logo

Construção de piscinas: quais profissionais contratar?

Ter uma piscina em casa é o sonho de muitas pessoas. Mas, até que ele vire realidade, muitas dúvidas podem surgir. Afinal, por onde começar? Quem contratar para tocar o projeto? Neste post, vamos apresentar os profissionais envolvidos na construção de piscinas. Vamos lá?

Por que é importante contratar os profissionais certos para a construção de piscinas?

A construção de piscinas é um projeto complexo. Trata-se de uma obra que requer várias etapas, e todo o cuidado é pouco para que tudo saia conforme o planejado. Para isso, é essencial contratar as empresas e os profissionais certos para realizar o serviço.

Não importa o modelo de piscina que será construído: de alvenaria, fibra, vinil ou concreto. Para que a obra seja bem executada, sem risco de falhas estruturais como rachaduras, infiltrações ou vazamentos, é necessário contar com mão de obra especializada e qualificada.

Num projeto dessa magnitude, não dá para economizar e contratar alguém sem experiência! Por isso, é importante checar as referências da empresa ou do profissional e ver as piscinas que já foram construídas antes de fechar negócio.

Procure comentários e avaliações de outros clientes e desconfie de preços muito abaixo da média do mercado. Normalmente, quem tem o conhecimento técnico e a expertise necessários para o serviço não cobra valores tão baixos. O ideal é sempre avaliar o custo-benefício, não apenas escolher o menor preço.

Profissionais aptos para a construção de piscinas

Agora, vamos à parte mais prática e interessante deste artigo! É hora de selecionar os profissionais que serão responsáveis por criar, direcionar e executar o projeto de construção da sua piscina, auxiliando você a tomar as melhores decisões dentro do seu orçamento. Confira quais são os principais:

Arquitetos

Qual será o tamanho da piscina? Qual é o formato que melhor se adapta ao terreno? Como será a decoração? Como a piscina será iluminada? Como harmonizar a área externa com o restante da casa? Como intensificar seu potencial de relaxamento? Como construir uma piscina que valorize o imóvel?

Todas essas perguntas podem ser respondidas por um arquiteto.

Ele é o responsável por projetar e coordenar a construção da sua piscina. É ele quem vai aliar a funcionalidade à estética do projeto, definindo elementos que vão desde o tamanho e profundidade da piscina à escolha de iluminação, artigos decorativos e equipamentos que manterão sua piscina pronta para uso a qualquer momento.

Ele também tem o papel de definir como será o entorno da sua piscina, garantindo a elegância e sofisticação em cada cor, forma e textura da sua área externa. Você sabe quais os móveis ideais para esse ambiente? Qual o tecido mais recomendado para as almofadas? Que tipo de piso escolher para a borda da piscina?

O objetivo principal é que sua piscina e a área de lazer tenham características marcantes, que reflitam a sua personalidade, mas que também respeitem a plena utilização do espaço, conforme as limitações do projeto, e a segurança de seus usuários.

Um projeto realizado dessa forma torna possível ter um imóvel completamente adequado às suas necessidades - e ainda mais valorizada no mercado imobiliário.

Engenheiros

A função do engenheiro é auxiliar no projeto de construção, gerenciar recursos e prazos e executar as obras.

Logo, ele também acompanha o processo inteiro, desde a avaliação e escolha do terreno em que a piscina será construída até o acabamento; porém, este profissional se encarregará de cuidar de especificações como a infraestrutura, instalações elétricas e hidráulicas e outras especificidades das diretrizes de construção de uma piscina.

Em suma, o engenheiro garante que aquela piscina que você sonhou junto ao arquiteto seja construída de modo a garantir tanto o seu lazer quanto a sua segurança.

Se houver algo que precise ser modificado por alguma limitação do terreno ou da escolha do tipo de piscina, por exemplo, cabe ao engenheiro sugerir a melhor forma de contornar o problema, respeitando o que foi pensado no projeto.

Construtores

Construtores e pedreiros experientes são os encarregados pela execução da obra.

Eles são fundamentais para todo tipo de piscina e estarão presentes em qualquer projeto, auxiliando o engenheiro na construção de uma piscina de alvenaria ou concreto, na instalação de uma piscina de fibra ou na aplicação de revestimento e pastilhas, por exemplo.

Basicamente, serão os responsáveis por fazer com que sua piscina exista, de fato.

Paisagistas

Um paisagista é encarregado por harmonizar a natureza com o humano.

Ou seja, no seu projeto, o papel do paisagista é arquitetar os jardins e elementos ornamentais da área da piscina, priorizando aspectos como a sustentabilidade prática, estética e econômica.

O paisagista acompanha o projeto desde a elaboração até o acabamento, complementando o trabalho do arquiteto.

Lojistas

Os lojistas de equipamentos para piscinas são as pessoas certas para orientar você antes e depois da construção. Afinal, eles conhecem as melhores soluções para suas dores e os melhores fornecedores de equipamentos do mercado, podendo auxiliar na escolha dos produtos ideias para que sua piscina esteja sempre pronta para uso e - o melhor! - com o mínimo de esforço.

De equipamentos clássicos, como filtros e motobombas, a alternativas para aquecimento e automação do tratamento da água, os lojistas serão os responsáveis por assegurar que sua piscina seja apenas sinônimo de lazer e segurança.

Principais normas para construção de piscinas

Agora que você já sabe que profissionais deve contratar para construir sua tão sonhada piscina e como escolher bem quem vai executar o serviço, precisamos falar de outro assunto muito importante: a segurança! Afinal, a piscina deve proporcionar um mergulho seguro aos banhistas, sem risco de danos à sua saúde e à sua integridade física!

Para isso, é necessário observar algumas diretrizes específicas para a construção de piscinas. A principal norma reguladora referente a essa atividade é a NBR 10339 de 2018 da ABNT

É ela que define as regras e parâmetros para a execução do projeto, a construção e a instalação da piscina, bem como os requisitos para um uso seguro.

Um dos pontos cruciais da norma diz respeito ao piso e às paredes da piscina. Entre outros requisitos, ela estipula que:

  • Tanto o piso quanto as paredes não devem ter rugosidades;
  • O coeficiente de atrito dinâmico das superfícies deve ser ≥0,3. Já na área externa ao redor da piscina, ele deve ser ≥0,4;
  • As bordas da piscina e das escadas devem ser arredondadas para evitar acidentes;
  • O raio dos cantos da piscina deve ser superior a 3 mm;
  • Os guarda-corpos precisam atender à norma NBR 14718.

Há, também, diretrizes importantes para a durabilidade e a manutenção da piscina. Algumas das principais são:

  • O paisagismo não pode afetar a segurança, o funcionamento ou a manutenção da piscina;
  • O revestimento escolhido deve ser resistente à umidade, produtos químicos e desgastes naturais;  
  • A piscina tem que ter um manual de uso, contendo recomendações aos usuários.

A norma 10339 da ABNT também se preocupa com as questões referentes à acessibilidade e a funcionalidade da piscina. Por isso, obriga que:

  • A piscina tenha um acesso para entrada e saída dos banhistas que atenda à NBR 9050;
  • Pelo menos um lado do tanque tenha uma faixa pavimentada contínua, respeitando a NBR 9050.

Finalmente, há critérios específicos para garantir a segurança no uso e na operação da piscina. Alguns dos principais requisitos da norma a esse respeito são:

  • Afixação de uma placa identificando a área da piscina e informando a profundidade;
  • Marcações na piscina que indiquem a profundidade do tanque;
  • Piso contrastante para que o usuário consiga se situar melhor e verificar alterações na profundidade; 
  • Sistema de sucção que conte com ralos anti-aprisionamento.

A Nautilus tem tudo o que você precisa para construção de piscinas

Pronto! Agora que você sabe a quem recorrer para a construção da piscina, já pode dar o próximo passo rumo à realização desse sonho: comprar os melhores produtos, equipamentos e acessórios para piscinas!

A Nautilus conta com uma extensa linha de produtos para tratamento, automação, limpeza e manutenção de piscinas. Além disso, disponibilizamos um app de dimensionamento gratuito e simples de usar. Quer conhecer melhor nossas soluções? Visite nosso site e confira as novidades!

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram