logo

Vale a pena ter uma piscina de fibra em casa?

Um dos modelos de piscina mais acessíveis para se ter em casa é a piscina de fibra. Prática e mais econômica do que os modelos de concreto ou alvenaria, ela vem sendo muito procurada por famílias que buscam uma piscina para se refrescar e relaxar. 

Neste post, vamos explicar quais são as particularidades desse tipo de piscina, seus prós e contras e se vale a pena o investimento.

O que é a piscina de fibra?

A piscina de fibra, como o nome já diz, é composta de várias camadas de fibra de vidro fundidas. Ao contrário dos modelos de alvenaria ou concreto, esse tipo de piscina já vem pré-moldado em uma peça única, pronta para ser instalada no terreno.

Como a piscina de fibra é construída com base em um molde pronto, não há muito espaço para personalização. O modelo mais tradicional é em formato de banheira, mas há piscinas de fibra de vários formatos: retangulares, redondas ou até mesmo formando desenhos.

Quais as vantagens de optar por uma piscina de fibra?

Agora que você já sabe o que é a piscina de fibra de vidro, vamos às vantagens de adquirir uma:

Custo baixo

Sem dúvida nenhuma, o que mais chama a atenção dos compradores é o baixo custo da piscina de fibra! Quando comparado com o de outros modelos de piscinas, seu custo-benefício é inegável. A economia vai desde a instalação até a manutenção!

Como é produzida a partir de um molde pré-fabricado, o valor da piscina é mais baixo e a instalação é mais simples e barata. Além disso, as despesas com manutenção são reduzidas, pois a fibra é mais fácil de limpar e requer menos uso de cloro.

Estética

Apesar de os moldes já virem prontos de fábrica e não poderem ser personalizados, hoje existem vários modelos de piscinas de fibra, com um acabamento de ótima qualidade. São inúmeras opções, das mais simples às mais rebuscadas, e certamente você vai encontrar algum modelo perfeito para seu projeto.

Também dá para diversificar na cor! Embora o tom mais comum no mercado seja o azul, também existem piscinas de fibra de vidro coloridas. Inclusive, os modelos brancos são tendência e ficam lindos para quem busca um projeto mais clean!

Instalação rápida e prática

Outra grande vantagem é a facilidade da instalação. Uma piscina de fibra não requer obras intermináveis, já que sua instalação é mais prática e rápida.  

Como a estrutura da piscina de fibra é pré-fabricada, o que leva mais tempo é preparar o terreno corretamente. Dependendo do caso, em duas ou três semanas já dá para desfrutar da piscina!

Durabilidade

Uma das características da fibra de vidro é ser extremamente resistente e se adaptar bem a diferentes climas. Trata-se de um material que suporta as intempéries e as variações de temperatura sem se danificar com facilidade. Por isso, as piscinas de fibra são bastante duráveis.  

Quando bem cuidadas, as piscinas de fibra de vidro podem durar cerca de dez anos, em média. Vale lembrar que o nível de resistência está ligado à espessura da fibra: quanto mais espessa, mais firme. 

Pouca manutenção

Por fim, cuidar da piscina de fibra dá menos trabalho, pois ela exige pouca manutenção. Como o material não tende a formar algas ou bolor, como ocorre com piscinas revestidas por pastilhas ou azulejos, não há necessidade de aplicar cloro e outros produtos de tratamento com tanta frequência.

Além disso, a fibra de vidro é mais fácil de limpar, o que faz com que a rotina de higienização do tanque demore menos tempo. Assim, dá para manter a piscina limpa e bem preservada sem tanto esforço.

Leia tambémConheça os modelos de piscina e escolha o ideal

E as desvantagens?

Porém, é preciso ter em mente também as desvantagens de optar pela piscina de fibra:

Formato limitado

Se você quer uma piscina com a sua cara e deseja personalizar as cores, o design, o formato e o tamanho como bem entender, a piscina de fibra não é para você. Como a estrutura da piscina é pré-fabricada, existe uma limitação de modelos que pode frustrar algumas pessoas.

Pintura menos resistente

Outra questão é que, por estar exposta ao cloro e à ação do sol e outras intempéries, a pintura da piscina de fibra pode desbotar mais facilmente. Se a pintura sofrer desgaste, é necessário lixar a piscina e pintá-la novamente, usando produtos apropriados.

Como instalar a piscina de fibra?

O primeiro passo é demarcar o local e a posição da piscina. Em seguida, é necessário escavar o terreno, lembrando que a profundidade deve ser cerca de 30 cm maior do que as paredes da piscina.

Em seguida, é preciso cimentar a base da piscina, construindo um piso liso e bem nivelado. Só depois de tudo isso é que se deve posicionar a piscina dentro da escavação, bem como realizar as instalações hidráulicas.

É importante contar com um profissional habilitado para realizar a instalação, já que se trata de uma tarefa que requer conhecimentos técnicos para evitar vazamentos, rachaduras e infiltrações.

Banner manutenção da piscina de fibra

Como conservar a piscina de fibra?

Embora a manutenção da piscina de fibra seja mais simples do que a de piscinas com revestimento de pastilha ou azulejo, é preciso tomar alguns cuidados para mantê-la sempre bonita e funcional.

Por exemplo, é necessário retirar galhos, folhas, insetos e outras partículas que estejam boiando na água todos os dias, aspirar a piscina semanalmente, limpar bem as bordas e fazer a manutenção da bomba e do filtro regularmente.

Não se esqueça também de manter a área externa sempre limpa para evitar que a sujeira caia dentro da piscina, ok?

Vale a pena optar pela piscina de fibra?

Na opinião da nossa equipe, vale a pena optar pela instalação da piscina de fibra se você quiser uma piscina mais barata, prática e simples de manter. Afinal, sua instalação é rápida, os cuidados são mais simples e a piscina é mais econômica.

Já se você fizer questão de um design exclusivo e mais possibilidades de personalização, é melhor escolher outro modelo de piscina mais versátil! Conheça os principais tipos de revestimentos para se inspirar.

Encontre os melhores produtos para cuidar da sua piscina na Nautilus

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre a piscina de fibra de vidro e pôde conferir suas vantagens e desvantagens. Agora, basta fazer sua escolha e adquirir todos os produtos, equipamentos e acessórios necessários para cuidar da sua piscina! Visite nosso site e conheça a linha completa de produtos Nautilus!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram