logo

Qual a profundidade ideal de uma piscina?

Normalmente a gente não pensa na profundidade da piscina até resolver ter uma em casa! Afinal, na hora de construir, é preciso pensar em todos os detalhes, como, por exemplo, o perfil das pessoas que vão frequentar a piscina, se ela será usada por crianças e se vai haver prática de esportes. Todos esses fatores influenciam na profundidade escolhida e devem ser considerados.

Neste post, vamos explicar por que é tão importante que a profundidade da piscina seja adequada ao perfil de uso e quais são as profundidades ideais para piscinas residenciais, coletivas e infantis!

Por que a profundidade da piscina é importante?

A profundidade da piscina deve proporcionar conforto e segurança aos banhistas. Algumas atividades aquáticas exigem mais espaço para se movimentar, enquanto outras requerem uma profundidade menor, para que a sustentação do corpo debaixo d’água possa ser feita sem muito esforço.

Por exemplo, piscinas usadas para a prática de esportes devem ter profundidade diferente daquelas voltadas para o uso recreativo. O mesmo vale para o perfil de uso: piscinas localizadas em residências são distintas das piscinas coletivas, como as instaladas em clubes. E, evidentemente, piscinas infantis devem ter uma profundidade adequada para a altura dos pequenos.

Em suma, piscinas distintas demandam profundidades distintas: tudo depende da finalidade da piscina e das pessoas que a frequentarão. A seguir, vamos mostrar como se determina a profundidade da piscina e contar quais são os parâmetros ideais para diferentes públicos!

Como é definida a profundidade da piscina?

Piscinas residenciais, instaladas em casas e condomínios, devem ter sua profundidade definida de acordo com o perfil das pessoas que aproveitarão o espaço e com a maneira como a piscina será utilizada. É necessário, considerar a média de altura dos moradores e as atividades que elas pretendem realizar na piscina, já que isso influi diretamente na profundidade.

Por exemplo, para a prática de natação, não é preciso que a piscina seja tão profunda. Mesmo adultos altos conseguem nadar com tranquilidade em um tanque mais raso. Se a intenção for praticar esportes como o vôlei na água (biribol) ou o polo aquático, a profundidade já deverá ser outra.

Piscinas comumente usadas para mergulhos, por sua vez, devem ser mais fundas para evitar acidentes. E, é claro, se a piscina for frequentada por crianças, é necessário que ela “dê pé” para os baixinhos: uma boa dica é construir um lado mais raso e gradativamente ir aumentando a profundidade. Mas isso não elimina a necessidade de um adulto supervisionando a brincadeira, ok?

Leia tambémBoia de piscina: funções e cuidados com esse acessório

Dica: é possível alterar a profundidade da piscina depois de pronta!

Ok, vamos imaginar que deu tudo errado e a profundidade de sua piscina ficou diferente do que seria recomendável. Nesse caso, ainda existe solução, pois tem como modificar a profundidade da piscina mesmo depois que ela estiver pronta.

Vale lembrar, porém, que esse não é um processo simples, já que requer mudanças estruturais no projeto e profissionais experientes para que a obra não acarrete rachaduras ou vazamentos. Portanto, se for entrar nessa empreitada, assegure-se de contar com mão de obra qualificada!

Devido à complexidade dessa tarefa, nossa dica é: pense com carinho na profundidade ideal de sua piscina antes que ela seja construída e instalada, sempre levando em conta os critérios que já mencionamos. Isso vai evitar muita dor de cabeça desnecessária no futuro!

Qual a profundidade da piscina residencial?

É claro que isso pode variar com as necessidades de uso, mas, em geral, a profundidade recomendada para piscinas instaladas em áreas residenciais varia entre 0,60m e 1,50m. Já a largura do tanque deve ser de 1,20m.

Em geral, as piscinas residenciais costumam ter entre 1,40m e 1,50m, uma espécie de padrão adotado. Essas dimensões são populares porque proporcionam conforto quando os banhistas estão de pé na piscina e, simultaneamente, viabilizam a prática de esportes aquáticos.

E da piscina comercial?

A profundidade de piscinas de uso comercial e coletivo, por sua vez, deve ser de 0,60m a 1,80m. Além disso, sua borda deve medir pelo menos 1,80m de comprimento. A largura das piscinas comerciais, de uso público, deve ser de 1,80m.

Outra exigência legal diz respeito ao “lava-pés”, uma parte rasa (de cerca de 30 cm) obrigatória nas piscinas coletivas, que permite que as pessoas caminhem dentro d’água e facilita o acesso. Essa obrigatoriedade só vale para as piscinas de uso coletivo; em piscinas residenciais, o lava-pés não é exigido.

Vale notar também que a profundidade das piscinas comerciais pode variar conforme as atividades praticadas nelas. Esportes como o biribol demandam uma profundidade uniforme, que não precisa ser tão alta. Em geral, 1,50m são suficientes, já que os braços e parte do tronco ficam fora da água. O polo aquático e o mergulho, por outro lado, requerem uma profundidade mínima de 1,80m.

Qual a profundidade de piscina ideal para crianças?

As piscinas infantis podem variar de profundidade conforme o tamanho das crianças que as frequentam. Mas, de modo geral, elas devem ter em torno de 50cm, rasas o bastante para a criança ficar em pé.

Uma alternativa é construir uma piscina com variação de profundidade. Nesse tipo de projeto, um lado é rasinho, e a piscina vai se aprofundando gradualmente até chegar à outra borda. Assim, todos podem aproveitar com segurança e comodidade!

Leia também: O que faz com que a piscina fique com a água verde?

 

Banner Nautilus profundidade da piscina

Encontre os melhores produtos para cuidar de sua piscina no site da Nautilus

Com este artigo, esperamos ter esclarecido as principais dúvidas a respeito da profundidade da piscina. Agora, você já tem as informações necessárias para fazer a melhor escolha. Não se esqueça também de adquirir todos os produtos, equipamentos e acessórios necessários para a limpeza e o tratamento da piscina. Visite nosso site e conheça nossa linha completa de cuidados!

E não se esqueça: se você precisar de auxílio para encontrar os materiais adequados para as dimensões de sua piscina, não tem problema: basta baixar o aplicativo Nautilus Dimensiona (disponível para iOS e para Android nas lojas oficiais e no nosso site) e inserir os dados solicitados que ele calcula o volume do tanque para você!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram