logo

Borda infinita: uma alternativa para os seus projetos

A piscina com borda infinita ficou famosa por ter um visual luxuoso e marcar presença em hotéis, resorts ou casas de alto padrão. No entanto, ela se tornou mais popular nos últimos anos. Com isso, quem tinha vontade de construir passou a considerar essa opção para o seu projeto. Afinal, o efeito visual é realmente único.

Por isso, dependendo do projeto, vale a pena sugerir ao cliente investir nesse modelo. Se ele já chegar com essa ideia, melhor ainda! É a oportunidade que você tem de projetar uma piscina diferente e exercitar sua criatividade.

No entanto, a piscina com borda infinita tem um método construtivo específico e exige alguns cuidados únicos. Por isso, no artigo de hoje, vamos relembrar alguns pontos relevantes sobre ela. Entenda o que é e quais são as recomendações!

O que é a piscina com borda infinita

A piscina com borda infinita possui um sistema de reabastecimento de água, possibilitando que uma de suas bordas seja menor que as outras, o que dá a impressão de não ter fim. Por isso, é muito utilizada para complementar a decoração de uma área externa.

Esse detalhe faz toda diferença e o efeito visual costuma ser bastante impactante. Normalmente, a piscina com borda infinita é construída em terrenos com declives, com vista para o mar, rios ou represas, ou ainda em sacadas de edifícios. Dessa maneira, é possível ter uma visão panorâmica da paisagem.

Também é possível construir uma piscina com borda infinita em um terreno plano. No entanto, essa escolha pode inflacionar os custos, pois será necessário elevar as bordas para além do nível do chão.

A piscina com borda infinita exige um projeto um tanto mais arrojado que uma convencional. O que a difere, principalmente, é a sua estrutura. Por isso, o valor costuma ser um pouco mais elevado que o normal.

Isso acontece porque, para dar o aspecto infinito à borda, é necessário construir uma calha no lado externo, que receberá o caimento da água. Assim, além do material e da mão de obra, devem ser considerados motobombas, tubulações e reservatório para compor o projeto.

Onde instalar uma piscina com borda infinita?

Normalmente, a piscina com borda infinita é construída em terrenos com declives, com vista para o mar, rios ou represas, ou ainda em sacadas de edifícios. Dessa maneira, é possível ter uma visão panorâmica da paisagem.

Também é possível construir uma piscina com borda infinita em um terreno plano. No entanto, essa escolha pode inflacionar os custos, pois será necessário elevar as bordas para além do nível do chão.

Quais os tipos de piscina com borda infinita?

Engana-se quem pensa que piscina com borda infinita é tudo igual. Existem dois tipos de piscinas, que atendem a diferentes gostos, projetos arquitetônicos e orçamentos.

Uma das possibilidades é a chamada “falsa borda infinita”, sendo mais simples e acessível. Nessas piscinas, a água transborda apenas se houver movimentação na superfície, já que não há atuação de uma bomba “puxando”. Quando escorre, a água cai numa calha preenchida com pedriscos. Quando o nível baixar, basta completar com mais água.

Devido à facilidade de instalação, é possível causar esse efeito até mesmo em piscinas de vinil. Além disso, não é difícil cuidar da limpeza e da manutenção desse tipo de piscina, o que a torna bem popular.

Já a versão mais tradicional e sofisticada conta com uma calha lateral e com um sistema de bombeamento no qual a água transborda, cai na calha, é retida em um cano e direcionada novamente a um reservatório. A água é, então, filtrada e bombeada de volta para a piscina, em um processo contínuo.

Esse modelo é mais complexo de se construir, porque requer uma estrutura especial. Isso faz com que seu custo seja mais alto. Em contrapartida, seu efeito estético é mais bonito, o que faz com que as pessoas aceitem investir um pouco mais.

Quais as vantagens de construir uma piscina com borda infinita?

Embora o investimento inicial seja mais alto e os custos de manutenção sejam mais elevados, construir uma piscina com borda infinita é uma ótima escolha se você busca um projeto diferenciado. Entre as vantagens, podemos citar:

Sensação de luxo e sofisticação

Não há dúvidas de que as piscinas de borda infinita exalam riqueza e sofisticação. Por isso, vale a pena investir nesse tipo de projeto para agregar ainda mais valor a empreendimentos de luxo, por exemplo.

Aparência elegante e moderna

As piscinas com borda infinita são modernas e requintadas, e conferem um toque de elegância a qualquer ambiente. Por isso, combinam perfeitamente com projetos arquitetônicos pautados no bom gosto e no refinamento.

Vista deslumbrante e panorâmica

Locais privilegiados com uma vista bonita se tornam ainda mais agradáveis com uma piscina de borda infinita, já que ela se mescla perfeitamente com a paisagem, criando um lindo cenário de se apreciar.

Piscina com borda infinita no pôr do sol

Como projetar uma piscina com borda infinita

Antes de projetar uma piscina com borda infinita, é importante considerar que ela tem mais componentes que os modelos convencionais e exige um projeto mais complexo. O que a difere, principalmente, é a sua estrutura. Por isso, o valor costuma ser um pouco mais elevado.

Isso acontece porque, para dar o aspecto infinito à borda, é necessário construir uma calha externa, onde a água irá desembocar. Assim, além do material e da mão de obra, devem ser considerados motobombas, tubulações e reservatório para compor o projeto.

Sistema de bombeamento

Um dos principais diferenciais da piscina de borda infinita é o seu sistema de bombeamento. Por meio dele, a água é levada de volta ao interior da piscina. Com isso, o volume da água é constantemente maior do que a piscina comporta, causando o transbordamento pela parede mais baixa. Consequentemente, a água verte sobre essa parede em direção ao reservatório, criando o efeito de borda infinita que atrai tantas pessoas.

Esse sistema, conhecido como vertedouro, exige a utilização de motobombas para que o fluxo de água aconteça da forma recomendada. Normalmente, são equipamentos com potência menor que aqueles necessários em sistemas semelhantes, como os de cascatas. 

Para entender qual seria a ideal, é preciso avaliar e calcular, entre outros fatores, a vazão e a perda de carga decorrente da passagem de água pela tubulação e pelas conexões hidráulicas.

Além disso, é importante entender que há duas possibilidades de se realizar o bombeamento:

  1. A primeira é direto pelo cocho (local onde cai a água que transborda), onde a sucção por meio da motobomba é feita diretamente, encaminhando a água de volta à piscina;
  2. A segunda conta com uma canaleta ou calha, que recolhe a água excedente e a encaminha a um reservatório. Então, ela é redirecionada à piscina.

Em ambos os casos, é necessário que o responsável técnico realize os cálculos para entender qual o melhor tamanho para o cocho, a calha e o reservatório.

Estrutura da piscina

Além do sistema de bombeamento, a estrutura da piscina de borda infinita também é diferente. É preciso construir uma calha para coletar a água que transborda e, nela, instalar um sistema de filtragem capaz de captar a água e a direcionar ao reservatório.

É possível construir piscinas com todas as bordas rebaixadas para causar o efeito de infinitude, ou apenas uma. Existe, inclusive, a possibilidade de rebaixar um pouco uma das bordas de uma piscina já instalada, para transformá-la num modelo de borda infinita.

Outras opções são a construção de bancos submersos, escadas e uma área rasa, estilo prainha, para conversar e relaxar enquanto se toma sol. Esses itens, contudo, devem ser instalados do lado oposto da borda infinita para que as pessoas não saiam da piscina pela borda.

Tipos de revestimento

As piscinas de borda infinita podem ser revestidas com diversos materiais, de acordo com o gosto, o projeto da piscina e o orçamento. Ao escolher, é importante considerar fatores como a facilidade de limpeza e manutenção, o custo-benefício, o efeito visual, entre outros.

Os tipos de revestimento mais usados são:

  • Pastilhas de vidro
  • Porcelana
  • Vinil
  • Cerâmica

Decoração da área externa

As piscinas com borda infinita já são um espetáculo por si só. Para tornar o efeito ainda mais irresistível, a dica é caprichar na decoração!

Você pode construir uma espécie de “prainha” ao redor para disfarçar a calha e deixar a piscina ainda mais bonita, plantas, um revestimento de tom similar ao do piso ou do muro que delimita a área... as possibilidades são tão infinitas quanto as bordas! Além disso, você pode e deve apostar na iluminação para piscina para enriquecer ainda mais o projeto.

Como cuidar de uma piscina com borda infinita?

Da mesma maneira que o projeto de uma piscina de borda infinita é mais complexo, a manutenção também deve ser mais rigorosa. Esse tipo de piscina exige cuidados específicos e redobrados em relação às convencionais.

Por exemplo: as piscinas de borda infinita exigem uma quantidade maior de produtos de limpeza e tratamentos. Isso acontece porque, quando a água cai na calha, há uma considerável perda de cloro, já que a substância evapora facilmente.

Portanto, para manter a água tratada e dentro dos parâmetros necessários, é preciso caprichar mais nas aplicações ou até mesmo investir num gerador de cloro automático. Outro ponto de atenção é a estrutura da piscina. É preciso manter a calha ao redor sempre limpa e com a água distribuída de maneira homogênea.

Banner cuidados com piscina de borda infinita

Considerações de segurança

Além dos cuidados descritos acima, é necessário observar também algumas medidas de segurança para garantir a proteção dos banhistas e a durabilidade da piscina. A primeira delas é um sistema de drenagem seguro.

É preciso também calcular o volume máximo que o reservatório de água pode suportar, assim, ele não estará seco quando a bomba for ativada, o que previne danos ao equipamento. Além disso, a calha deve ter a capacidade adequada para que a água, ao ser direcionada ao reservatório, eleve o nível da piscina de uma forma segura.

Ainda em relação à calha: a largura da parede deve medir cerca de 20 centímetros para evitar que as pessoas saiam da piscina por esse lado, o que não é recomendável, pois pode causar sérios acidentes.

As paredes da piscina de borda infinita também devem ser mais espessas do que as de piscinas convencionais, e a área onde a piscina será construída deve ter, no mínimo, 30 metros quadrados.

Cuide de sua piscina com os produtos da Nautilus

No site da Nautilus, você encontra os produtos e equipamentos necessários para cuidar da limpeza e da manutenção de qualquer tipo de piscina, incluindo os sofisticados modelos de borda infinita! Conheça nossa linha completa de produtos! 

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram