logo

Piscina para cachorro? Como se divertir na água com seu pet!

Se nós, humanos, adoramos um bom mergulho para refrescar, imagine os cães, que sofrem no calor com tanto pelo! Uma solução divertida para aliviar o desconforto nos dias quentes é comprar uma piscina para cachorro. Sim, seu melhor amigo pode ter uma piscina só para ele e essa é uma ótima ideia!

Neste post, vamos te contar quais são os benefícios que os cães têm ao entrar na piscina e explicar quais aspectos considerar na hora de comprar uma piscina para cachorro. Também vamos pontuar as principais medidas de segurança para que a brincadeira não traga riscos ao cãozinho. Confira a seguir!

Quais os benefícios de entrar na piscina para os cães?

Brincar na piscina não é uma atividade meramente lúdica para os cães. Além da diversão, o banho de piscina tem um efeito terapêutico e proporciona vários benefícios para a saúde do animal, como, por exemplo:

Físicos

O benefício físico mais óbvio é o alívio do calor. Os cães costumam sofrer muito no verão, sobretudo aqueles de pelagem longa, e um bom banho de piscina ajuda a refrescar. Assim, seu melhor amigo vai enfrentar os meses mais quentes do ano com mais qualidade de vida.

Outra vantagem é que a natação é uma atividade física poderosa para os animais. O sedentarismo é péssimo para a saúde deles, e nadar é uma excelente opção de exercício físico! Afinal, é uma atividade prazerosa que, enquanto diverte, incentiva o cachorro a se movimentar.

Inclusive, nadar na piscina pode servir como terapia de recuperação de problemas articulares e como um complemento ao tratamento de doenças degenerativas, até mesmo para cães idosos.

Mentais

Além da saúde física, a saúde mental dos cães também é favorecida pela natação. A atividade ajuda a reduzir o estresse do bichinho, proporciona estímulos mentais (já que ele precisa aprender a nadar e a se adaptar a esse novo ambiente), relaxa e melhora a qualidade do sono.

Existe piscina para cachorro?

Existem piscinas mais adequadas para serem usadas por cães. As piscinas de plástico, por exemplo, são bem práticas. Existem modelos específicos para cachorros e o tamanho deve ser escolhido de acordo com o porte do animal.

As piscinas portáteis, sejam elas infláveis ou de armação, também podem ser uma boa alternativa, porque estão disponíveis em tamanhos pequenos, ideais para a altura dos animais de estimação.

Só é preciso atentar para as unhas do bichinho: caso estejam muito compridas, podem furar a piscina, já que esse tipo de material é mais frágil. Nada que uma aparada com tesoura antes do banho de piscina não resolva.

Caso você esteja disposto a investir mais, piscinas de fibra de vidro ou até mesmo de alvenaria, se tiverem profundidade rasa, são excelentes opções. Você pode, inclusive, construir uma piscina em miniatura ao lado da piscina convencional para o cão brincar.

modelos de PVC ou vinil são contraindicados, porque podem ser facilmente rasgados pelas unhas dos cães. Como exigem um investimento maior, não dá para arriscar estragar o material em poucos usos.

O que considerar ao optar por uma piscina para cachorro?

Se você quer investir em uma piscina para cachorro, é preciso observar alguns critérios, como, por exemplo:

Tamanho

É muito importante que o tamanho e a profundidade da piscina sejam adequados para a raça e para o porte do cachorro. Cães de patas curtas precisam de piscinas menores para não correrem riscos, enquanto cachorros maiores necessitam de espaço para se movimentar sem esbarrar nas bordas.

Material

O material da piscina para cachorro também precisa ser resistente. Isso não só prolonga a durabilidade da piscina como também garante a segurança. Como dissemos anteriormente, o ideal é apostar em materiais como a fibra de vidro, a alvenaria ou plásticos mais duros, e fugir de materiais frágeis como o vinil.

Design

O design da piscina também é um fator de escolha importante. Ela precisa ter acessibilidade para o cão conseguir entrar e sair da piscina com segurança. Por exemplo, modelos com escadinhas para cães são ótimos e muito funcionais! Já os modelos que requerem que alguém tire ou coloque o cão na água não são recomendáveis, pois o animal pode se afogar acidentalmente.

Capacidade de drenagem

Finalmente, as piscinas para cachorro precisam ter uma boa capacidade de drenagem. Caso o uso seja frequente, será preciso drenar a piscina regularmente. Assim, os modelos com ralo são bem mais práticos.  Já se a piscina for inflável, sem válvula de drenagem, será necessário desinflá-la de tempos em tempos e virá-las para derramar a água.

Banner pontos de atenção antes de se divertir na piscina com seu cachorro

Mas afinal, todos os cachorros podem entrar na piscina com você?

A essa altura, você provavelmente já se convenceu de que pets e piscina são uma combinação e tanto! Mas será que os cachorros podem entrar na piscina tradicional com os adultos sem riscos à segurança?

Na verdade, a resposta é: depende. Nem todo cachorro tem aptidão para a natação. Algumas raças têm características que não favorecem a atividade, como, por exemplo: o peito largo, o focinho curto ou achatado, as patas curtas e a estrutura pesada. Cães com essas qualidades podem ter dificuldade para respirar ou para nadar.

Entre as raças que mais favorecem a natação estão:

  • Cocker Spaniel
  • Terra Nova
  • Cão D’água Português
  • Cão D’água Americano
  • Poodle
  • Setter Irlandês
  • Golden Retriever
  • Labrador 
  • Duck Tolling Retriever
  • Chesapeake Bay Retriever

Cães da raça a seguir, no entanto, não costumam ser bons nadadores:  

  • Pug
  • Pequinês
  • Shih-tzu
  • Dachshund
  • Lhasa Apso
  • Shih-tzu
  • Bull Terrier
  • Basset hound
  • Maltês
  • Buldogue Inglês
  • Buldogue Francês
  • Buldogue Americano
  • American StaffordShire

Como garantir a segurança no banho de piscina com o cachorro?

Existem algumas medidas de segurança básicas que devem ser tomadas ao entrar na piscina com o cachorro. As principais são:

Instale itens de segurança no local

Escadinhas específicas, piso antiderrapante no entorno da piscina, lonas de proteção, cercas para piscina... tudo isso ajuda a tornar o local mais seguro para os bichinhos!

Faça o tratamento da piscina adequadamente

É preciso seguir sua rotina de cuidados com a piscina normalmente. Isso inclui monitorar os parâmetros químicos da água. O pH deve se manter entre 7,2 e 7,6 e o nível de cloro livre na água deve estar equilibrado, entre 1 a 3 ppm. Já a alcalinidade deve ficar entre 80 a 120 ppm.

Se o cãozinho fizer xixi ou cocô na água, é preciso realizar o processo de supercloração para descontaminar a água e torná-la própria para o banho novamente.

Outra dica interessante para auxiliar na manutenção dos parâmetros adequados é investir em um gerador de cloro automático. Assim, você não precisa se preocupar com quase nada, só com a diversão de seu bichinho!

Passe protetor solar no seu cachorro

Por mais que os cães contem com uma “proteção natural” contra o sol por causa da pelagem, partes do corpo como o focinho e as patas ficam vulneráveis. Por isso, o ideal é usar um protetor solar específico para pets nessas áreas.

Evite alimentar o cão logo antes de entrar na piscina

Não deixe o cãozinho entrar na piscina após comer, pois ele pode passar mal ou ter uma congestão. É recomendável esperar para brincar na água umas três horas após a refeição.

Utilize uma coleira de peito ou colete salva-vidas

Coloque uma coleira peitoral no cachorro, pois, se ele tiver câimbra ou se cansar durante o banho de piscina, será possível puxá-lo para fora da água com mais facilidade. Também vale a pena investir em um colete salva-vidas para cães, assim, ele conseguirá flutuar sem correr o risco de se afogar.

Não jogue o animal na água

Jogar o cãozinho dentro da água à força pode ser uma experiência traumática. Além do susto, isso pode causar ferimentos e machucados no cachorro. Por isso, nada de forçar a barra: respeite a vontade do animal e não o obrigue a entrar na piscina se ele não se sentir seguro.

Não deixe o cachorro úmido por muito tempo

Após sair da piscina, é importante dar um bom banho no cachorro com um xampu próprio para o uso veterinário. Isso é fundamental para remover os resíduos de cloro dos pelos.

Além disso, o cão não deve ficar úmido por longos períodos. É preciso secá-lo completamente para evitar doenças como dermatite e micose. Dê uma atenção especial às orelhas, já que os cães costumam ser suscetíveis a otites.

Não deixe o cachorro beber água da piscina

A água da piscina tem cloro, por isso, não deve ser ingerida nem por humanos, nem por animais. Se o cãozinho beber essa água, pode ter problemas como vômitos ou diarreia. Portanto, fique de olho no cão e ofereça água potável de tempos em tempos para que ele não sinta sede.

Sempre acompanhe o cachorro no banho de piscina

Não importa que seu cão seja um nadador de primeira, ele nunca deve ficar sozinho na piscina. O animal pode se cansar e perder o fôlego, ter dificuldade para sair da água, sofrer um acidente durante a brincadeira... tudo isso pode ser facilmente evitado se tiver um adulto monitorando o banho de piscina.

Cachorro nadando na piscina

Como se divertir na piscina com o cachorro?

Piscina para cachorro é uma diversão só! Que tal tornar essa atividade ainda mais especial apostando em brincadeiras lúdicas? Você pode jogar brinquedos na água para o cão ir buscar, usar uma boia ou colchão inflável, brincar de “caça ao tesouro” escondendo pequenos objetos na piscina para ele achar... opção é o que não falta!

Para se inspirar, entre no Pinterest da Nautilus e confira a coleção especial que criamos sobre esse tema! Na nossa coleção você encontra até imagens de festa para cachorros na piscina, que virou tendência entre os tutores!

Encontre os melhores produtos de piscina para cachorros e para humanos

E aí, este post deu vontade de apostar na piscina para cachorro? Se sim, você vai precisar de alguns produtos e equipamentos específicos para cuidar da piscina e manter a água limpa e tratada! Na Nautilus, você encontra tudo o que for necessário. Visite nosso site e renove seu kit de cuidados com a piscina!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram