logo

Qual a importância da ducha para piscina?

A ducha para piscina é um acessório importantíssimo, mas que muitas vezes acaba sendo negligenciado. É que as pessoas costumam ter a falsa crença de que seria desnecessário se molhar na ducha para, em seguida, se molhar de novo na piscina!

Mas a verdade é que a ducha para piscina é essencial não só para preservar a limpeza e a manutenção da piscina como também para conservar o bem-estar e a higiene dos banhistas

Neste post, vamos dar a importância que a ducha merece e contar quais são suas principais funções e benefícios. Também vamos mostrar como escolher o modelo ideal de ducha para piscina. Confira!

Por que é importante ter uma ducha para piscina?

A ducha para piscina nada mais é do que um chuveiro externo, que fica posicionado próximo à piscina para que os banhistas possam se banhar antes e depois do mergulho.

Antes de entrar na água, é importante tomar uma ducha de pelo menos 30 segundos para retirar impurezas e resíduos de produtos do corpo. Assim, o banho de piscina se torna mais higiênico. Já a chuveirada pós-banho serve para lavar resíduos de produtos que tenham sido aplicados na água.

Entre outras coisas, a ducha serve para eliminar o suor e aquelas poeirinhas que vão se acumulando em nosso corpo ao longo do dia, contribuindo para manter a água limpa.

Como o uso da ducha para piscina auxilia na manutenção da piscina?

A ducha para piscina é importante porque remove impurezas do corpo dos banhistas: suor, resíduos de produtos de beleza como hidratantes e creme de cabelo, poeira e qualquer vestígio de sujeira que pudesse ir parar dentro do tanque. A higienização preliminar evita que essas substâncias sujem a água, as laterais e as bordas, além de prevenir odores. 

Esse cuidado contribui para a qualidade da água e evita que fique oleosa, gordurosa ou empoeirada. Isso facilita e agiliza a aspiração, a escovação da piscina e a limpeza das bordas. O raciocínio é simples: quanto menos sujar, menos será necessário limpar. 

O uso da ducha também reduz as despesas com a manutenção, que pode ser mais espaçada. Em suma, fica muito mais simples e rápido cuidar da piscina! Portanto, a ducha para piscina é um acessório que contribui para o bem-estar, mas também ajuda a economizar dinheiro!

E como protege a saúde do banhista?

Há, também, benefícios para o bem-estar, no que diz respeito à temperatura da água. A ducha oferece uma espécie de “climatização”, uma vez que a temperatura externa do corpo do banhista fica mais próxima à da água da piscina. Isso reduz aquela famosa “sensação gelada”, já que o banhista vai se aclimatando aos pouquinhos em vez de mergulhar direto. 

Além disso, o uso da ducha é importante por questões de higiene. Muitas vezes, as pessoas vão mergulhar na piscina com o corpo suado, cheio de resíduos de produtos. Nesses casos, a chuveirada ajuda a evitar maus odores na água e excesso de partículas boiando na piscina. 

Outro bom motivo para instalar uma ducha é que, muitas vezes, as pessoas não estão com vontade de mergulhar ou nadar, e sim de passar o dia à beira da piscina, se bronzeando. Mas, ao mesmo tempo, ficam com muito calor após uma longa exposição ao sol. Assim, instalar um chuveiro na área externa permite que elas se refresquem nos dias quentes, sem necessariamente entrar na piscina. 

Qual o melhor local para instalar a ducha para piscina?

A essa altura, você provavelmente já se convenceu da importância de instalar a ducha da piscina. Mas, antes de correr para a loja, é importante saber qual é o lugar ideal para instalar o acessório.

Obviamente, a ducha precisa ficar próxima à área de lazer, para que o banhista possa sair do banho direto para a piscina. Porém, é importante que ela não seja instalada perto demais, para que a água não respingue no tanque e se misture com a água da piscina, carregando junto resíduos e impurezas. Caso não haja outro jeito e a ducha precise ficar colada à piscina, instale uma divisória para proteger.

Pelo mesmo motivo, a ducha não deve ser posicionada de modo que a água escoe para a piscina: seu caimento deve ser direcionado para outro curso. Além disso, é necessário planejar bem o escoamento da água, para não haver formação de poças. 

Atente também para o piso ao redor da ducha. O ideal é que ele seja revestido de um material antiderrapante, afinal, não faz sentido que os banhistas precisem sujar os pés na terra ou na grama após sair do chuveiro. Uma dica: usar pedras, além de evitar o acúmulo de lama, dá um ar rústico muito bonito à área de lazer!

Atenção à luz solar

Também é importante verificar a posição do sol na área externa antes de instalar a ducha para piscina. Se o chuveiro ficar num local onde não há incidência de luz solar ou que vente muito, o banho não será tão agradável por causa do frio. Prefira locais mais ensolarados e use a ducha para se refrescar!

Como escolher a ducha mais adequada?

Pronto! Você já sabe tudo o que precisava saber sobre a ducha da piscina e pode adquirir a sua. Só falta uma coisa: como escolher o modelo perfeito para a sua área de lazer? 

A seguir, vamos apresentar os diferentes tipos de ducha e os critérios que devem ser observados na hora da compra.

Material

Para começar, atente ao material. Existe uma infinidade de opções no mercado, como duchas de plástico, de alumínio, de aço... a melhor alternativa é escolher um modelo fabricado em aço inoxidável, que é um material resistente e que não enferruja. 

Afinal, a ducha vai ficar ao ar-livre, exposta a diversas intempéries, como o sol, a chuva, o vento e a maresia, caso você more perto da praia. Os modelos de plástico não são indicados para áreas externas, pois ressecam e estragam com muita facilidade.

Desligamento automático

Existem duchas para piscina mais sofisticadas que contam com a função de desligamento automático após um tempo de ócio. Essa pode ser uma escolha muito útil, pois evita o desperdício de água. Afinal, sempre tem aquele apressadinho que esquece de desligar o registro antes de mergulhar ou deixa o chuveiro pingando.

Regulagem de temperatura

Há, ainda, modelos de ducha para piscina com regulagem de temperatura. A decisão de optar por chuveiros com aquecimento deve levar em conta a época do ano e os horários em que a piscina será utilizada, bem como a incidência ou não de luz solar.  

Mas, aqui, valem dois cuidados. O primeiro é que, se quiser uma ducha aquecida, ela precisa ser a gás ou boiler. Chuveiros elétricos não são recomendados para áreas externas, pois a chuva pode danificar a resistência. O segundo é que, para que o banho seja confortável, a temperatura deve ser ajustada de modo que fique próxima à da água da piscina. 

Design

Por fim, vale lembrar que a ducha para piscina não é só um acessório funcional. Ela faz parte da composição da área de lazer e pode servir como um elemento da decoração também.

Por isso, pense no aspecto estético e escolha um modelo que combine com o estilo da área externa e com o revestimento da piscina. No mercado, há modelos de diversos tamanhos, cores e padrões, com mais detalhes ou com um aspecto mais clean. Todos esses fatores podem ser considerados na hora de comprar uma ducha.

Encontre todo o material necessário para cuidar de sua piscina no site da Nautilus

Com este post, esperamos ter te convencido das vantagens de instalar uma ducha para piscina. Afinal, esse acessório não só é benéfico e higiênico, como também facilita os cuidados com a piscina.

Além de providenciar uma boa ducha na loja mais próxima, que tal aproveitar para conhecer a linha de produtos, equipamentos e acessórios de piscina da Nautilus

No nosso site, você encontra produtos de tratamento e limpeza, acessórios para a automação e iluminação de piscinas, materiais para o aquecimento da água e uma linha de produtos completa com todos os itens necessários para cuidar bem da sua piscina.

Também temos um app exclusivo para dimensionamento de piscinas, o Nautilus Dimensiona. Se você precisar de uma ajuda adicional para medir o volume do tanque e encontrar os produtos e equipamentos recomendados para a sua piscina, pode baixar e usar o aplicativo de dimensionamento da Nautilus, disponível gratuitamente para Android e iOS. Faça o download do app em nosso site ou nas lojas oficiais de aplicativos móveis.

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram