logo

Quais as vantagens de ter uma piscina com sauna integrada?

Ter uma piscina em casa proporciona deliciosos momentos mergulhando, nadando, flutuando e se refrescando contra o calor. Já a sauna é a opção favorita de quem busca relaxar. E se a gente disser que é possível unir esses dois prazeres? Isso mesmo: ter uma piscina com sauna integrada não é um sonho inacessível.

Neste post, vamos explicar como funciona esse projeto integrado, apresentar os benefícios do uso da sauna, principalmente quando combinado com a piscina, e listar os cuidados necessários a se tomar na hora de construir e fazer a manutenção. Assim, você poderá decidir se vale a pena investir nessa estrutura! 

Principais tipos de sauna

Antes de falar sobre a piscina integrada com sauna, é importante pontuar as diferenças entre os vários tipos de sauna que existem. Afinal, nem todos são possíveis de integração com a área da piscina. 

São três os principais tipos: sauna úmida, sauna seca e sauna semiúmida. Esses são os favoritos do público brasileiro, e cada um deles tem características específicas. A seguir, vamos detalhar os prós e contras de cada.

Sauna seca

Na sauna seca, não há geração de vapor, e a umidade é bem menor, entre 2 e 25%. Esse tipo de sauna é aquecido com um forno elétrico, a gás ou a lenha, e a temperatura fica em torno dos 70 a 80 graus. Por isso, costuma ser usada em regiões mais frias e não pode ser usada por longos períodos. 

Como não há vapor, somente o calor do ambiente, a sauna seca não é adequada para um projeto integrado com piscina. 

Sauna semiúmida

A sauna semiúmida é um modelo híbrido. O equipamento utilizado para aquecer o ambiente é o mesmo da sauna seca. No entanto, é usado um umidificador em conjunto. Isso ameniza o calor e torna o uso mais confortável, mas sem tanta emissão de vapor. 

Normalmente, os aparatos da sauna semiúmida já vêm montados de fábrica e alcançam temperaturas elevadas, que podem chegar aos 70 graus. Esse modelo apresenta uma boa relação de custo-benefício e a combinação entre o calor e a umidade causa um efeito agradável nos usuários.

Sauna úmida

A sauna úmida, também chamada de sauna a vapor ou banho turco, é aquecida por meio de geradores de vapor elétricos ou a gás. Normalmente, sua temperatura fica entre 50 e 60 graus e, como o próprio nome sugere, o nível de umidade dentro do espaço é bastante elevado, podendo chegar aos 95%.

Por conta desse alto grau de umidade, a sauna a vapor é a melhor opção se a ideia for um projeto integrado de sauna e piscina. Portanto, neste artigo, vamos focar nesse tipo específico. 

Para potencializar os efeitos benéficos e terapêuticos da sauna úmida, costuma-se utilizar eucalipto e ervas medicinais, como arruda e erva-cidreira.  

Piscina com sauna: vale a pena?

Integrar a piscina à sauna vale muito a pena, pois traz mais praticidade e funcionalidade ao projeto. Os dois espaços são planejados e construídos de forma inteligente, aproveitando bem todo o espaço disponível. Além disso, os usuários não precisam passar frio nem tomar uma rajada de vento no rosto para passar de uma área para outra. 

Quanto às combinações que podem ser feitas para o uso conjugado, há duas possibilidades.

A combinação mais clássica é a piscina com sauna conjugada num espaço fechado. Não há contato nenhum com o ambiente externo: o usuário sai da sauna direto para a área da piscina, que é geralmente aquecida. 

Trata-se de um modelo mais usado em espaços coletivos, como hotéis, clubes e SPAs, dificilmente usado em residências. A vantagem é não precisar enfrentar o ar frio ao sair da sauna; a desvantagem é que não dá para aproveitar a luz solar nem admirar a paisagem. 

Outra opção é a sauna panorâmica. Nesse modelo, uma parte da piscina é construída dentro da sauna e os dois ambientes são separados por uma parede de vidro, que mantém o isolamento térmico sem bloquear a visão da paisagem.

Para sair da sauna, basta atravessar a divisória de vidro nadando, pois normalmente há uma passagem que conecta os dois ambientes. 

A sauna panorâmica traz um toque de modernidade e sofisticação ao projeto, além de não bloquear a visão da área externa. Porém, como o isolamento não é total, perde-se mais calor e, portanto, gasta-se mais energia. 

Benefícios de usar a sauna

A sauna traz vários benefícios à saúde física e mental, principalmente se for usada junto à piscina. Afinal, o calor é terapêutico e pode, entre outras coisas, aliviar dores e a tensão do dia a dia, além de proporcionar uma intensa sensação de conforto. 

Alguns dos principais benefícios do uso da sauna são:

  • lazer;
  • alívio do estresse;
  • relaxamento dos músculos;
  • redução do cansaço físico e mental;
  • limpeza dos poros;
  • alívio de dores musculares, reumáticas e nas articulações;
  • eliminação de toxinas através do suor;
  • desobstrução das vias aéreas;
  • melhora da circulação sanguínea;
  • diminuição da pressão arterial;
  • auxílio no tratamento de lesões.

Para potencializar os efeitos benéficos da sauna, o recomendado é dar um mergulho logo após usar. Quando o projeto de sauna e piscina são integrados, fica ainda mais prático tornar essa experiência completa. 

O que é necessário para integrar a piscina e a sauna?

O projeto de piscina com sauna conjugada é relativamente complexo e envolve muitos detalhes. Por isso, deve ser elaborado por uma empresa especializada. Os profissionais normalmente fazem um pré-projeto que leve em conta o espaço disponível, o orçamento, as características físicas do terreno e as suas preferências. 

A piscina pode ser de concreto, vinil, alvenaria ou fibra de vidro. No caso de um projeto com sauna panorâmica, o ideal é optar por materiais personalizáveis, como o vinil e a alvenaria. Como as piscinas de fibra vêm em moldes pré-fabricados, é mais difícil instalar uma sauna integrada nelas. Já a sauna requer materiais de construção comuns (tijolo, concreto, azulejos, cimento, laje, etc.).

No caso de sauna e piscina em ambiente fechado, o projeto prevê quatro paredes fabricadas do mesmo material. Já se você optar pelo modelo panorâmico, uma dessas paredes é feita de vidro temperado ou de blocos de vidro, que são mais resistentes que o vidro convencional. 

Também é importante planejar bem os assentos. Normalmente eles seguem um formato de arquibancada, mas podem ser construídos de outras formas para comportar mais pessoas sentadas ou deitadas, se for o caso. 

É importante que o projeto leve em conta fatores como a quantidade de pessoas que vão utilizar o espaço, a frequência de uso, o gosto pessoal, entre outros. 

Piscina com sauna: cuidados essenciais

Assim como a piscina, a sauna também requer uma rotina de limpeza e manutenção. É preciso redobrar os cuidados, pois o ambiente é propício para a proliferação de fungos, sobretudo se a sauna for úmida ou semiúmida. Por isso, limpe e desinfete o local regularmente

Também é importante atentar a alguns pontos para evitar danos à saúde. Por conta do choque térmico, é importante ter cautela se você sofre de pressão baixa, problemas cardíacos ou respiratórios, como asma e bronquite. 

Nesse último caso, é importante evitar ambientes secos (cuja umidade seja inferior a 20%) e manter a área da sauna limpa e ventilada, já que o mofo em ambientes úmidos pode levar a doenças inalatórias.

Pessoas asmáticas também devem evitar a combinação sauna e banho gelado de piscina, que pode desencadear uma crise. Nesse caso, recomenda-se esperar alguns minutos antes de entrar na água fria. Se a piscina for aquecida, não tem problema sair da sauna direto para o mergulho.

Finalmente, há que se prestar atenção a algumas medidas de segurança. Por exemplo, no caso de saunas secas, aquecidas por meio de fornos, é importante proteger o forno e não deixá-lo entrar em contato com os usuários da sauna para evitar queimaduras e outros acidentes. 

É preciso incluir orifícios para permitir a entrada de oxigênio e saída de gás carbônico na sala. Também é recomendável instalar pisos antiderrapantes na saída da sauna para evitar tombos e escorregões. As portas devem abrir para fora, pois dessa maneira, será fácil deixar o local caso ocorra algum problema. 

Outras medidas importantes para garantir a segurança dos usuários são contratar uma empresa especializada para desenvolver o projeto de piscina com sauna integrada e exigir o uso de materiais com selo do INMETRO. Com esses cuidados, todos poderão aproveitar a área de lazer sem preocupações. 

Encontre tudo o que precisa para cuidar da área da piscina

Com essas dicas, você já pode começar a tirar o sonho do papel e planejar uma área de lazer com piscina e sauna integradas. Não se esqueça de que, para manter a área limpa, bonita e bem cuidada, é necessário investir em equipamentos e acessórios específicos.

No site da Nautilus, você encontra nossas linhas de produtos completas  e o nosso aplicativo de dimensionamento de piscinas gratuito. Se quiser mais ideias para se inspirar na hora de planejar e decorar a área da piscina e da sauna, visite também o perfil da Nautilus no Pinterest e confira nossas sugestões!

 

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram