[language-switcher]

Você já ouviu falar em um mineral chamado Zeólita? Se é proprietário de uma piscina ou atua no ramo, com certeza já ouviu. A segunda pergunta é:  você já utilizou a Zeólita no tratamento da piscina? Bom, se ainda não utilizou sugiro começar, nem que seja só uma experiência, porque certamente você terá um poderoso aliado na limpeza das impurezas e resíduos presentes na água.

Já é sabido que o Filtro é o equipamento essencial para o tratamento físico da piscina. Mas nem todo mundo se lembra o elemento filtrante, que precisa ser pensado antes mesmo da compra do próprio Filtro. Existem alguns tipos de elemento filtrante no mercado e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Cabe a você avaliar e comparar antes de escolher aquele que mais se alinha às suas necessidades.

O elemento filtrante mais conhecido e mais usado é a Areia, mas ela pode ser facilmente substituída pela Zeólita, com algumas vantagens importantes. A Zeólita pode ser natural, extraída diretamente de rochas vulcânicas, ou sintética, criada a partir de compostos químicos com pressão, temperatura e tempo de produção controlados. A forma utilizada no tratamento de piscinas é a natural.

A Zeólita é prática de ser manuseada e aplicada ao Filtro, além de ser muito fácil de encontrar em casas especializadas em produtos para piscinas. Se você ainda não utilizou, conheça um pouco mais sobre ela e entenda como funciona.

O que é Zeólita?

Já sabemos que a Zeólita é um elemento filtrante utilizado no tratamento da piscina. Mas agora vamos conhecê-la um pouco mais a fundo, a fim de entender melhor porque ela é tão eficiente.

A consistência da Zeólita é porosa e ela possui diferentes granulometrias. É exatamente essa porosidade que faz com ela retenha tão bem as partículas impuras e os resíduos. Ou seja, quando a água é recirculada dentro do Filtro, os compostos passam através da Zeólita, que atua como uma poderosa peneira e retém o que não deveria estar ali; e tudo com um desempenho de retenção cerca de 8 vezes maior do que a Areia.

Por que é melhor utilizar a Zeólita no tratamento da piscina?

EFICAZ
Como já vimos, a Zeólita é mais eficaz, pois atua melhor na retenção de partículas menores, além de manter a água ainda mais limpa, cristalina e pronta para uso. Enquanto a Areia retém materiais de até 20 micras, a Zeólita retém aquelas de até 5,0 micras, garantindo um resultado muito mais satisfatório.

ECONÔMICA
A Zeólita é mais econômica no sentido de que a sua retrolavagem é realizada em menos tempo, gerando menor consumo de energia. Fora que se a água está mais limpa, pela sua eficácia nesse processo, o tratamento da piscina de forma geral será bem mais fácil, pois bordas e fundo também serão beneficiados com menor acúmulo de resíduos.

ECOLOGICAMENTE CORRETA
totalmente ecológico, ele é um mineral natural, não polui e não deixa resíduos. Além de não trazer riscos à saúde da sua família, pois pode ser manuseada livremente, sem causar qualquer sintoma ou mal estar.

ADEUS CLORAMINAS!
A Zeólita atua no tratamento da piscina diminuindo a possibilidade de formação das cloraminas, um subproduto da ação do cloro que é responsável por deixar aquele cheiro forte, que ainda agride pele, olhos, mucosas e até as roupas de banho dos banhistas.

Segue aqui mais uma dica pra você: saber qual o melhor momento de fazer a troca da Zeólita. Observe se a filtração não está retendo como antes, se muitas partículas têm retornado para a água. Se for o caso, está na hora de fazer a retrolavagem do Filtro e elemento filtrante, ou ainda, substituir a Zeólita.

Agora que você já conhece a Zeólita, sua origem, utilização e como ela pode te ajudar, fica mais fácil. Lembre-se de que o tratamento da piscina é um processo essencial para garantir a saúde da família. Ela precisa ser realizada constantemente e de acordo com o tipo, tamanho e frequência de utilização.

Se gostou da dica sobre o elemento filtrante e quer utilizar a Zeólita no tratamento da piscina, adquira um produto de qualidade e uma marca de tradição no mercado. A Nautilus é certificada dentro dos padrões de qualidade e normas ISO 9001, garantindo excelência, tranquilidade e saúde pra família toda.

8 Comments

  • Ricardo Falland disse:

    Bom dia, A utilização de zeolita como elemento filtrante interfere alguma coisa nos produtos utilizados, tipo de cloro, tipo de algicida, tipo de. de cantador utilizados.
    Obrigado.

  • Adhemar Cremon disse:

    Boa noite,
    Gostaria de saber se posso utilizar a zeólita como elemento filtrante em qualquer marca de filtro, tenho um Jacuzzi 14CFA-1 ?
    Outra dúvida, em termos de quantidade de areia e zeólita, são utilizadas as mesmas ou existe alguma diferença ?
    Grato.

    • Nautilus disse:

      Bom dia Sr. Adhemar

      Neste caso orientamos que entre em contato com o nosso setor de engenharia de aplicação, através dos contatos a seguir:

      E-mail: [email protected]
      Telefone: (11) 4597.7222 e (11) 4414.6474
      2ª a 5ª feira, das 07h30 às 17h30
      6ª feira, das 07h30 às 16h30

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • MARCO disse:

    olá bom dia, tenho uma piscina com um filtra sibrape br40 com capacidade de 50kg de areia, estou pensando em colocar nela uma carga de elemento filtrante ZEÒLITA mas não tenho ideia de quantos kg colocar, ficaria agradecido pela informação , muito obrigado

    • Nautilus disse:

      Boa tarde Marco, tudo bem?

      Orientamos que entre em contato com o nosso setor de engenharia de aplicação para melhores esclarecimentos, através dos telefones a seguir:

      (11) 4597.7222 e (11) 4414.6474
      2ª a 5ª feira, das 07h30 às 17h30
      6ª feira, das 07h30 às 16h30

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • Ana Sousa disse:

    Eu tenho um filtro de areia, posso subtituir a areia pela Zeólita, independentemente do armazenador?

    • Nautilus disse:

      Boa tarde Ana, tudo bem?

      Orientamos que entre em contato com o nosso setor de engenharia de aplicação para melhores esclarecimentos, através dos telefones a seguir:

      (11) 4597.7222 e (11) 4414.6474
      2ª a 5ª feira, das 07h30 às 17h30
      6ª feira, das 07h30 às 16h30

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.