[language-switcher]

Piscina coletiva: 6 cuidados importantes

Ir a uma piscina coletiva é uma ótima opção de lazer. Nela, é possível socializar com outras pessoas, praticar atividades físicas, nadar e se divertir. 

Porém, devido à alta frequência de uso e à intensa movimentação de banhistas, os cuidados com a limpeza e a manutenção devem ser redobrados.

Neste texto, vamos explicar passo a passo como cuidar bem de uma piscina coletiva e mantê-la sempre prontinha para um bom mergulho.

Acompanhe!

Piscinas coletivas: quais os benefícios para a população?

As piscinas coletivas trazem vários benefícios para a população e ajudam a democratizar o lazer, por se tratar de uma opção acessível a quem não tem espaço para construir uma piscina, mora em apartamento ou simplesmente não quer arcar com os custos de uma piscina privativa. 

Assim, mais pessoas podem se refrescar e se divertir, sobretudo nos dias quentes de verão.

Alguns dos principais benefícios de uma piscina coletiva, como a de clubes, academias e condomínios, são:

Socialização

Frequentar piscinas coletivas é uma ótima opção para socializar com outras pessoas. Com uma rotina corrida, muitas vezes passamos muito tempo sem interações sociais fora do espaço de trabalho, e se divertir na piscina pode ser uma boa oportunidade para conversar com outros usuários e ampliar seu círculo de amizades.

Isso é importante sobretudo para as crianças, que aprendem muito interagindo entre si e precisam socializar com os amiguinhos para se desenvolverem plenamente. Assim, levar os filhos para a aulinha de natação ou à piscina do condomínio é uma ótima ideia!

Possibilidade de praticar atividades físicas

Lutar contra o sedentarismo é um dos grandes desafios do nosso tempo. Uma maneira divertida de inserir atividades físicas no dia a dia é praticar esportes aquáticos!

Numa piscina coletiva, você pode praticar natação, polo aquático, vôlei, basquete e até hidroginástica. É uma bela oportunidade de manter o corpo ativo ao mesmo tempo em que se diverte para valer!

Alívio contra o calor

Com ondas de calor cada vez mais frequentes no Brasil, as piscinas coletivas são um verdadeiro bálsamo, pois oferecem às pessoas um alívio imediato! Mergulhar em dias muito quentes traz um prazer indescritível e é uma ótima forma de enfrentar o calorão.

Oportunidade de lazer

Finalmente, uma piscina coletiva é diversão garantida para crianças e adultos! É possível nadar, mergulhar, flutuar em boias, se bronzear e até ler um bom livro à beira da piscina.

Cuidados importantes em piscinas coletivas

Mas a piscina coletiva não é só entretenimento. Também existem diversos cuidados a serem tomados para garantir a proteção dos banhistas. Confira alguns dos mais importantes:

Equipamentos de segurança

É fundamental haver equipamentos de segurança disponíveis na área da piscina. Boias, coletes salva-vidas e um kit de primeiros socorros são muito bem-vindos.

Além disso, é importante contar com dispositivos de interrupção da sucção do ralo quando houver obstrução no fluxo da água. Isso evita que os banhistas, principalmente crianças, fiquem aprisionados pelo ralo da piscina e se afoguem.

Guardião de piscina

O guardião de piscina é um profissional indispensável em piscinas coletivas. Afinal, é ele que monitora a área, atua na prevenção de acidentes, realiza o resgate aquático em caso de afogamento e oferece os primeiros socorros às vítimas.

Grade para piscina

A grade para piscina é um item que deve ser instalado em qualquer piscina coletiva, principalmente aquelas utilizadas por crianças. Ela evita que os pequenos e até os animais domésticos acessem a área da piscina sem a supervisão de adultos, algo essencial para prevenir afogamentos e outros incidentes.

Regras de convívio na área da piscina

Outro cuidado importantíssimo é estabelecer e fazer cumprir as regras de convívio na área da piscina. Por exemplo: proibição do consumo de alimentos e bebidas no local, obrigatoriedade de tomar uma ducha antes de mergulhar, exigência de ter sempre um adulto monitorando as atividades das crianças na piscina, entre outras normas.

Monitoramento dos parâmetros químicos

Manter os parâmetros químicos da piscina coletiva equilibrados é algo fundamental para um uso seguro.

Tanto o excesso quanto a insuficiência de cloro na água são prejudiciais, por isso, é preciso atentar para o uso correto. Faça a medição do nível de cloro livre na água diariamente e, em caso de inconformidade, aplique a substância conforme a necessidade. Além disso, é preciso medir frequentemente o pH usando kits de medição apropriados e realizar os ajustes quando estiver desbalanceado.

Limpeza

Por fim, é necessário limpar a piscina coletiva com mais assiduidade do que uma piscina privativa, já que a intensidade do uso faz com que a água fique suja mais rapidamente.

Recolha as folhas e partículas suspensas na superfície com uma peneira, escove as bordas, aspire o fundo e as paredes da piscina e mantenha a água sempre pura e cristalina. A seguir, confira mais detalhes sobre como fazer uma limpeza efetiva na piscina de uso coletivo.

Como limpar uma piscina coletiva corretamente?

Para que a piscina coletiva se mantenha própria para o banho mesmo nos momentos de uso mais intenso, é preciso tomar alguns cuidados diários, semanais e mensais. Para facilitar, monte um cronograma e siga-o à risca:

Cuidados diários

Realize o processo de filtração da água diariamente, sempre após a aplicação do cloro. Remova também os detritos em suspensão na superfície da piscina com uma peneira cata-folhas e cheque o nível da água.

Também é preciso medir o nível de cloro livre na água todos os dias. Caso não esteja entre 1 e 3 ppm, é necessário proceder com a aplicação da substância. Para facilitar, você pode investir em um gerador de cloro automático.

A avaliação da qualidade da água também deve ser diária. Verifique o pH e garanta que esteja sempre entre 7,2 e 7,6. Se estiver fora desses padrões, faça a correção com os produtos apropriados.  

Cuidados Semanais

A limpeza do skimmer e a escovação das bordas deve ser feita ao menos duas vezes por semana. Já a aspiração do fundo e das paredes deve ter uma frequência no mínimo semanal.

Também é preciso retrolavar o filtro e limpar a bomba da piscina semanalmente. O ideal é que a aplicação de um bom algicida também seja feita na mesma frequência.

Cuidados Mensais

Todos os meses, realize uma análise bacteriológica na água da piscina e cheque os níveis de metais pesados, alcalinidade e ácido cianúrico. A troca da areia do filtro também pode ser feita com essa periodicidade.

Em períodos de pico de uso da piscina coletiva ou em meses muito chuvosos, é necessário realizar a supercloração mensalmente. Ela vai funcionar como uma espécie de “tratamento de choque” na piscina.

Já os processos de clarificação e decantação devem ser realizados somente quando a água apresentar resíduos persistentes.

Mantenha a piscina coletiva bem-cuidada com os produtos da Nautilus

Como você pode perceber, a piscina coletiva requer alguns cuidados importantes para que se mantenha limpa e própria para o uso. 

Porém, com os produtos e equipamentos da Nautilus, tudo fica mais fácil. Nossa linha de artigos de cuidados com a piscina conta com produtos para limpeza e tratamento, robôs aspiradores, gerador de cloro, aquecedor e muito mais. 

Visite nosso site e confira a linha completa!

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.