logo

Piscina no inverno: quais os riscos e como preveni-los?

O inverno está chegando e com ele, aquele friozinho gostoso, bem típico dessa época. Pra quem quer continuar aproveitando a piscina o ano inteiro, é bom tomar alguns cuidados específicos para esta estação. Lembrando que a manutenção e aplicação dos produtos para piscina devem ocorrer sempre.

Claro que, normalmente, utiliza-se menos essa área de lazer durante o frio, mas isso não significa que deva ser abandonada completamente. Sem falar nas piscinas aquecidas, que além de proporcionar diversão, pode também relaxar e desestressar.

Sendo sua piscina aquecida ou não, o tratamento da água é imprescindível em todas as épocas do ano. Então conheça os principais problemas que ocorrem nos meses de junho à setembro, os produtos para piscina adequados e evite prováveis transtornos para você e sua família.

Quais os riscos de utilizar a piscina no inverno?

Usar a piscina no inverno sem o tratamento devido pode acarretar riscos para os banhistas. Muitas vezes, dá aquela preguiça de limpar a piscina, aplicar cloro e manter o tratamento da água em dia quando está frio. Mas isso é um erro, pois prejudica a qualidade da água e pode levar à contaminação por micro-organismos, com sérias consequências para a saúde.

Nadar em piscinas sujas ou com um tratamento químico ineficiente pode causar problemas como dermatite, otite, coceira e irritação nos olhos e mucosas, diarreia, contaminação por fungos, entre outras mazelas.

Como evitar riscos para sua piscina no inverno

Não precisa se assustar com os riscos que listamos acima. Todos eles são perfeitamente possíveis de se evitar, tomando algumas precauções. Confira algumas atitudes para usar a piscina no inverno sem medo!

Mantenha a piscina cheia

A primeira coisa que você deve saber é que não precisa esvaziar a piscina nas épocas mais ociosas, achando que assim terá menos trabalho. Pelo contrário, piscinas vazias podem se danificar, a depender do material que as reveste. Por exemplo, elas podem rachar ou trincar, se desnivelar, sofrer deslocamento de azulejos e até causar acidentes por pessoas ou animais caindo no tanque.

Controle o pH e a alcalinidade

As piscinas precisam manter um padrão de pH entre 7,2 e 7,6 e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm (partes por milhão). Então, mesmo que neste período varie menos, ainda é necessário medi-los e aplicar os produtos para piscina indicados, no caso de estarem não conformes.

Evite água parada

Outra medida essencial é não deixar a água parada. Por conta de ter seu uso mais espaçado, é natural, às vezes, se esquecer de filtrar ou recircular a água da sua piscina, o que é um erro grave. Para te ajudar nesse processo, utilize produtos para piscina automatizados, eles são excelentes aliados.

O risco de dengue é iminente e sabemos que o mosquito transmissor adora água parada. Além de juntar impurezas e sujeira, pode ainda trazer doenças para os banhistas. Com a saúde não se brinca.

Faça manutenção e tratamento com frequência

Mantenha o tratamento da sua piscina em dia para impedir a proliferação de microrganismos e algas, que podem causar contaminação e deixar a água verde. Descuidar do tratamento químico e da limpeza pode ser prejudicial à saúde, e o ideal é que os cuidados sejam cumpridos à risca, mesmo com o uso menos frequente da piscina no inverno.

Para facilitar sua vida, você pode optar pelo uso de um gerador de cloro automático, que ajuda a manter os parâmetros de cloro livre na água sempre equilibrados, e um robô aspirador que realize a aspiração da piscina sozinho. É sobre soluções como essas que falaremos a seguir.

Principais equipamentos e produtos para piscina no inverno

Você já sabe que não deve negligenciar os cuidados com a piscina em momento nenhum, mesmo em períodos de uso menos intenso. Confira alguns equipamentos úteis para agilizar os cuidados com a piscina no inverno.

Gerador de cloro automático

Como mencionamos anteriormente, o gerador de cloro automático é uma mão na roda para cuidar da piscina no inverno (e em todos os meses do ano!).

Trata-se de um equipamento projetado para produzir cloro de forma automática, usando apenas o sal especial que você deve adicionar previamente à água, num processo de eletrólise. E o mais importante: não deixa resíduos e é ecologicamente correto.

O gerador é um excelente investimento para manter a piscina sempre limpa, com os parâmetros químicos balanceados e livre de bactérias, já que seu sistema inteligente é capaz de medir a concentração de cloro e mantê-la em equilíbrio.

Filtro

O filtro é o melhor amigo da piscina no inverno, no outono ou em qualquer estação. Afinal, é o equipamento responsável por reter as impurezas insolúveis e manter a água limpinha, além de participar do tratamento da água em conjunto com a motobomba.

Para você ter uma ideia, o filtro é responsável por pelo menos 50% do tratamento da água. Portanto, filtre diariamente sua piscina, mesmo que não a utilize todos os dias.

Motobomba

A motobomba é uma das peças mais importantes para a piscina, pois é responsável por fazer a água circular corretamente. Ela tem um papel essencial no processo de filtração, sugando a água em direção ao filtro para que as partículas e impurezas sejam retidas.  

Além disso, ela torna o tratamento da água mais eficiente, uma vez que impulsiona a movimentação da água e ajuda a espalhar os produtos de maneira homogênea.  

Robô aspirador de piscina

Aspirar as bordas e o fundo da piscina ajuda a prevenir o acúmulo de sujeira, lodo e outras impurezas. Para simplificar o trabalho, você pode investir em um robô aspirador. Trata-se de um equipamento que aspira o tanque automaticamente, sem exigir esforço humano.

Ele consegue aspirar a sujeira que se acumula no fundo e nas paredes da piscina, como terra, areia, cabelos, folhas, flores, insetos, galhos e outras partículas. Pode, até mesmo, ser programado para a execução da tarefa. O equipamento também é leve, prático, econômico e de fácil manuseio. Portanto, vale a aquisição!

Vale lembrar que a escolha dos produtos para cuidar da piscina no inverno deve ser feita de acordo com o volume e o tamanho do tanque. Se você tiver dificuldade nisso, basta baixar o app Nautilus Dimensiona para dimensionar a piscina automaticamente e encontrar os itens mais adequados. Ele é grátis e simples de usar.

Como aquecer minha piscina no inverno?

Mas é claro que você não precisa deixar de aproveitar a piscina no inverno! A melhor maneira de garantir a diversão mesmo nas temporadas mais frias é investir num bom sistema de aquecimento de piscinas!

Existem vários tipos de aquecedores para piscina. Um dos métodos de aquecimento para piscina mais econômicos e sustentáveis é a bomba de calor, que eleva a temperatura da água por meio da troca de calor com o ar ambiente, independentemente das condições climáticas. 

Algumas das vantagens da bomba de calor são a sustentabilidade, a economia de energia e a praticidade. No site da Nautilus, você encontra as Bombas de Calor Nautilus, em diferentes modelos e tamanhos para aquecer a água da piscina com eficiência!

Fuja do frio: qual o melhor aquecedor de piscina?

Cuide da sua piscina em qualquer estação com a Nautilus

Agora que você já sabe quais cuidados deve ter com sua piscina no inverno, bem como nas demais estações, que tal conhecer melhor os produtos da Nautilus?

A Nautilus oferece as melhores soluções em cuidado e tratamento para piscinas desde 1984, com as tecnologias mais avançadas do mercado e uma qualidade indiscutível. 

Visite nosso site e confira a nossa linha completa de produtos e equipamentos para piscina!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram