que a estrutura desse tipo de deck permite que as pessoas mantenham parte do corpo submersa enquanto pegam sol, o que ajuda muito a refrescar em dias quentes. Dá até para colocar cadeiras e espreguiçadeiras no deck molhado para aproveitar ainda mais o sol e a água fresca!

Ducha próxima à piscina

Instalar uma ducha perto da piscina não é só tendência: é utilidade pública. Além de tornar o mergulho mais confortável, já que ajuda a regular a temperatura corporal dos banhistas e evitar choques térmicos, tomar uma ducha ajuda a manter a água limpa, já que elimina suor, sujeira, poeira e resíduos de produtos corporais.  

Essas impurezas, além de deixarem a água oleosa e suja, também a tornam imprópria, pois alteram seus parâmetros químicos e colaboram para a propagação de micro-organismos e para a formação de cloraminas. Por isso, as duchas são uma tendência que nunca vai entrar em desuso.

Piscinas modernas: limpeza e manutenção

Automação para piscinas

A automação já faz parte da rotina de limpeza de piscinas modernas. Atualmente, existe a possibilidade de usar a automação para controlar a temperatura e a iluminação da piscina, programar a limpeza e até medir os parâmetros químicos da água.

Robôs aspiradores

Os robôs aspiradores para piscina também são soluções muito práticas para manter a manutenção da piscina em dia. Alguns modelos aspiram o fundo e as paredes da piscina automaticamente, sem desperdício de água nem danos ao revestimento. Os robôs aspiradores facilitam a higienização e promovem uma limpeza muito mais efetiva.

Bomba de calor

Com os sistemas de aquecimento modernos dá para aproveitar a piscina em qualquer época do ano. As bombas de calor aquecem a água da piscina a partir de trocas de calor com o ar do ambiente externo, como um ar-condicionado reverso. Trata-se de uma inovação vantajosa, sustentável e muito econômica em relação a outros tipos de aquecedores para piscina.  

Gerador de cloro automático

O gerador de cloro automático também é outra inovação que confere praticidade ao tratamento da piscina. Trata-se de um equipamento capaz de produzir cloro automaticamente, a partir do sal adicionado à água.

O aparelho, instalado na casa de máquinas, detecta o nível de cloro livre na água e, quando há desequilíbrio, aciona um processo de eletrólise para gerar o cloro.  Assim, a água se mantém sempre balanceada, sem nenhum esforço.

A Nautilus oferece as soluções perfeitas para piscinas modernas

Neste post, apresentamos as principais tendências e novidades para a modernização de piscinas. Agora que você já sabe quais são as principais inovações do mercado para piscinas modernas, que tal conhecer a linha completa de produtos e equipamentos da Nautilus?

Em nossa linha de artigos para piscinas, você encontra todo o material necessário para a limpeza, o tratamento e a manutenção. Todos os produtos são fabricados a partir da tecnologia mais avançada para oferecer um alto desempenho e mais praticidade em sua rotina.  

Além de produtos inovadores, também desenvolvemos um aplicativo exclusivo para mensurar o volume da piscina automaticamente: o Nautilus Dimensiona, disponível no Google Play e App Store. Visite nosso site, baixe o app e comece a planejar seu próximo investimento!

 

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram