logo

5 maneiras de usar o LED para piscina

A iluminação da piscina é um assunto fascinante e de extrema importância! Afinal, além de deixar a área da piscina mais bonita e chamativa, uma boa iluminação contribui para um ambiente mais seguro, já que evita quedas, tropeções e outros incidentes causados pela baixa visibilidade. O LED para piscina é a opção perfeita, pois alia a beleza à segurança!

Você sabe como funciona esse tipo de iluminação e quais são as vantagens de adotá-la em sua área de lazer? Neste post, esclarecemos as principais dúvidas sobre o LED para piscina e apresentamos 5 maneiras criativas e interessantes de usá-lo!

Qual a diferença entre LED para piscina e o LED convencional?

Engana-se quem pensa que qualquer luz LED pode ser usada na iluminação da piscina! Existem luzes LED específicas para o uso subaquático, e elas são diferentes do LED tradicional.

Os LEDs próprios para o uso em piscinas são desenvolvidos especialmente para essa finalidade e estão adaptados para a instalação na estrutura da piscina. Luminárias de LED para piscina passam por testes rigorosos que comprovam sua segurança embaixo d’água.

Inclusive, na hora de comprar os refletores, é preciso verificar se a empresa conta com certificação de Segurança Elétrica IPX8 para uso submerso, como é o caso de todos os refletores LED desenvolvidos pela Nautilus.

Já o LED convencional não tem todo esse rigor. Trata-se de refletores que não foram pensados para o uso subaquático, não passaram por testes dessa natureza e, portanto, não são seguros para usar na piscina, podendo levar a incidentes.

Quais as vantagens de usar o LED para piscina?

Segurança

Um dos principais motivos para se investir em LED para piscina é a segurança dos banhistas, sobretudo no uso noturno. A baixa luminosidade pode causar acidentes dentro ou à beira da piscina. Uma iluminação adequada, por outro lado, proporciona um uso mais seguro e evita que os frequentadores se machuquem.

E se você está pensando que água não combina com eletricidade, não se preocupe: como o circuito é de baixa tensão e as lâmpadas de LED não emitem calor, também não existe o perigo de curto ou pane elétrica.

Beleza

Não dá para negar que a estética é outra ótima razão para a instalação de LED para piscina. Dependendo do modelo escolhido, dá para brincar com as cores à vontade e mudar o estilo de acordo com seu humor, com o clima ou com a decoração do ambiente.

As luzes LED são versáteis e permitem fazer combinações incríveis, gerando um efeito visual surpreendente e dando uma cara nova para a área da piscina. Em eventos ou festas noturnas, o show de luzes fica ainda mais atraente.

Economia

As luzes de LED para piscina também são muito mais econômicas do que outros tipos de lâmpadas. Mesmo o investimento inicial sendo um pouco mais alto, o valor compensa e logo se paga. Afinal, o LED consome bem menos energia elétrica e isso se reflete em uma conta de luz mais barata.

Além disso, o LED para piscina quase não precisa de manutenção e apresenta uma durabilidade bem alta. A título de comparação, enquanto as lâmpadas de halogênio duram no máximo 25 mil horas, a vida útil do LED pode alcançar quase o dobro disso!

Sustentabilidade

Por causa do baixo consumo de energia e da alta durabilidade, as luzes de LED para piscina são uma alternativa mais sustentável para a iluminação. Elas também são de fácil descarte e podem ser recicladas, causando menos impacto ao meio ambiente.

 

vale a pena comprar led para piscina

Como funciona a iluminação com LED para piscina?

O LED para piscina é um componente eletrônico emissor de luz, capaz de produzir a luminosidade com um consumo de energia elétrica bem mais baixo do que lâmpadas de outros materiais.

Ao contrário do que ocorre com lâmpadas incandescentes, que geram a luz por meio do aquecimento de filamentos, o LED ilumina a partir da movimentação de uma corrente elétrica num material sólido. 

Os refletores LED para piscina podem ser monocromáticos ou RGB (multicoloridos). Os monocromáticos estão disponíveis em apenas duas opções de cores, branco ou azul. Já os LEDs RGB são capazes de gerar inúmeras combinações de cores e são perfeitos para quem quer um efeito colorido e atraente!

Principais tipos de LED para piscina

Refletor LED SMD

A tecnologia SMD possibilita alcançar uma enorme quantidade de tons e efeitos e conta com uma alta definição. Os emissores de luz desse tipo de refletor conseguem atingir praticamente qualquer cor, ao contrário do que acontece com outros tipos de LEDs que oferecem uma quantidade limitada de tonalidades.

Se o objetivo não for variar muito nas combinações de cores, também há refletores LED SMD monocromáticos que oferecem alta luminosidade.

A Nautilus desenvolve refletores LED SMD com potências variadas e diversos tamanhos e tipos de encaixe. Com certeza há um modelo perfeito para a sua piscina!

Refletor LED ABS

Outra opção é o LED com tecnologia ABS, que funciona como uma luminária, só que própria para o uso na piscina. Ele oferece uma gama de cores pré-definidas e precisa de um módulo de controle para funcionar, que é vendido separadamente.

A Nautilus também tem em sua linha de iluminação uma série de modelos de refletores ABS, disponíveis para várias dimensões de piscinas e tipos de encaixe. A potência do refletor deve variar conforme o tamanho do tanque, para proporcionar uma iluminação eficiente.

Maneiras de usar o LED para piscina

LED na parede lateral da piscina

Uma maneira simples, eficiente e bonita de iluminar a piscina é simplesmente instalar refletores LED nas paredes laterais da piscina. Assim, a luz vai se refletir na água e conferir um toque de charme ao ambiente, sobretudo à noite.

Cascata LED para piscina

Outro jeito bacana de usar LED na piscina é investir em uma cascata iluminada! Esse acessório reproduz uma queda d’água (com direito a barulhinho de água corrente e tudo!) e gera um efeito visual muito bonito. Para incrementar ainda mais, é possível instalar um modelo de cascata com luzes LED e arrasar na decoração da área da piscina!

Combinações monocromáticas

O LED para piscina do tipo monocromático é vendido nas cores azul e branca. Com essas opções, dá para criar combinações sóbrias e bonitas e produzir um belo efeito. Por exemplo, as luzes brancas ficam um charme em piscinas com revestimento de cor escura, como o preto ou até mesmo o azul-marinho. Já as luzes azuis podem ser combinadas com um tom mais claro ou mais escuro da mesma cor, dando um ar de elegância.

No site da Nautilus, você encontra várias opções de LEDs monocromáticos nos tons azul, branco frio e branco quente, que estão disponíveis para diversos modelos e dimensões de piscinas. 

Além disso, temos o módulo amplificador e o módulo controlador compatíveis com refletores monocromáticos, além de controle remoto para facilitar sua vida.

Efeitos de cor

Para quem não abre mão de uma explosão de cores, o LED para piscina RGB é a melhor opção. Com esse tipo de refletor LED, é possível criar vários efeitos multicoloridos e soltar a criatividade nas combinações. Assim, você nunca vai enjoar da aparência da sua piscina, pois é fácil e prático mudar as cores das luzes usando um simples controle remoto.

Em nosso site, estão disponíveis diversos modelos de LED para piscina RGB, compatíveis com os mais variados modelos e tamanhos de piscinas. Também oferecemos o módulo amplificador RGB e o módulo controlador RGB para uma experiência completa.

Escada iluminada

Por fim, uma opção bem interessante é instalar as luzes de LED na escada da piscina. Além de a iluminação subaquática gerar um efeito muito atrativo, instalar luzes nos degraus também contribui para a segurança dos banhistas ao entrar ou sair da piscina. Inclusive, existem modelos de escadas que já vem com LEDs acoplados de fábrica.

Invista nos refletores LED para piscina da Nautilus

Como vimos neste post, o LED para piscina é uma opção de iluminação segura, prática, econômica, sustentável e bonita. Graças à sua versatilidade, as luzes LED se adaptam a diversos projetos e combinações de cores. É possível dar asas à imaginação e criar efeitos incríveis!

A Nautilus conta com uma linha completa de refletores LED monocromáticos e RGB capazes de atender diferentes tipos e dimensões de piscina. Nossa linha de iluminação de refletores LED SMD e Super LED é eficiente e versátil: com tantos modelos e efeitos, com certeza existem um perfeito para a sua necessidade!

Além disso, também contamos com acessórios exclusivos de iluminação para piscina, como controles remotos para usar com refletores monocromáticos ou RGB, módulo amplificador e módulo controlador, tudo para proporcionar uma experiência mais completa!  

E se, por acaso, você tiver dúvida sobre os produtos e acessórios ideais para a sua piscina, não tem problema! É só baixar o aplicativo da Nautilus, disponível para Android e iOS, que ele ajuda a dimensionar sua piscina e encontrar os equipamentos mais adequados a ela. Visite nosso site e confira essa e outras novidades! 

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram