logo

3 tipos de exercício para fazer na piscina

exercicios para fazer na piscina

Quando a temperatura sobe, fica difícil vencer a preguiça na hora de malhar, não é mesmo? Só de imaginar a academia lotada, o tempo de deslocamento e o calor, você já sente vontade de ficar no conforto do seu quarto climatizado.

Mas, para quem deseja se refrescar sem descuidar das atividades físicas e do bem-estar, existem diversas opções de exercício para fazer na piscina. Afinal, além de ser uma excelente forma de lazer, a piscina é o local perfeito para treinar e manter a saúde em dia no conforto da sua casa.

Exercícios físicos e algumas brincadeiras na água podem oferecer benefícios, como redução do impacto nas articulações, melhora do sistema cardiorrespiratório, emagrecimento e diminuição da gordura abdominal. Além de ser uma delícia, eles também podem ser praticados por idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Pensando em tudo isso, preparamos uma lista com alguns tipos de exercício físico para fazer na piscina. Confira.

1. Caminhada na água é um ótimo exercício para fazer na piscina

Esse exercício para fazer na piscina é bastante simples e pode ser praticado por todos, pois os impactos são diminuídos pela água, ao contrário do que ocorre quando é feito em terra firme.

Basta fazer os mesmos movimentos que são feitos fora da água. Comece com uma caminhada leve e, com o passar dos dias, aumente o ritmo e o tempo. Experimente caminhar de uma borda à outra tentado elevar os joelhos até a altura dos quadris.

Atenção: quanto mais submerso o seu corpo estiver, maior será a dificuldade e a energia necessária para vencer a resistência da água. Por isso, respeite os seus limites e aja com cuidado.

2. Hidroginástica com espaguetes

A hidroginástica é um excelente exercício para fazer na piscina. Essa modalidade consiste em uma série de exercícios dentro da água e é excelente para idosos e gestantes.

  • Membros superiores: mantenha os braços dentro da água e movimente o espaguete para cima e para baixo, sempre com movimentos próximos ao corpo. Assim, você terá maior resistência enquanto fortalece os músculos.
  • Membros inferiores: para trabalhar os músculos da coxa, glúteos e abdômen, posicione o espaguete debaixo dos braços e movimente as pernas para cima e para baixo. Experimente elevar os joelhos, deixando-os na mesma linha do quadril, formando um ângulo de 90º, como se estivesse dando um chute. Elevar uma perna de cada vez e mantê-la estendida também é excelente para fortalecer os músculos. Intercale com pedaladas na água (como se estivesse em uma bicicleta) e com movimentos estilo tesoura (abrindo e fechando as pernas).

3. Natação

A natação é um dos melhores tipos de exercício para fazer na piscina. Além dos benefícios cardiorrespiratórios, a prática ainda ajuda a emagrecer e a definir o corpo.

Essa modalidade consome de 300 a 500 calorias por hora, e você consegue obter bons resultados praticando algumas vezes por semana.

Além disso, a natação garante a segurança de todos. Afinal, quem domina as principais técnicas sofre menos riscos de acidentes com afogamento.

Relaxe na sua piscina

Após qualquer exercício para fazer na piscina, relaxe. Utilize um espaguete e apoie a cabeça para descansar a musculatura.

As altas temperaturas não são motivo para deixar os exercícios físicos de lado. Você pode aproveitar os dias de calor na piscina para se divertir e se exercitar.

Lembre-se de manter o tratamento da água sempre dia, se alimentar bem, beber bastante água e fazer alongamentos antes e de depois dos exercícios. Assim, seu rendimento será muito melhor!

E você, já conhecia os tipos de exercício físico para fazer na piscina? Conhece algum outro ou tem uma dica para compartilhar? Deixe um comentário e até a próxima!

Últimos posts

Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram