Piscinas são uma excelente fonte de lazer para reunir familiares e amigos, não é mesmo? Mas você já precisou fazer uma reforma de piscina? Se ainda não, saiba que ela também necessita de uma pausa de vez em quando para um check-up. Todo proprietário sabe que deve realizar manutenções periódicas para garantir seu bom funcionamento e a água sempre limpa.

 

O que acontece é que durante uma dessas inspeções, pode ser percebido algo que demande uma obra. Não é apenas aumentar ou diminuir a alcalinidade da água, por exemplo, que é fácil e rápido de resolver. Ou, talvez, a família tenha crescido e você sinta a necessidade de ampliar o tamanho da piscina.

 

Ainda que seja apenas uma repaginada nela, mudar a iluminação, trocar revestimento ou automatizar o tratamento e limpeza, é preciso sempre planejar. Então preste atenção a este artigo para saber o que fazer e conhecer dicas valiosas que facilitarão sua reforma de piscina.

 

Por onde começar uma reforma de piscina

O primeiro passo que deve ser tomado é identificar o que precisa ser reformado ou aprimorado. Conte sempre com a ajuda de profissionais especializados para te orientar. Feito isso, comece a buscar orçamentos de empresas e materiais necessários. Pesquise bastante antes de tomar qualquer decisão, afinal é um investimento.

 

Uma dica é deixar para reformar na época de outono/inverno, pois os produtos e equipamentos ficam com preços reduzidos. Além disso, a estiagem das chuvas contribui para que a obra não precise ser interrompida

 

Lembre-se de aproveitar, se for o caso, para adequar sua piscina às normas de qualidade. Construção e reforma de piscina é um processo regido pela ISO 9001 e estar conforme pode fazer a diferença na saúde da sua família e segurança de todos.

 

Como disse o Diretor da Piscina & Arte, Paulo Castilho: “Eu gosto de comparar a piscina com o carro, é fundamental que seja feita revisões periódicas nas bombas, sistemas filtrantes, iluminação e principalmente realizar semanalmente testes químicos na água da piscina. Ter uma água cristalina não quer dizer que esta água está saudável e equilibrada quimicamente.” Ou seja, procure profissionais que conheçam a norma e produtos dentro das especificações de qualidade.

 

Organizando a reforma

 

Definida a melhor época e escolhida a empresa que fará o serviço, comece a conversar com o engenheiro ou arquiteto responsável sobre prazos, escolha de materiais, equipe técnica necessária e afins. É importante, nesse momento, fazer todas as perguntas e tirar todas as dúvidas. Cada tipo de piscina demandará um tempo e trabalho diferente, então fique atento e sempre negocie.

 

Se sua piscina é de concreto com azulejos e você precisa reforçar o rejunte, já pode aproveitar a reforma e trocar todo revestimento e mudar as cores. Caso seja de vinil, fica mais fácil ainda renovar, é só instalar outra manta totalmente diferente e apostar na decoração.

 

Uma boa pedida também é utilizar bem a reforma de piscina e automatizar ou instalar um sistema de aquecimento, quem sabe. Dessa forma, você não apenas estará fazendo reparos, mas aplicando melhorias significativas. Um processo todo automatizado facilita muito a vida do proprietário ou piscineiro. E um aquecimento garante uma piscina pronta para uso o ano todo, inclusive em épocas frias.

 

Motivos mais comuns para reformar sua piscina

Alvenaria

As piscinas de alvenaria costumam ser mais resistentes, porém podem haver infiltrações nas paredes, azulejos soltos ou quebrados. Nesses casos, é urgente que se faça os ajustes necessários, caso contrário pode impactar em toda estrutura e dar um trabalho muito maior depois.

 

Vinil

Aqui, o que pode acontecer é aparecer bolhas entre a manta vinílica e a superfície ou ainda rasgos ou furos. Não perca tempo e faça o reparo o quanto antes, pois ele pode aumentar e obrigar você a trocar todo revestimento. A menos que essa seja a sua intenção de reforma.

 

Fibra de vidro

Neste modelo, o problema mais comum é descoloração ou furos no material. É igualmente necessário realizar o conserto o mais rápido possível.

 

De uma maneira geral, não é muito trabalhoso realizar uma reforma de piscina. É essencial que ela seja feita no momento em que o problema aparecer. Com isso, você evita transtornos maiores ou até mesmo irremediáveis. Fora que mantendo ela sempre em perfeitas condições, está também contribuindo para a segurança da família e prevenindo possíveis custos maiores. Está esperando o que?

[widget id=”media_image-17″]

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.