logo

Piscina em academia: 3 cuidados necessários

Piscina em academia: 3 cuidados necessários

Piscinas de uso coletivo, como a piscina de academia, devem ter uma rotina de limpeza e cuidados ainda mais rigorosa para se manterem sempre próprias para o banho. Neste post, vamos explicar como cuidar bem desse tipo de piscina com algumas dicas simples. Confira!

Por que ter uma piscina na sua academia?

Não há dúvidas de que academias com piscina atraem mais alunos. Ter uma piscina ampla e bem-cuidada é uma importante vantagem competitiva e pode fazer toda a diferença entre a sua academia e a concorrência.

Além de atrair novos clientes, oferecer atividades na piscina da academia também contribui com a satisfação dos clientes que você já tem, o que, por sua vez, ajuda a fidelizá-los. 

Inclusive, esse diferencial agrega ainda mais valor à academia. Por isso, academias com piscina podem ter mensalidades mais caras, aumentando a lucratividade do negócio.

Integração da piscina com outras atividades da academia

Quando se pensa em academia com piscina, logo vem à mente a ideia de oferecer aulas de hidroginástica e de natação. Mas dá para explorar a piscina de outras maneiras usando a criatividade.

Por exemplo, é possível finalizar uma aula coletiva intensa, como o spinning, com um bom mergulho na piscina. Ou até mesmo incentivar os alunos a mergulharem para refrescar após correr na esteira.

A aula de alongamento também pode ser integrada com atividades na piscina, uma vez que vários movimentos são mais fáceis de se realizar dentro da água. As possibilidades são muitas!

Leia tambémHidroterapia: 6 benefícios para a mente e o corpo

Benefícios de fazer exercícios na água

A prática de exercícios na água traz inúmeros benefícios à saúde física e mental dos alunos da academia. Por ter baixo impacto nas articulações, as atividades aquáticas são indicadas para todos os públicos e têm poucas contraindicações. Além disso, ajudam a ganhar resistência, força e tônus muscular.

Atividades na água também favorecem o ganho de flexibilidade e melhoram a circulação sanguínea, além de diminuir edemas, aliviar a tensão, aumentar a circulação cardiovascular e melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Podem, até mesmo, contribuir para o alívio do estresse e da ansiedade, inclusive ajudando na qualidade do sono.

O que não pode faltar na piscina de uma academia

Uma piscina de academia deve ser tratada com ainda mais rigor do que piscinas domésticas, afinal, a frequência de uso é maior. Por isso, não podem faltar os itens básicos: uma motobomba adequada, um bom filtro, um aspirador de piscina, uma peneira cata-folhas e uma escova macia para esfregar as bordas.

Além disso, vale a pena investir em itens de iluminação para possibilitar o uso noturno da piscina e em uma bomba de calor para manter a água aquecida. Assim, a piscina poderá ser usada a qualquer momento, em todas as estações do ano.

E, é claro, é importante equipar a área da piscina com armários e um vestiário para oferecer mais comodidade aos alunos da academia que desejarem trocar de roupa ou tomar uma ducha após nadar.

Cuidados importantes com as piscinas de academia

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para manter a piscina da academia em bom estado para os clientes aproveitarem. Confira os principais a seguir.

Qualidade da água: monitoramento e manutenção

O mais importante é cuidar da qualidade da água, adotando as medidas necessárias para o tratamento químico e a desinfecção. É importante medir constantemente o pH e a alcalinidade da água usando os kits de medição da Nautilus e, quando necessário, fazer os devidos ajustes para balancear esses níveis.

Também é crucial monitorar o nível de cloro livre na água e realizar a cloração de modo a mantê-lo sempre entre 1 e 3 ppm. Tanto o excesso quanto a falta do cloro trazem malefícios à saúde, por isso, é importante prestar muita atenção a essa etapa.

Para facilitar, você pode investir em um gerador de cloro automático. Esse equipamento é capaz de produzir cloro automaticamente a partir do sal adicionado à água, em um processo de eletrólise. Assim, os níveis ficarão sempre balanceados.

E, é claro, é essencial ter um bom sistema de filtração. Para isso, invista em uma motobomba compatível com o tamanho da piscina e em um filtro de qualidade. A filtração deve ser realizada todos os dias, quando a piscina não estiver em uso. Esse é um cuidado essencial para manter a água livre de impurezas.

Segurança na área da piscina: medidas indispensáveis

É preciso também obedecer às medidas de segurança em piscinas coletivas. É indispensável ter a presença de um guardião de piscina durante todo o tempo para prevenir acidentes, realizar resgates aquáticos se necessário e oferecer os primeiros socorros se algo acontecer.

Ademais, é importante ter sinalizações adequadas e regras de convívio para o bom uso da piscina, além de um kit de primeiros socorros e equipamentos de resgate. Coletes salva-vidas também não podem faltar em uma piscina de academia.

Lembre-se, ainda, de controlar a entrada na piscina por meio de uma grade ou portão. Isso ajuda a evitar acidentes.

Manutenção preventiva: prolongando a vida útil da piscina

Finalmente, a manutenção preventiva de todos os equipamentos usados na piscina é essencial. Retrolavar o filtro, trocar a areia ou a zeólita na periodicidade adequada e fazer a manutenção do filtro e da motobomba devem fazer parte da rotina. São cuidados simples que ajudam a prolongar a vida útil da piscina e fazer valer o seu investimento.

Adquira os produtos da Nautilus para a piscina de sua academia!

Agora que você conhece os benefícios e quais são os cuidados essenciais com a piscina em academia, só falta conhecer a empresa que produz os melhores produtos e equipamentos para piscinas, a Nautilus.

A Nautilus tem uma linha completa com tudo o que você precisa para manter a piscina da academia sempre limpa, livre de impurezas e bem tratada. São acessórios para limpeza do tanque, geradores de cloro, bombas, filtros, aspiradores de piscina, aquecedores e itens de iluminação para tornar sua rotina de cuidados muito mais fácil. 

Visite nosso site e conheça nossas soluções!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram