[language-switcher]

Saber como aspirar piscina corretamente é uma habilidade muito útil para quem tem piscina em casa. Afinal, a aspiração é uma etapa importantíssima da limpeza, pois só ela é capaz de remover as partículas dispersas no fundo do tanque, eliminar os resíduos que “escapam” da filtragem e deixar a água pura e cristalina.

Vale lembrar que a limpeza da piscina não é uma questão meramente estética, mas também de saúde, pois um tratamento físico bem feito ajuda a manter a água livre de impurezas e é fundamental para evitar uma série de doenças.

Por isso, produzimos um conteúdo especial sobre esse assunto tão necessário. Neste post, você vai aprender como aspirar piscina como um especialista, com 7 dicas valiosas de nossa equipe! Confira a seguir.

O que é o aspirador de piscina?

O aspirador de piscina é um item que não pode faltar num bom kit de limpeza. Trata-se de um equipamento capaz de aspirar as partículas que se acumulam no fundo da piscina e que não são retidas pelo filtro, como areia, fios de cabelo, terra, folhas e até insetos mortos.

É importante retirar essa sujeira para evitar a proliferação de fungos e bactérias na água, pois, além de deixar a piscina com um aspecto feio e turvo, esses micro-organismos prejudicam a saúde dos banhistas.

Tipos de aspiradores de piscina

Existem vários modelos de aspirador de piscina no mercado. Os aspiradores manuais são aqueles acoplados a uma mangueira flutuante e conectados ao sistema de filtração da piscina. A aspiração se dá por meio de movimentos manuais e demandam um certo esforço.  

A principal vantagem desse tipo de aspirador é o custo-benefício, já que são equipamentos mais baratos e, ainda assim, muito eficientes. Além disso, os aspiradores manuais podem ser usados em qualquer tipo de revestimento.  

Para quem não quer ter trabalho, existem também os aspiradores automáticos, uma espécie de robô para piscina capaz de aspirar o fundo do tanque automaticamente, que trabalha em conjunto com a motobomba.

Outra opção é o aspirador de piscina hidráulico, que atua de modo parecido com o funcionamento dos aspiradores manuais, mas não demanda um esforço físico tão grande para aspirar porque seu deslocamento no tanque se dá por meio da própria movimentação da água. 

Quais as diferenças entre aspirador “asa delta” e o de 8 rodas?

O aspirador do tipo “asa delta” da Nautilus é produzido com bordas e escova de plástico. Ao mesmo tempo que aspira o fundo da piscina, esse aspirador permite que a escova faça uma limpeza mais eficiente. 

Já o aspirador de 8 rodas é feito com bordas e rodas em plástico. Ao aspirar o fundo da piscina com o sistema de esfera do equipamento, ocorre uma movimentação mais fácil na água, o que faz com que as sujeiras em locais mais difíceis sejam eliminadas.

Como aspirar piscina?

Existem duas maneiras de aspirar a piscina: filtrando e drenando. Basicamente, a diferença entre esses dois métodos está na possibilidade de aproveitar a água do tanque ou descartá-la no esgoto. Vamos aprender como aspirar piscina dessas duas formas:

Como aspirar piscina drenando

Antes de tudo, é importante deixar claro que aspirar a piscina drenando não é a alternativa mais sustentável, já que, com esse método, a água aspirada não volta para o tanque: ela é lançada diretamente no esgoto e a piscina precisará ser preenchida novamente.

Essa maneira de aspiração é mais indicada quando a piscina está com a água muito suja ou quando a sujeira acumulada é muito fina e não pode ser retida pelo filtro. Outra situação em que se recomenda aspirar a piscina drenando é quando a decantação foi feita com sulfato de alumínio, já que essa substância não pode passar pelo elemento filtrante.

Tendo dito isso, vamos entender como aspirar piscina drenando! Nesse caso, é preciso fechar os registros do ralo de fundo, do skimmer, do bocal de aspiração e de acessórios como hidromassagem e cascata, se houver. Os registros de retorno e do esgoto devem permanecer abertos e a alavanca do filtro deve estar na posição “drenar”.

Fazendo isso, a água será aspirada, chegará ao filtro, mas não alcançará o elemento filtrante. Em vez disso, ela será descartada diretamente na tubulação do esgoto.

Vale lembrar que, ao aspirar a piscina drenando a água, é preciso ser ágil na aspiração para evitar jogar muita água fora. Por isso, o processo deve ser realizado com precisão, mas de forma rápida.

Como aspirar piscina filtrando

Aspirar a piscina filtrando é o método mais ecológico e sustentável, já que não há desperdício. Nesse caso, a água é aspirada ao filtro e retorna limpinha para o tanque, sem necessidade de encher a piscina novamente.

Nesse método, deve-se manter as posições dos registros na casa de máquinas da maneira como elas normalmente ficam, mas cuidando para que a sucção da água seja feita pela tubulação de aspiração e não pela do ralo de fundo.

Assim, os registros do ralo de fundo, do skimmer, da hidromassagem, da cascata e do esgoto devem ser mantidos fechados, enquanto os registros de retorno e do bocal de aspiração permanecem abertos. Além disso, é importante que a alavanca do filtro esteja na posição “filtrar”.

Feitos todos esses ajustes, basta ligar a motobomba e começar a aspirar, para que a água passe pelo equipamento e percorra todo o trajeto até o filtro. Ao chegar lá, ela atravessará o elemento filtrante e voltará ao tanque, já livre das impurezas.

Ao aspirar a piscina filtrando, é importante agir com calma e sem movimentos bruscos. A pressa, nesse caso, é sua inimiga, já que movimentos rápidos demais podem fazer com que a sujeira decantada suba e se misture novamente à água, gerando retrabalho.

DicaPiscina: como cuidar bem e garantir o lazer de toda a família

Qual a periodicidade ideal para aspirar piscina?

Não existe uma resposta fixa para a frequência ideal da aspiração da piscina, já que a periodicidade depende de fatores como o volume do tanque, as condições do lugar onde a piscina está instalada e a intensidade de uso.

O ideal é realizar a aspiração quando houver partículas de sujeira depositadas nos cantos ou quando o fundo do tanque parecer sujo e apresentar uma coloração diferente do usual

Em geral, a recomendação é de aspirar a piscina pelo menos uma vez por semana.

quando aspirar a piscina?

7 dicas de como aspirar piscina corretamente

Realize a limpeza externa antes de começar a aspiração

Antes de mais nada, limpe toda a área externa da piscina antes de começar a aspirar o fundo. Isso é importante para evitar que a sujeira do lado de fora caia na piscina e prejudique todo o seu trabalho.

Utilize o cabo telescópico na hora de aspirar

Ao usar um aspirador de piscina manual, é importante conectá-lo a um cabo telescópico. Esse acessório ajuda a alcançar com facilidade todos os cantos da piscina e facilita a limpeza.

Retire completamente o ar da mangueira

Antes de ligar o motor e começar a aspirar a piscina, é necessário remover todo o ar retido na mangueira, já que algumas motobombas não conseguem sugar o ar, somente a água. Lembre-se também de posicionar o aspirador de piscina, já conectado ao cabo telescópico, no fundo do tanque antes de iniciar.

Aspire a piscina na velocidade certa

A velocidade é um ponto crucial para uma aspiração perfeita! Ao aspirar a piscina filtrando, é preciso agir lentamente e com muita calma, evitando movimentos bruscos para que as partículas se dispersem na água.

Já se a opção for de aspirar a piscina drenando, é possível trabalhar com mais rapidez para evitar descartar um volume de água maior do que o necessário.

Atenção ao remover a mangueira

Às vezes, parte dos resíduos aspirados fica presa dentro da mangueira. Por isso, é importante desconectar a mangueira do aspirador com muito cuidado para evitar que a sujeira caia novamente na água e faça com que você tenha que recomeçar do zero.

Cuidado com os cantos da piscina na hora de aspirar

Preste atenção ao aspirar os cantos da piscina. Esse é considerado um ponto crítico da limpeza, pois a sujeira tende a se acumular em maior quantidade nessa área. Por isso, foco total nos cantinhos!

Utilize um robô aspirador

Caso você não queira se preocupar com tantos detalhes e prefira investir em mais praticidade, uma opção é usar o robô aspirador. Esse equipamento faz todo o serviço sozinho, de forma automática, e é bem fácil de se operar.

No site da Nautilus, você encontra a linha de robôs para piscina Aspira Max®, desenvolvida especialmente para agregar mais praticidade e economia ao processo de limpeza e manutenção de piscinas! São quatro modelos exclusivos, fabricados com tecnologia de ponta e compatíveis com qualquer tipo de revestimento.

Conte com a Nautilus para aprimorar os cuidados com sua piscina

Pronto! Você aprendeu como aspirar piscina corretamente e já pode colocar seus conhecimentos em prática. Para isso, você pode contar com os produtos e equipamentos da Nautilus.

A Nautilus conta com uma linha completa voltada para o tratamento e a limpeza de piscinas. Fornecemos aspiradores manuais com ou sem cerdas, para todos os tipos e tamanhos de piscina. Também oferecemos uma série de acessórios que simplificam o processo e poupam tempo.

Além disso, nossa linha de robôs aspiradores Aspira Max® é a escolha perfeita para quem quer mais praticidade e agilidade na hora de aspirar a piscina. Sua função é aspirar o fundo e as paredes do tanque automaticamente, sem ruídos nem desperdício de água.

Se você já sabe como aspirar piscina, mas necessita de uma ajuda extra para escolher os equipamentos e acessórios ideais porque não lembra o volume de sua piscina, não tem problema. Basta baixar o app Nautilus Dimensiona que ele auxilia a calcular as dimensões do tanque e a encontrar os produtos perfeitos!

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.