[language-switcher]

Quem não tem vontade de ter uma piscina em casa, hein? Seja no verão, para afastar o calor, ou no inverno, apenas para relaxar? É muito bom mesmo.

Mas será que é possível construir uma piscina mesmo com pouco espaço? Morar em uma casa com terreno reduzido não é um problema. Você pode ter a sua!

Basta calcular direitinho que cabe. Pense que pode ser um lugar aconchegante e intimista. Além disso, com a decoração certa, ficará perfeito.

Saiba mais!

Quais características o terreno precisa ter?

A primeira coisa que você deve pensar é se a sua área tem a estrutura para suportar o volume de água. Para isso, contrate um engenheiro; ele saberá avaliar o terreno e dar um parecer.

Também é preciso pensar se terá incidência do sol nela. O ideal é que sim. Então, tente posicioná-la virada para o norte, onde tem mais incidência de sol na maior parte do dia.

Sabendo que a área comporta o projeto, será preciso descobrir qual é o tipo de piscina mais adequado para o seu espaço. Isso significa não apenas escolher o tamanho ideal, mas o material no qual ela será construída, revestimento, formato, largura e profundidade.

Qual é o melhor material para construir uma piscina pequena?

Atualmente, existem quatro tipos de piscina no mercado: fibra, vinil, alvenaria e concreto armado. Cada um deles tem os seus prós e contras. Isso significa que você precisa conhecer todos para fazer uma boa escolha.

As produzidas em fibra de vidro são pré-moldadas e vêm prontas de fábrica. O problema aqui pode ser o formato, pois é interessante aproveitar bem o espaço disponível. Porém, ela tem um custo mais baixo que as outras e exige pouca manutenção.

Quando o material é vinil, já existem mais possibilidades de escolha, pois a base é feita de alvenaria e o vinil é o revestimento. Então, dá para usar a criatividade e até inovar. Nesse caso, você pode brincar um pouco mais com as cores e dar mais a sua cara ao espaço. Este é o mais indicado para uma piscina pequena.

A de concreto armado é a mais resistente. Aqui, você terá uma durabilidade maior, além de ter a mesma flexibilidade da anterior, podendo escolher o formato que quiser. A decisão do revestimento também é maior e a criatividade é o limite.

A piscina de alvenaria garante também durabilidade e possibilidade de personalização. Apesar disso, sua estrutura é menos reforçada que a de concreto armado.

E a profundidade?

Independentemente do material escolhido, a profundidade de uma piscina pequena deve ser considerável, pois apesar do tamanho, ela conseguirá proporcionar o mínimo de conforto.

O mais indicado é deixar com 1,15 m, pois facilita os mergulhos e não é funda demais.

Instalar alguns degraus de escada também ajuda, pois eles dão a sensação de que ela é mais profunda.

É possível complementar com acessórios?

Não é porque você tem uma piscina pequena que não poderá usufruir de tudo o que este tipo de lazer proporciona. Na hora de construir, pense também em acessórios que farão a diferença na hora de utilizar.

Por exemplo, você pode instalar uma cascata, rodeá-la com uma iluminação legal e incluir cadeiras confortáveis no entorno.

Outra coisa que agrega é deixar uma mesa ou instalar bancos altos perto da borda, para funcionar como um bar.

O espaço reduzido torna o ambiente mais aconchegante para a família, intimista para casais e seguro para crianças e idosos. Então, instale jatos de hidromassagem na piscina para ter um spa de vez em quando.

Você ainda pode instalar um sistema de aquecimento para utilizá-la o ano inteiro.

Uma piscina pequena dá trabalho?

Para fazer a manutenção de uma piscina pequena não tem mistério. Ela é igual às realizadas nas demais, só que utilizando uma quantidade menor de produto e, consequentemente, tendo um custo mais baixo.

Você ainda precisará se preocupar com limpeza química e física. Porém, ela será mais rápida. Uma dica é utilizar equipamentos automatizados, tanto para cloração e filtração da água quanto para medição de alcalinidade e pH.

Outro bom exemplo é na hora de aspirar sua piscina. Ao invés de passar horas curvado na borda e perder um tempo precioso com a família, você pode optar por um robô de limpeza. O processo é todo automático e ele coletará tanto resíduos maiores quanto menores.

Como você viu, é perfeitamente possível construir uma piscina pequena em casa. Inclusive, o custo é muito menor. Tanto na construção (materiais, mão de obra, equipamentos etc) quanto no uso (manutenção, limpeza, água, energia etc).

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.