logo

Cascata de parede para piscina: como funciona?

Cascata de parede para piscina: como funciona?

Se você está à procura de ideias para tornar a área da piscina mais bonita e moderna, a solução pode ser investir em uma cascata de parede para piscina. Esse acessório é perfeito para criar um ambiente relaxante e orna muito bem com um projeto de paisagismo caprichado.

Neste artigo, vamos comentar os benefícios da cascata de parede para piscina, explicar quais são os estilos e materiais mais populares e contar como são feitas a instalação e a manutenção do acessório. Acompanhe!

Introdução à cascata de parede para piscina

A cascata de parede para piscina é um acessório instalado em uma parede próxima à borda, com o intuito de criar uma mini cachoeira artificial no ambiente e deixar a área da piscina mais bonita e aconchegante.

Ela funciona de maneira muito simples, através de jatos que simulam quedas d’água em piscinas domésticas, criando um efeito visual encantador. Por ser instalada na parede, é um modelo de cascata perfeito para quem não tem muito espaço.

Vale a pena optar por uma cascata de parede para piscina?

O principal objetivo ao se instalar uma cascata de parede para piscina é certamente o belo efeito visual criado pela queda d’água. Se combinada com uma iluminação em LED que harmonize com o restante da decoração da área externa, a cascata fica ainda mais imponente e convidativa.

Ter uma cascata instalada na piscina também deixa o ambiente mais aconchegante. O som da água jorrando é relaxante e traz uma intensa sensação de bem-estar para os banhistas. Além disso, a água que cai da cascata faz uma leve massagem no corpo e ajuda a aliviar a tensão. É terapêutico!

Além desses benefícios, instalar uma cascata de parede na piscina contribui com a oxigenação da água, já que a mantém em constante movimentação. Isso melhora a qualidade da água da piscina e ajuda a mantê-la sempre pura, limpa e cristalina, prontinha para um belo mergulho. Inclusive, essa movimentação da água também contribui para uma melhor distribuição do cloro e de outros produtos químicos aplicados na piscina para tratar a água.

E há, ainda, uma vantagem extra: ter uma cascata potencializa a umidificação do ar na área da piscina, o que é especialmente útil se houver vegetação no entorno, e também refresca o ambiente em dias quentes, já que cria uma brisa úmida que alivia o calorão.

Outro benefício é a valorização do terreno. Se ter uma piscina já agrega valor a uma propriedade, imagine ter uma piscina “turbinada” com uma bela cascata? Com certeza esse é um acessório que valoriza bastante o imóvel caso você queira vender no futuro.

E, é claro, não podemos deixar de mencionar a diversão! Pode apostar que ter uma cascata na piscina vai tornar a área de lazer muito mais atrativa, sobretudo se tiver crianças em casa.

Como as cascatas de parede realçam a estética da piscina

É fato que uma cascata de parede para piscina tem um grande impacto na decoração da área externa, tornando-a ainda mais convidativa. O efeito estético fica ainda mais impactante e visualmente bonito se houver um projeto de iluminação para piscina bem executado. Refletores, flutuadores, luminárias e LEDs coloridos, em conjunto com uma bela cascata, ajudam a deixar a área da piscina mais chamativa e atraente.

Outra coisa que combina muito bem com uma cascata de parede para piscina é um bom projeto de paisagismo. Escolher as plantas mais adequadas a esse ambiente e criar pequenas paisagens ajuda a dar um toque bucólico e um ar de tranquilidade à área da piscina.

Uma tendência muito em voga na atualidade é a do home resort, que nada mais é do que simular um verdadeiro resort na própria casa. Se você quer entrar nessa tendência, saiba que, sem uma bela cascata de parede para piscina, seu projeto não estará completo!

Principais estilos e materiais das cascatas de parede

Há no mercado uma imensa variedade de cascatas de parede para piscina. São vários modelos, estilos e materiais. Assim, você pode escolher o que melhor atender às suas necessidades e mais combinar com seu projeto.

Há cascatas de estilo mais minimalista, cascatas contemporâneas, cascatas naturais, cascatas mais imponentes e chamativas, existem modelos retos, tubulares ou curvos... tudo depende do visual que você deseja criar na área da piscina.

Quanto aos materiais, as cascatas costumam ser fabricadas em inox ou em acrílico, materiais resistentes e modernos, que dão um charme extra à piscina.

Os modelos de inox são muito duráveis, pois não enferrujam em contato com a água, e fáceis de limpar. Além disso, são bonitos, elegantes, versáteis e combinam com praticamente tudo. Ou seja: perfeitos para quem quer um toque clean na área de lazer.

Já os modelos em acrílico são super modernos e atraentes, igualmente fáceis de limpar e têm uma vida útil longa, embora menos do que os de inox. Uma das vantagens de optar por esse material é que ele forma o par perfeito com um projeto de iluminação de piscina bem colorido e descontraído. O efeito fica fantástico!

As particularidades na instalação e manutenção de uma cascata de parede para piscina

Antes de qualquer coisa, é necessário escolher o lugar ideal para a instalação. A cascata deve ser posicionada em uma parede próxima à borda para que a água jorre diretamente dentro da piscina.

Escolha um local que valorize a estética e não atrapalhe a circulação na piscina nem a segurança dos banhistas. Também é importante escolher uma área que receba luz solar direta, porque isso gera um efeito visual muito bacana.

Normalmente, a cascata é conectada ao sistema de filtragem da piscina. Na hora de instalá-la na parede, é importante seguir as recomendações do fabricante ou mesmo contratar mão de obra especializada. Após a instalação, faça um teste para garantir que a água flua corretamente pela cascata e que todos os componentes estejam funcionando conforme o esperado.

A manutenção é relativamente simples. A cascata deve ser limpa regularmente com uma escova suave e um detergente neutro para remover acúmulos de sujeira, algas ou quaisquer outras impurezas. Certifique-se também de que a filtragem da piscina esteja funcionando corretamente para evitar obstruções na cascata.

Os componentes elétricos também devem ser inspecionados de tempos em tempos para garantir que tudo funcione perfeitamente. Em caso de algum vazamento, é preciso fazer os devidos reparos imediatamente.

Escolhendo a cascata de parede ideal para sua piscina

Com tantas opções, pode ser difícil escolher a cascata de parede ideal. Existem vários fatores que devem ser considerados. Um deles é o tamanho da cascata, que deve ser compatível com as dimensões da piscina. A intensidade do fluxo da água também deve estar de acordo com o tamanho do tanque.

E é claro que o estilo da cascata, bem como o material escolhido, também deve entrar nessa equação. É importante considerar se você prefere um estilo mais elegante e atemporal, um mais minimalista, um mais moderno, um mais clean... a escolha do modelo perfeito deve estar alinhada com o seu gosto pessoal. Verifique, também, se o estilo escolhido combina com o restante da decoração adotada na área de lazer.

Outro fator importante é o orçamento disponível. Existem cascatas de parede para piscina de todas as faixas de preço e é preciso que o modelo selecionado tenha um bom custo-benefício e seja compatível com o valor que você pode pagar.

Encontre os melhores produtos para cuidar da sua piscina

Neste artigo, buscamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a cascata de parede para piscina: quais são os benefícios, como é feita a instalação e a manutenção, quais são os materiais mais adequados e como escolher o modelo perfeito. Com essas informações, você já pode escolher a cascata ideal para deixar sua área de lazer um charme!

Para tornar a sua piscina ainda mais bonita, segura e atrativa, é preciso investir em alguns produtos, equipamentos e acessórios. É necessário ter os produtos de limpeza e de tratamento da água adequados para manter a manutenção sempre em dia, além de dispositivos e acessórios que facilitem sua rotina de cuidados.

A Nautilus tem tudo o que você precisa para cuidar bem de sua piscina. São robôs aspiradores de piscina, geradores de cloro automáticos, trocadores de calor, itens de iluminação de piscina, filtros, motobombas e todo o material necessário para um kit de limpeza e manutenção completo.

Quer conhecer a nossa linha e encontrar os melhores artigos de cuidados com a piscina? Então visite o nosso site e confira todos os produtos disponíveis! Aproveite e acesse também o perfil da Nautilus no Pinterest e veja mais inspirações para decorar a área da piscina com muito bom gosto! 

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram