Ter uma piscina em casa não é privilégio apenas de quem conta com um terreno enorme. Mesmo que você tenha pouco espaço disponível em sua área externa, é possível construir uma piscina pequena e se divertir para valer! Quer saber como? É só continuar lendo este artigo!
Você é daquelas pessoas que sonha em ter piscina, mas pensa que não vale a pena investir nesse projeto por falta de espaço? Pois saiba que construir uma piscina pequena pode ser a solução para o seu problema! Confira alguns benefícios de ter uma piscina mais compacta:
Com todas essas vantagens, você provavelmente já está morrendo de vontade de construir uma piscina pequena na área externa. Mas, antes, é importante saber que tipo e tamanho de piscina combinam com as dimensões e as características do terreno.
A primeira coisa que você deve pensar é se a sua área tem a estrutura para suportar o volume de água. Para isso, contrate um engenheiro; ele saberá avaliar o terreno e dar um parecer.
Também é preciso pensar se terá incidência do sol nela. O ideal é que sim. Então, tente posicioná-la virada para o norte, onde tem mais incidência de sol na maior parte do dia.
Sabendo que a área comporta o projeto, será preciso descobrir qual é o tipo de piscina mais adequado para o seu espaço. Isso significa não apenas escolher o tamanho ideal, mas o material no qual ela será construída, revestimento, formato, largura e profundidade.
Independentemente do material escolhido, a profundidade de uma piscina pequena deve ser considerável, pois apesar do tamanho, ela conseguirá proporcionar o mínimo de conforto. O mais indicado é deixar com 1,15 m, pois facilita os mergulhos e não é funda demais.
Instalar alguns degraus de escada também ajuda, pois eles dão a sensação de que ela é mais profunda.
Atualmente, existem quatro tipos de piscinas no mercado: fibra, vinil, alvenaria e concreto armado. Cada um deles tem os seus prós e contras. Isso significa que você precisa conhecer todos para fazer uma boa escolha.
As produzidas em fibra de vidro são pré-moldadas e vêm prontas de fábrica. O problema aqui pode ser o formato, pois é interessante aproveitar bem o espaço disponível. Porém, ela tem um custo mais baixo que as outras e exige pouca manutenção.
Quando o material é vinil, já existem mais possibilidades de escolha, pois a base é feita de alvenaria e o vinil é o revestimento. Então, dá para usar a criatividade e até inovar. Nesse caso, você pode brincar um pouco mais com as cores e dar mais a sua cara ao espaço. Este é o mais indicado para uma piscina pequena.
A de concreto armado é a mais resistente. Aqui, você terá uma durabilidade maior, além de ter a mesma flexibilidade da anterior, podendo escolher o formato que quiser. A decisão do revestimento também é maior e a criatividade é o limite.
A piscina de alvenaria garante também durabilidade e possibilidade de personalização.
Quem disse que uma piscina pequena precisa ser sem graça? Com os acessórios corretos e uma decoração bacana, o espaço pode ficar muito interessante!
Uma boa dica é instalar uma cascata para piscina. Existem cascatas e fontes de vários tamanhos e modelos, basta escolher uma que combine com o restante do projeto para enriquecer e embelezar a área externa. Não se esqueça também de apostar numa boa iluminação usando LEDs, refletores e outras soluções criativas para deixar a área da piscina mais bonita e segura.
Por falar em segurança, é importante equipar a piscina pequena com uma ducha externa para higienizar o corpo antes e depois do mergulho e uma cerca, sobretudo se o espaço for usado por crianças, idosos, animais de estimação ou pessoas com mobilidade reduzida. Assim, você controla o acesso à piscina e evita acidentes.
Quanto ao mobiliário, você pode usar a imaginação! Dependendo do espaço disponível, você pode instalar uma rede à beira da piscina, poltronas, cadeiras mais compactas ou dobráveis, uma mesinha pequena, entre outras mil possibilidades.
Não é porque você tem uma piscina pequena que não poderá usufruir de tudo o que este tipo de lazer proporciona. Na hora de construir, pense também em acessórios que farão a diferença na hora de utilizar.
Por exemplo, você pode instalar uma cascata, rodeá-la com uma iluminação legal e incluir cadeiras confortáveis no entorno.
Outra coisa que agrega é deixar uma mesa ou instalar bancos altos perto da borda, para funcionar como um bar.
O espaço reduzido torna o ambiente mais aconchegante para a família, intimista para casais e seguro para crianças e idosos. Então, instale jatos de hidromassagem na piscina para ter um spa de vez em quando.
Você ainda pode instalar um sistema de aquecimento para utilizá-la o ano inteiro.
Não pense que uma piscina pequena não exige cuidados! É claro que é mais fácil dar conta da limpeza e do tratamento de tanques menores, já que a superfície que é preciso limpar é menor. Portanto, a tarefa é mais rápida e utiliza-se menos produto. Mas a rotina de higienização e manutenção deve ser cumprida com o mesmo rigor que piscinas maiores.
Você ainda precisará se preocupar com o tratamento químico e físico da piscina. Porém, essas tarefas poderão ser realizadas com mais agilidade. Uma boa dica para quem quer praticidade é utilizar equipamentos automatizados, como o gerador de cloro da Nautilus.
A aspiração da piscina também é mais simples e leva menos tempo. E, se você quiser facilitar ainda mais o serviço, pode optar por um robô aspirador que realiza a atividade de forma automática.
Como você pode perceber, é perfeitamente possível construir uma piscina pequena em casa. E a diversão não fica nada a dever às piscinas maiores, com as vantagens do custo menor e da manutenção mais simples.
Mas é sempre importante manter a rotina de limpeza em dia. Para isso, a Nautilus conta com uma linha de produtos completa, para piscinas de qualquer tamanho. Entre no nosso site e conheça nossas soluções!
Aperte enter para buscar