logo

Para que serve a cerca para piscina?

Quando se pensa em piscina, a primeira coisa que vem à cabeça é diversão. Porém, para aproveitar os momentos de lazer sem riscos, é importante adotar algumas medidas de segurança, como a iluminação para piscina e a escada para piscina. Neste post, vamos apresentar outro acessório indispensável: a cerca para piscina!

O que é a cerca para piscina?

A cerca para piscina é uma barreira de proteção, resistente, sólida e com altura suficiente para impedir o acesso de crianças e animais de estimação à piscina quando não houver um adulto responsável monitorando e evitar que caiam na água.

Em geral, as cercas para piscina costumam ser transparentes, para não bloquearem a vista dos banhistas. Mas existem cercas de vários modelos, formatos e materiais, tanto fixas como removíveis.  

Para que serve a cerca para piscina?

A cerca para piscina é uma barreira física que serve para limitar o acesso à piscina e evitar acidentes com crianças pequenas, cachorros, gatos, idosos ou até adultos que não saibam nadar.

Instalar uma cerca de proteção torna o uso da piscina mais seguro, prevenindo contra o perigo de quedas ou escorregões e de outros incidentes indesejáveis. Esse cuidado traz mais comodidade aos banhos de piscina, sem comprometer o aspecto estético do ambiente.

Por que é importante instalar a cerca para piscina?

Quem tem crianças em casa sabe que não dá para descuidar um só minuto. Curiosas e hiperativas, elas estão sempre procurando uma novidade e inventando brincadeiras. E é claro que a piscina chama muito a atenção, principalmente em dias muito quentes. O problema é que, sem o devido cuidado, a diversão pode se transformar em tragédia.

Crianças pequenas não têm altura nem discernimento para brincarem na piscina sem monitoramento. Deixá-las sozinhas com livre acesso à água pode acarretar acidentes, como quedas, ferimentos ou, pior ainda, afogamentos! 

Só para você ter uma ideia, afogamentos são a segunda maior causa de morte de crianças, e muitas vezes eles acontecem em pleno ambiente doméstico. Por isso, todo cuidado é pouco.

E não são só as crianças que estão sujeitas a esse tipo de acidente. Animais domésticos, como gatos e cachorros, e até idosos estão vulneráveis a quedas na água, que podem causar muitos estragos.

Até os adultos estão em risco

Mesmo as pessoas adultas podem se acidentar na piscina, sobretudo se não souberem nadar e o tanque for fundo, ou, pior ainda, se tiverem consumido bebida alcóolica, que compromete os reflexos. Em festas, esse tipo de ocorrência é ainda mais frequente, já que é difícil ficar de olho em tudo o que acontece ao redor da piscina.

Por todos esses motivos, instalar uma cerca para piscina garante a segurança dos frequentadores e traz mais tranquilidade à confraternização, já que é efetiva para evitar acidentes e outros imprevistos.

Quais os tipos de cerca para piscina?

Existem diversos tipos de cerca para piscina, de acordo com o tamanho da área a ser protegida, do projeto arquitetônico e das especificidades físicas do espaço. Elas podem ser de tela, vidro, acrílico, madeira, alumínio ou ferro, dependendo da preferência do proprietário.

O importante é que o material usado seja resistente e que a altura seja suficiente para restringir o acesso (o ideal é entre 1m e 1,5m). Materiais como arames farpados não são recomendados, porque as crianças ou os animais domésticos podem se machucar seriamente ao tentar passar.

Uma opção para quem gosta de um toque bucólico na área de lazer é usar uma cerca viva. Grades e muros também são uma possibilidade, mas têm a desvantagem de prejudicar o campo de visão dos banhistas e “pesar” muito na decoração.

As cercas para piscina podem ser fixas ou removíveis, como veremos a seguir.

Fixa

As cercas fixas são incorporadas à área da piscina, por assim dizer. Elas são fixadas e seu uso é permanente, já que não podem ser retiradas quando a piscina estiver ociosa. Em geral, a instalação desse tipo de cerca para piscina requer obras mais complexas e demoradas.

Quem opta pela cerca para piscina fixa costuma dar preferência a cercas de tela soldada com revestimento de PVC, devido à resistência. Já quem privilegia o aspecto estético pode preferir divisórias de acrílico ou de vidro no entorno da piscina. Essa solução é bonita e moderna, mas também mais cara e de manutenção mais trabalhosa.

Removível

Já as cercas removíveis são ideais para quem deseja uma solução temporária e de instalação mais simples. Em geral, só é preciso fazer obra no terreno para instalar os postes que sustentarão a estrutura da cerca.

Normalmente, as cercas para piscina removíveis são fabricadas em telas com revestimento de PVC, um material leve, maleável, transparente e resistente o bastante para cumprir seu papel de limitar o acesso à piscina.

Como funciona a cerca para piscina?

A escolha entre a cerca para piscina fixa ou removível depende de vários fatores. Mas, independentemente do tipo de cerca selecionado, é importante que ela seja fabricada em material de boa qualidade e instalada por empresas especializadas. Isso garante a durabilidade do produto e também sua segurança. 

Portanto, pesquise bem antes de comprar e escolha uma empresa de boa reputação, que ofereça a instalação e todo o suporte necessário, bem como assistência técnica.

Como é feita a instalação da cerca para piscina?

Antes de adquirir sua cerca para piscina junto a uma empresa especializada, é importante delimitar o espaço onde o acessório será instalado. Para que a instalação seja feita com sucesso, é necessário analisar o terreno da piscina, avaliar o solo e o relevo, o espaço disponível para a circulação, entre outros aspectos.

De modo geral, as empresas que fornecem e instalam cercas para piscina estão aptas a fazerem esse estudo e escolher a melhor maneira de cercar a área. A cerca para piscina é normalmente feita sob medida e instalada de modo a circundar todo o diâmetro da área da piscina, para evitar que o local seja acessado indevidamente por crianças ou animais domésticos, por exemplo.

Cercas fixas de madeira, ferro, alumínio, vidro ou acrílico exigem obras no terreno. Já as cercas removíveis em tela de PVC são mais fáceis de instalar, pois só é preciso perfurar o terreno para inserir os postes de sustentação da cerca.

Encontre os melhores acessórios para piscina no site da Nautilus

Agora que você conhece a importância da cerca da piscina para a segurança e sabe como escolher o acessório ideal, que tal lembrar também dos outros cuidados necessários? 

Renove seu estoque de produtos e equipamentos para limpar e tratar a piscina com a Nautilus. Nossa linha completa está disponível para manter sua piscina sempre limpa e bem cuidada!

 

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram