logo

Sal para piscina? Descubra mais sobre esse recurso

Quando se pensa em água salgada, a primeira imagem que vem à mente é aquele mar cintilante, com quilômetros e quilômetros de oceano a se perder de vista. Mas o sal para piscina também é uma realidade, embora muitas pessoas desconheçam esse recurso! 

É que o sal é a principal matéria-prima para que ocorra a desinfecção da água através de um gerador de cloro, técnica que vem se destacando devido à praticidade. Quer saber como acontece esse processo e quais são as vantagens de usar o sal para piscina para realizar o tratamento da água? Neste post, a gente explica!

O que é sal para piscina?

O sal para piscina é um sal especial próprio para realizar o processo de eletrólise, ou seja, a decomposição do sal em cloro para desinfetar a água e mantê-la segura para o banho. Esse processo é feito pelos geradores de cloro, criados para produzir automaticamente o cloro e nivelar a concentração do composto na água.

A Nautilus tem em sua linha o sal para piscina, especificamente desenvolvido para o uso conjunto com nossos geradores de cloro. O produto é disponibilizado em sacos de 25kg e já vem pronto para usar. Além disso, é limpo e sem adição de iodo, o que o torna próprio para utilização em piscinas.

E não se preocupe: a concentração do produto na água da piscina é baixa, cerca de dez vezes menor que na água do mar. Isso equivale a apenas uma lágrima! Ou seja, dá para usar sem medo e com a garantia de promover o melhor tratamento químico da piscina.

Quais as vantagens de fazer o tratamento da água com sal para piscina?

Elimina a necessidade de manusear o cloro in natura

Usando o tratamento com sal para piscina, não é necessário manusear o cloro para aplicá-lo na água, já que o gerador de cloro se encarrega de todo o serviço.  

É ecologicamente sustentável

Como o sal para piscina é um mineral natural, seu uso não polui o meio ambiente, não gera resíduos tóxicos e ainda evita a utilização de produtos químicos.

O tratamento é automático

Ao usar o sal para piscina em conjunto com um gerador de cloro, o tratamento da água é automático. É só fazer a instalação do equipamento na casa de máquinas, adicionar o sal à água e ligar o aparelho para usufruir de um tratamento químico seguro e prático.

Facilidade na manutenção

Como tudo é feito automaticamente e sua única tarefa é cuidar da reposição do sal para piscina de tempos em tempos, a manutenção se torna mais simples e rápida. Assim, você ganha mais tempo para aproveitar a piscina sem ter que se preocupar com o tratamento químico! 

Seguro e confiável

O tratamento químico usando sal para piscina é totalmente seguro e não prejudica os banhistas. Não deixa a água salgada, não irrita a pele, os olhos ou as mucosas e nem mancha os cabelos ou as roupas de banho.

Os cuidados são simples

É claro que existem algumas precauções a serem tomadas ao realizar o tratamento da água com gerador de cloro e sal para piscina. É importante aplicar o sal especial na quantidade recomendada pelo fabricante, seguir o manual de instruções e ficar de olho quanto à reposição do sal.

O tratamento é feito na medida certa

É sabido que a aplicação do cloro deve ser na medida certa: quando em excesso, ele pode ser prejudicial e, quando em baixa concentração, é insuficiente para ter ação desinfetante e oxidante de forma efetiva. Ao optar pelo gerador de cloro usando sal para piscina, não há o risco de errar na dose!

Leia tambémInformações definitivas sobre o cloro na piscina e como tratá-la de um jeito fácil

Como funciona o sal para piscina?

Antes de explicar como funciona o sal para piscina e como ele é utilizado no tratamento químico da água, convém relembrar o que é um gerador de cloro automático e qual é a sua utilidade nos cuidados para piscina.

Os geradores de cloro são equipamentos especialmente desenvolvidos para gerar cloro de forma automática a partir de um processo de eletrólise. Em outras palavras, o aparelho é instalado na casa de máquinas e utiliza o sal especial previamente adicionado à água para produzir o cloro que efetuará a desinfecção da piscina, livrando-a de qualquer micro-organismo.  

A ideia é aprimorar e agilizar o tratamento químico da piscina, poupando tempo e dinheiro. Afinal, apesar do investimento inicial, esse tipo de aparelho tem um sistema inteligente capaz de medir a concentração de cloro livre dentro da água e mantê-la em equilíbrio.

O processo todo é bem simples: o equipamento gerador de cloro contém uma caixa de comando e uma célula eletrolítica, e atua gerando cloro a partir de processos de eletrólise, que consistem numa separação das moléculas de sal.

Assim, basta adicionar sal para piscina à água, na proporção de 4 gramas a cada litro. Nesse momento, é importante saber o volume de sua piscina! Caso você não saiba ou não se lembre, a nossa dica é baixar o app Nautilus Dimensiona, que ajuda a realizar o cálculo.

Após o sal para piscina se dissolver completamente na água, ocorre a aplicação de uma corrente elétrica na célula de eletrólise do gerador, visando a transformar o sal em cloro. Quando isso ocorre, o cloro resultante da operação atua na eliminação de fungos e bactérias. 

Quando a desinfecção é concluída, o processo de eletrólise é suspenso automaticamente. Assim, evita-se a superdosagem da substância e previne-se a formação das cloraminas que causam irritação e coceiras na pele dos banhistas. 

A concentração de sal para piscina na água é constante: basta fazer a reposição de tempos em tempos quando o grau de salinidade ficar baixo demais. Mas não se preocupe: o gerador de cloro tem uma tecnologia capaz de identificar a baixa concentração e alertar para a necessidade da reposição.

Leia também4 razões para adotar o tratamento automatizado de cloro na sua piscina

Como e quando é feito o abastecimento do sal para piscina?

Conforme adiantamos, o gerador de cloro avisa quando a concentração de sal para piscina está baixa e é preciso repor. Como o processo eletrolítico é pausado tão logo a quantidade de cloro livre na água atinge os parâmetros de normalidade, é simples e prático manter em dia o tratamento químico e a limpeza da água.

Em geral, a frequência da reposição do sal especial pode variar de acordo com alguns fatores como, por exemplo, a intensidade e o tipo de uso da piscina e a perda de água devido às lavagens de filtro ou a chuvas. Em geral, ela pode ser feita uma vez a cada dois ou três meses, mas o ideal é seguir as recomendações do fabricante.

Conheça o novo Gerador de Cloro da Nautilus

Agora que você já está por dentro do tratamento químico usando sal para piscina, que tal conhecer melhor os novos geradores de cloro EasyClor® Pro e EasyClor® Home da Nautilus?

Além de automatizar a produção de cloro e tornar a desinfecção mais prática e eficiente, o EasyClor® Pro e EasyClor® Home tem outras facilidades: ele oferece proteção contra o excesso ou a falta de sal especial na água, elimina o excesso de cloraminas e ainda impede a proliferação de algas, evitando aquela coloração esverdeada na piscina.

Os geradores de cloro EasyClor® estão disponíveis para piscinas de uso residencial e coletivo, e são a solução que faltava para revolucionar os cuidados com a piscina! Clique e conheça essa inovação!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram