logo

6 recomendações e outras dicas para sua piscina nessa época de chuvas

Atualmente, você pode perceber, estamos passando por um período forte e constante de chuvas quase todos os dias. São chuvas curtas até, mas são mais fortes trazem consigo grandes cargas d’água. Estas chuvas acabam trazendo alguns transtornos para quem tem piscina em casa, como inundações, água lamacenta e maior quantidade de detritos na piscina.

Como as chuvas afetam sua piscina

As chuvas hoje em dia são mais ácidas e, portanto, fazem com que o pH da água da piscina seja reduzido. Essa água ácida também pode prejudicar o sistema de filtração e, eventualmente, sua bomba de calor; isso sem contar a irritação nos olhos e na pele. Há ainda o aumento dos contaminantes ora presentes na atmosfera que são trazidos em maior quantidade e as folhas e galhos das árvores ao redor. Aos poucos, esses detritos adicionais afetam o pH da água e podem também entupir o filtro, causando mais problemas pra você e sua família.

Mas este não é o maior dos problemas, a pior parte das chuvas fortes é que as algas têm condições de reprodução perfeitas: água ácida acumulada e rica em nitrogênio. E para lidar com estas algas, é comum o método preventivo de tratamento com cloro, melhor ainda se você tiver acesso ao gerador de cloro EasyClor® da Nautilus.

Maneiras de gerenciar sua piscina durante a estação chuvosa

1. PREVINA UM SURTO DE ALGAS, instalando o gerador de cloro EasyClor® da Nautilus. Além de facilitar imensamente a manutenção, ainda mantém sua piscina protegida contra algas, bactérias, vírus e até mesmo larvas de mosquitos. Algicidas também ajudam a evitar a erupção descontrolada de algas após uma chuva forte, mas se elas já começaram a crescer, o EasyClor® é a sua melhor alternativa.

2. CUBRA A PISCINA DURANTE AS CHUVAS. A cobertura de lona pode ser o método mais eficaz para evitar que os acúmulos de resíduos e substâncias vindos das chuvas possam afetar diretamente a qualidade da água da sua piscina.

3. ESCOVE PAREDES E PISO, utilizando acessórios confiáveis para limpeza de piscinas, como os da Nautilus. A escovação regular das paredes e do piso da piscina pode ajudar a remover todo resquício de formação de algas que podem tomar força com a ação das chuvas; e manter o residual de cloro com o EasyClor® também poderá evitar essa formação.

4. MANTENHA CIRCULAÇÃO E FILTRAÇÃO ADEQUADAS. Certifique-se de que seu sistema não esteja entupido com resíduos ou detritos em demasia, limpando o pré-filtro da bomba e lavando o elemento filtrante do filtro. Verifique também se a motobomba e o sistema de filtração estão funcionando em taxas normais, pois isso garantirá perfeita circulação do tratamento químico e também vai reter detritos e evitar o crescimento de algas e outros agentes nocivos.

5. FAÇA OS TESTES E AJUSTES QUÍMICOS com Kits Teste de Medição eficazes. O monitoramento do pH, alcalinidade, sal e cloro da água após uma chuva é ainda mais necessário, pois evita que a ação pesada dessa chuva sobre a piscina afete bruscamente o que já estava balanceado. E é exatamente esse balanceamento químico da água que garante saúde e bem-estar para a sua família e amigos.

6. AÇÕES EM CASO DE INUNDAÇÃO DA CASA DE MÁQUINAS. Nem todos pensam nisso, mas em alguns casos existe o risco de inundação da casa de máquinas. Se isso ocorrer e houver a ameaça de inundação do equipamento da piscina, desligue a energia elétrica no quadro geral e veja se você pode remover a motobomba da piscina com segurança, armazenando-a temporariamente dentro de casa.

Se chover muito... Outras dicas

SE A MOTOBOMBA DA PISCINA ESTIVER SUBMERSA OU ENCHARCADA, pode ser que seja necessário substituí-la. Se ocorrer com você, chame um técnico autorizado para avaliação.

DEPENDENDO DO QUE ESTIVER AO REDOR, o escoamento das chuvas pode trazer para a piscina mais sujeira, terra, insetos, grama, folhas e outros detritos. Use rastelos ou ancinhos de folhas para remover os detritos maiores e, depois, faça uso de acessórios de limpeza de piscina para uma aspiração adequada, além de uma boa escovação nas laterais e no piso do tanque quando houver evidências de algas.

Enfim, a prevenção é sempre a melhor maneira de lidar com a estação das chuvas. Antecipe-se aos problemas com os equipamentos que a Nautilus dispõe para facilitar seu dia a dia e tenha sempre uma Piscina Perfeita, saudável, limpa e cristalina.

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram