logo

Saiba mais sobre a tendência do deck molhado

O que você prefere: mergulhar para se refrescar na piscina ou aproveitar o sol para garantir o bronzeado? Com um deck molhado, você não precisa escolher, pois você consegue se bronzear e se molhar ao mesmo tempo!

O deck molhado é uma tendência que vem se popularizando nos projetos de piscinas, graças à praticidade e ao conforto que proporciona aos banhistas. Neste post, vamos explicar o que é e para que serve esse tipo de deck. 

Além disso, vamos dar dicas de decoração para essa área e informar o que você deve saber antes de instalar um deck molhado em sua piscina. Acompanhe!

O que é o deck molhado?

O deck molhado nada mais é do que uma área elevada e mais rasa, localizada dentro da piscina. O objetivo é proporcionar um espaço onde as pessoas possam relaxar e se bronzear, ao mesmo tempo que se molham na piscina para refrescar.

Normalmente, essa área mais rasa é construída junto a uma das bordas da piscina, daí o fato de o deck molhado também ser conhecido como “borda de bronzeamento”. Inclusive, é muito comum que se instalem cadeiras e espreguiçadeiras no local, para trazer ainda mais conforto aos usuários.

Em geral, o deck molhado costuma ter entre 10 e 30 cm de profundidade. O comprimento varia conforme a quantidade de pessoas que vão utilizar a área de lazer. Para uma piscina doméstica, usada por até seis pessoas, 2 ou 3m² costumam ser suficientes.

Além de ser usado para bronzeamento, o deck molhado também é muito útil para casas com crianças, já que proporciona um espaço seguro onde os pequenos possam se divertir na piscina.

Diferença entre o deck molhado e os outros tipos de deck

Existem vários outros tipos de deck de piscina, como os decks externos, os decks retráteis e os decks suspensos. Eles podem ser feitos de materiais como madeira, piso térmico, fibra, pallet, alvenaria, entre outras opções.

A diferença entre esses tipos de deck e o deck molhado é que este último é instalado dentro do tanque, de modo que as pessoas consigam usar cadeiras ou espreguiçadeiras sem sair da piscina.

Quais os tipos de deck molhado?

Na hora de fazer um projeto de piscina com deck molhado, é importante considerar o modelo do deck mais adequado. Há três tipos de deck muito comuns nesse tipo de projeto:

Deck molhado de borda inclinada

O deck molhado de borda inclinada é o mais tradicional. Basicamente, consiste em uma piscina com dois níveis de profundidade: uma parte mais funda e uma parte mais rasa. Com a inclinação, a transição entre o raso e o fundo é gradual.

Esse tipo de deck molhado, também chamado de entrada de praia, tem a vantagem de não comprometer o espaço disponível na piscina. Por outro lado, dificulta o controle do acesso de crianças à parte funda, o que requer cuidados redobrados.

Deck molhado de borda aberta

O deck de borda aberta fica inserido dentro do próprio tanque, como uma espécie de elevação ou “degrau” amplo, onde se pode instalar espreguiçadeiras. É um modelo versátil, que permite que as pessoas tomem sol e depois deslizem para a área funda da piscina para nadar e mergulhar.

Deck molhado de borda fechada

Finalmente, o deck de borda fechada consiste basicamente em uma piscina menor e mais rasa, separada da piscina convencional por um muro baixo, numa estrutura à parte.

Essas duas piscinas anexas compartilham a água por meio de vertedouros. É muito comum que se instalem jatos ou cascatas nessa área anexa para aproveitar melhor o espaço.

Esse modelo de deck molhado é o mais indicado para famílias com crianças, já que dificulta o acesso à parte funda e permite que elas brinquem com mais segurança.

De quais materiais podem ser feitos os decks molhados?

Talvez você esteja se perguntando quais materiais podem ser usados para criar o deck molhado. As opções mais comuns são o vinil, fibra e concreto. Detalharemos cada uma delas a seguir.

Vinil

O vinil é o material mais econômico para um deck molhado, e ainda tem a seu favor a possibilidade de personalizar o projeto. A desvantagem é sua fragilidade, que torna complicado o uso de acessórios como cadeiras de praia e espreguiçadeiras no deck.

Fibra

A fibra é um material resistente, razoavelmente barato e tem como vantagem o fato de ser liso (ou seja, não vai espetar ou machucar os banhistas) e antiderrapante ao mesmo tempo. Por outro lado, não oferece tantas possibilidades de personalização.

Concreto

O concreto é o material mais versátil para a construção do deck molhado, pois pode ser “moldado” em diferentes formatos e tamanhos. Também é possível personalizar com revestimentos que combinem com o restante do projeto.

Como pode ser feita a decoração do deck molhado?

A decoração do deck molhado pode ser feita de acordo com a sua preferência, pois há inúmeras possibilidades de personalização. O deck pode ser projetado para combinar com o revestimento e com o restante da decoração da área externa, com diferentes cores e formatos.

Também é possível incrementar e acrescentar acessórios como fontes, cascatas, jatos d’água, refletores, LEDs para iluminação da piscina e outros recursos que tornam a área ainda mais bonita e funcional.

Quanto ao mobiliário, dependendo do tamanho do deck, é possível colocar cadeiras, espreguiçadeiras, mesinhas, descanso para copo, guarda-sóis e outros elementos decorativos que deixem o espaço a sua cara.

O que é necessário saber antes de optar por um deck molhado?

A primeira coisa que você precisa saber é que não existe um preço fixo para a construção de um deck molhado. O valor vai depender de fatores como o tipo de deck escolhido, o material, o design, restrições de espaço do terreno e elementos adicionais a serem instalados, entre outras variáveis.

Mas saiba que, em geral, é mais caro e mais trabalhoso instalar um deck molhado posteriormente do que construir a piscina já com essa estrutura. Por isso, vale a pena incluir o deck no projeto original. Até porque a instalação posterior nem sempre é viável, por questões de tamanho do tanque e outras limitações.

Também é preciso levar em conta o tipo de deck de sua preferência (borda aberta, fechada ou inclinada), o material mais adequado, que combine com o projeto da piscina, e o tamanho do deck molhado.

Considere, ainda, que é preciso ter água o bastante para que as pessoas possam mergulhar os pés. Um deck que meça entre 2m² e 3m² e tenha de 10 a 30cm de profundidade costuma atender à maior parte das famílias. Já para piscinas comerciais, as dimensões precisam ser maiores.

Cuide da sua piscina com deck molhado com as soluções da Nautilus!

Agora que você já está por dentro da tendência do deck molhado, conheça os produtos e equipamentos para piscinas da Nautilus. Nossa linha conta com filtros, motobombas, acessórios para iluminação e automação bombas de calor, material para limpeza e manutenção e tudo o que você precisa para cuidar de sua piscina. 

Visite nosso site e confira as linhas completas de produtos Nautilus

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram