O inverno está chegando e com ele, aquele friozinho gostoso, bem típico dessa época. Pra quem quer continuar aproveitando a piscina o ano inteiro, é bom tomar alguns cuidados específicos para esta estação. Lembrando que a manutenção e aplicação dos produtos para piscina devem ocorrer sempre.

Claro que, normalmente, utiliza-se menos essa área de lazer durante o frio, mas isso não significa que deva ser abandonada completamente. Sem falar nas piscinas aquecidas, que além de proporcionar diversão, pode também relaxar e desestressar.

Sendo sua piscina aquecida ou não, o tratamento da água é imprescindível em todas as épocas do ano. Então conheça os principais problemas que ocorrem nos meses de junho à setembro, os produtos para piscina adequados e evite prováveis transtornos para você e sua família.

Como evitar riscos para sua piscina no inverno

Manter a piscina cheia

A primeira coisa que você deve saber é que não precisa esvaziá-la, achando que assim não terá trabalho. Piscinas vazias podem se danificar, a depender do material que as reveste. Podem rachar ou trincar, desnivelar, ocorrer deslocamento de azulejos e até acidentes.

Controlar pH e alcalinidade

As piscinas precisam manter um padrão de pH entre 7,2 e 7,6 e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm (partes por milhão). Então, mesmo que neste período varie menos, ainda é necessário medi-los e aplicar os produtos para piscina indicados, no caso de estarem não conformes.

Evitar água parada

Outra medida essencial é não deixar a água parada. Por conta de ter seu uso mais espaçado, é natural, às vezes, se esquecer de filtrar ou recircular a água da sua piscina, o que é um erro grave. Para te ajudar nesse processo, utilize produtos para piscina automatizados, eles são excelentes aliados.

O risco de dengue é iminente e sabemos que o mosquito transmissor adora água parada. Além de juntar impurezas e sujeira, pode ainda trazer doenças para os banhistas. Com a saúde não se brinca.

Fazer manutenção e tratamento com frequência

Mantenha o tratamento da sua piscina em dia para impedir a proliferação de microrganismos, eles podem tornar sua água verde. Isso é causado pela alta concentração de algas na água e pode ser prejudicial à saúde.

Principais cuidados e produtos para piscina

Filtre diariamente sua piscina, mesmo que não a utilize todos os dias. Uma forma de agilizar esse fluxo é através de equipamentos como gerador de cloro, ele atua gerando cloro através do sal adicionado na água. E o mais importante, não deixa resíduo e é ecologicamente correto.

Outra é o ozonizador, ele vai produzir o cloro a partir do oxigênio presente no local. Um poderoso antioxidante elimina fungos, bactérias, vírus e protozoários. E o melhor, também não deixa resíduos, além de garantir uma água pura e limpa.

Lembre-se de aspirar e escovar bordas e fundo da piscina, ajuda a prevenir o acúmulo de impurezas. Faça constantemente junto com o uso da rede para recolher folhas e sujeiras que estejam na superfície.

Escolha os produtos para piscina de acordo com volume e tamanho, isso pode fazer toda diferença.

Como aquecer minha piscina?

Como a ideia é preparar sua piscina para o inverno, nada melhor que ela esteja aquecida, além de limpa e tratada. Existem algumas maneiras de realizar esse processo, o mais seguro é através de bombas de calor que possuam isolamento elétrico, pois evitam choques. A linha AquaHot Black Edition da Nautilus alia segurança, economia e tecnologia e é o único do mercado que possui esse isolamento.

Pode ser utilizado em qualquer tipo de piscina e também é compatível com qualquer tratamento químico utilizado. Quando a água atinge a temperatura desejada, a bomba desliga sozinha, mantendo sempre em um nível agradável para o banho.

Na hora de tratar a água, tome todas as precauções e siga o procedimento de forma correta. Para evitar a criação de algas e bactérias, dobre o controle de pH e alcalinidade. Quanto à filtração, não se preocupe, pois com a automação, o equipamento faz todo trabalho.

Agora que você já sabe o que fazer para manter sua piscina pronta para ser utilizada na estação mais fria do ano, é só aproveitar. Convide a família e amigos e apenas relaxe.

[widget id=”media_image-17″]

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.