[language-switcher]

Hidroginástica: 5 motivos para começar a fazer já!

A hidroginástica é uma das atividades físicas mais completas e democráticas que existem, já que é indicada para qualquer pessoa, desde que com a liberação por um profissional de saúde. Muitos pensam erroneamente que ela só é benéfica para idosos e gestantes, mas, na realidade, todo mundo pode se beneficiar da prática, incluindo as crianças.

O caráter lúdico da hidroginástica a torna uma excelente escolha para quem quer começar a se exercitar de uma forma divertida, ao mesmo tempo em que se refresca na piscina e socializa com outras pessoas.

A hidroginástica é uma ótima maneira de inserir mais exercícios físicos na rotina e manter a saúde física e mental em dia. Para te incentivar, listamos 5 razões para começar a fazer hidroginástica o quanto antes. Confira! 

Hidroginástica: conheça mais sobre esse exercício tão importante

A hidroginástica é uma atividade física realizada dentro da piscina, que combina treinamento de força, exercícios aeróbicos e natação. Essa modalidade é indicada para pessoas que desejam melhorar seu condicionamento físico e se manterem ativas. Normalmente, é praticada em academias e contam com o suporte de um profissional especializado.

Trata-se de um treino eficiente e de baixo impacto, o que o torna indicado para vários públicos, incluindo crianças, idosos e mulheres grávidas.  

Uma das principais características da hidroginástica é a variedade de exercícios que podem ser praticados dentro d’água. A hidroginástica incorpora uma série de movimentos, desde simples flexões até exercícios aeróbicos mais dinâmicos. Para isso, usa o peso do corpo e acessórios, como halteres, boias macarrão, bolas, entre outros.

Em geral, as aulas são realizadas em grupos e acompanhadas de músicas animadas, o que cria um ambiente ainda mais agradável para os praticantes e favorece a interação, além de ser extremamente divertido!

Por que praticar a hidroginástica?

Como mencionado, a hidroginástica é uma atividade física que contempla todos os públicos. A prática pode ser adaptada para diversas pessoas e é ótima para a saúde física e a saúde mental.

Para crianças, a hidroginástica é uma aliada para manter os pequenos ativos e contribuir para a socialização com os colegas. Também é uma excelente alternativa de exercício físico para crianças com sobrepeso ou obesidade, já que, dependendo da intensidade, gastam-se muitas calorias por aula.

Mas adultos também podem e devem praticar. Se não houver nenhum problema de saúde envolvido, as aulas podem ter mais intensidade e um nível de dificuldade maior, contribuindo para a perda de peso, para a tonificação muscular, para o fortalecimento do corpo e até mesmo para o alívio do estresse.

Gestantes e idosos são muito beneficiados com a prática da hidroginástica, já que a resistência natural da água aumenta a intensidade do exercício sem causar impacto excessivo nas articulações. Além disso, melhora a circulação, o que é ótimo para reduzir inchaços muito comuns nesse público. Por ser uma atividade de baixo impacto, é também uma excelente alternativa para pessoas com problemas articulares ou na coluna.

Principais benefícios da hidroginástica para a saúde

A hidroginástica promove uma série de benefícios à saúde dos praticantes. Alguns deles são:

Melhora na capacidade cardiovascular e na função respiratória

A hidroginástica aumenta a frequência cardíaca, melhora a circulação sanguínea e reduz a pressão arterial. Isso leva a um aumento da capacidade cardiovascular.

Melhora na capacidade respiratória

Além disso, como é um exercício aeróbico, aumenta o consumo de oxigênio pelo organismo e favorece a capacidade respiratória. Inclusive, é indicada como um tratamento complementar para quem tem problemas respiratórios como rinite, sinusite, asma e bronquite.

Aumento da flexibilidade

Os movimentos realizados na água normalmente têm mais amplitude, o que contribui para o aumento da flexibilidade. A água da piscina ajuda a alongar os músculos trabalhados com suavidade, aumentando também a mobilidade do corpo e até mesmo melhorando a postura.

Fortalecimento muscular

A hidroginástica trabalha o corpo inteiro e, devido à resistência que a água oferece, contribui para a tonificação e o fortalecimento muscular dos praticantes.

Redução do estresse

Por ser uma atividade coletiva e lúdica, a hidroginástica contribui para aliviar a tensão do dia a dia e reduzir o estresse. Inclusive, pode ser uma aliada no controle da ansiedade e da depressão.

Como começar a praticar hidroginástica: dicas para iniciantes

Se você quer começar a praticar hidroginástica, mas ainda não sabe como, aqui estão algumas dicas úteis para iniciantes:

Consulte um profissional de saúde

Antes de iniciar qualquer exercício físico, é recomendável consultar um profissional de saúde para saber se você pode praticar a atividade.

Escolha o local da prática

Assim que o médico liberar a prática, o próximo passo é escolher onde você pretende praticar a atividade. Pode ser em uma academia, em uma escola especializada ou até mesmo na piscina de casa (falaremos mais sobre isso a seguir).

Se for optar por ter aulas em uma academia, é importante visitar o local antes, verificar a profundidade da piscina, a regularidade da limpeza e do tratamento da água, os equipamentos utilizados, entre outros detalhes.

Use roupas apropriadas

Opte por trajes de banho confortáveis e resistentes ao cloro. Certifique-se também de usar calçados apropriados na área externa da piscina para evitar escorregões no ambiente úmido.

Hidrate-se

Quando se está dentro da piscina, é comum acabarmos esquecendo da hidratação. Mas isso é um erro. O ideal é beber água antes e depois da aula de hidroginástica para se hidratar.

Use os equipamentos adequados

Alguns exercícios requerem o uso de equipamentos como flutuadores ou pesos aquáticos. Certifique-se de usá-los corretamente para obter o máximo benefício.

Exercícios de hidroginástica para fazer em casa

Uma das vantagens da hidroginástica é que ela pode ser feita aí mesmo, na piscina de sua casa. O ideal é que os praticantes sejam acompanhados por um profissional de educação física habilitado, mas existem exercícios simples que podem ser realizados em casa, com a ajuda de alguns acessórios.

Sabe aquela abdominal que se faz na academia? Pois é possível adaptar esse exercício tão tradicional e realizá-lo na piscina doméstica! Para isso, basta encaixar uma bóia macarrão entre as axilas e flexionar as pernas em direção ao peito.

Outra dica de exercício é a elevação lateral para trabalhar os membros superiores. Para realizá-lo, você deve ficar de pé, segurar os halteres com os braços esticados junto aos quadris e elevá-los lateralmente na altura dos ombros. Depois, faça o movimento contrário, descendo os halteres. Se você não tiver os pesos aquáticos adequados, pode utilizar garrafinhas cheias d’água.

Os polichinelos também são excelentes exercícios para se fazer dentro da água. O movimento é o mesmo realizado fora da piscina. Posicione-se de pé e abra e feche pernas e braços ao mesmo tempo, sempre com os joelhos esticados.  

Finalmente, você também pode correr dentro da piscina para aumentar seu gasto calórico. A diferença é que, nesse caso, você vai correr sem sair do lugar, apenas fazendo os movimentos típicos da corrida com os braços e as pernas.

Encontre tudo o que você precisa para cuidar bem de sua piscina no site da Nautilus

Como você pode perceber, a hidroginástica traz vários benefícios para a saúde e pode ser praticada por qualquer pessoa, até mesmo na piscina de casa. Independente de onde o exercício vai ser realizado, é importante lembrar do tratamento e limpeza da piscina. Visite o site da Nautilus e encontre tudo o que você precisa para manter a água limpa e própria para a hidroginástica!

 

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.