logo

Como escolher uma escada para piscina?

A escada para piscina pode parecer um acessório meio banal à primeira vista. Mas, na verdade, ela é um item essencial para a segurança e para a acessibilidade da piscina. Além de facilitar a entrada e a saída dos banhistas, a escada ajuda a evitar acidentes.

Mas, se você pensa que escada para piscina é tudo igual, se enganou! Existem diversos modelos, dos mais variados materiais. E é preciso entender a diferença entre eles para fazer a melhor compra! Neste post, você vai entender como escolher a escada ideal para aproveitar a sua piscina com segurança!

Por que a escada para piscina é importante?

Uma escada para piscina de boa qualidade é fundamental para preservar a segurança dos banhistas. Elas ajudam as pessoas a entrar e sair de dentro d’água sem ter que fazer força, fornecendo o apoio necessário.

Investir em uma escada para piscina previne acidentes, como quedas e escorregões. Além disso, é um item essencial em piscinas frequentadas por crianças, idosos, pessoas com deficiência ou qualquer um que apresente dificuldades de locomoção. A escada torna a piscina mais acessível e democrática, permitindo que todos se divirtam sem riscos!

Quais os modelos de escada para piscina?

Existe uma variedade muito grande de modelos de escada para piscina disponíveis no mercado. Os principais deles são:

Escada de alvenaria

A escada embutida de alvenaria é a melhor opção para quem valoriza o aspecto estético, já que ela acompanha o estilo da piscina e fica bem harmônica. Esse modelo é construído com a piscina e, em geral, fica totalmente submerso. O corrimão deve ser instalado à parte, para não haver riscos à segurança.

Escada de inox

As escadas para piscina de inox são muito populares. Existem os modelos tradicionais, que podem ter ou não corrimão (não é obrigatório para escadas removíveis). Nesse tipo de escada, os degraus podem ser também de inox ou de plástico. Os corrimões são padronizados e devem ter uma polegada e meia de diâmetro.

Além disso, também existem escadas de inox reforçadas. Elas têm a mesma estrutura que as escadas tradicionais, com a diferença de que o diâmetro dos corrimões é de duas polegadas, para oferecer um suporte maior.

Escada desmontável

As escadas desmontáveis são ideais para piscinas portáteis altas e fundas, já que facilitam a entrada e a saída dos usuários. Porém, para serem seguras, essas escadas precisam ficar em um piso nivelado. Caso contrário, podem acontecer acidentes.

Escada monobloco

A escada monobloco é constituída de uma peça inteira fabricada em fibra de vidro, com grandes degraus fixos. Ela pode ser usada em piscinas de concreto ou de vinil. É a alternativa perfeita para quem construiu ou comprou uma piscina sem escada, porque pode ser instalada posteriormente.  

Existem escadas do tipo monobloco com três ou quatro degraus, e elas podem ou não ter corrimões. As vantagens são várias: a segurança do modelo, já que são à prova de escorregões; possuem fácil instalação; e a durabilidade do material é boa, pois resiste bem à ação do sol.

Escada Confort

A escada Confort é adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, mulheres grávidas e pessoas com deficiência. Ela costuma ser maior e menos inclinada, além de contar com degraus duplos que proporcionam mais segurança e conforto na hora de entrar ou sair da piscina.  

Escada para piscina inflável

Existem, ainda, escadas próprias para piscinas infláveis. Elas estão disponíveis em vários modelos, mas o mais comum é o formato de “V” invertido. Como não é possível fixar a escada em lugar nenhum, metade dela fica escorada no piso e a outra fica dentro da piscina. Por conta disso, é preciso ter cuidado na hora de entrar e sair da piscina, sobretudo se ela for frequentada por crianças.

Escada para pets

A escada de piscina para pets é a forma mais segura do animal de estimação entrar e sair da piscina. Mesmo sem a permissão ou a intenção de entrar na água, os bichinhos podem cair na piscina acidentalmente.

Com a escada para pets, é possível que os animais saiam da piscina com mais facilidade, e assim diminui o risco de afogamento.

Normas da ABNT relacionadas à escada para piscina

Para quase tudo na vida existe uma norma da ABNT, e, com as escadas para piscina, não seria diferente! Há diretrizes específicas para garantir a segurança do equipamento e proteger os banhistas.  

A NBR 11238: 1990 regulamenta as diretrizes de “segurança e higiene de piscinas”. A norma faz uma distinção entre escadas fixas e removíveis, já que cada modelo tem suas especificidades.

No que diz respeito às escadas fixas, aquelas presas à piscina, a norma estipula a obrigatoriedade do uso de corrimões, pois eles evitam que as pessoas pisem em falso e caiam de mau jeito na piscina.

Já no que se refere às escadas reposicionáveis, a NBR 11238: 1990 determina que o fabricante precisa informar, com uma etiqueta permanente, o peso máximo que a escada suporta e a durabilidade dos degraus. Para chegar a esses números, as empresas devem encomendar testes laboratoriais para avaliar as escadas.

A norma contém também as informações de que não se deve usar a escada como trampolim nem como suporte para fazer ginástica, que o limite de peso não deve ser excedido e que os degraus de plástico precisam ser substituídos a cada três anos.

Sendo assim, fique atento a esses detalhes importantes quando for comprar uma escada para sua piscina!

Quantos degraus deve ter a escada para piscina?

O número de degraus depende da profundidade da piscina. Afinal, quanto mais fundo for o tanque, mais alta terá que ser a escada. Via de regra, vale a seguinte fórmula:

  • Piscinas entre 700cm e 1m de profundidade: dois degraus
  • Piscinas entre 1m e 1,3m de profundidade: três degraus
  • Piscinas entre 1,3m e 1,6m de profundidade: quatro degraus
  • Piscinas a partir de 1,6m de profundidade: no mínimo cinco degraus

Se por acaso você tiver dificuldade para dimensionar sua piscina e encontrar os produtos adequados para ela, é só baixar o app da Nautilus que ele calcula o volume da piscina para você!

banner sobre escada para piscina da nautilus

Como escolher a escada para piscina ideal?

O principal fator de escolha é a profundidade da piscina, já que a quantidade de degraus deve ser proporcional. Além disso, é preciso considerar o preço: os modelos em inox são mais em conta do que fazer uma reforma para construir uma escada de alvenaria

Se, contudo, sua piscina ainda não estiver instalada, vale a pena incluir uma escada embutida no projeto.

Quanto ao modelo escolhido, vai depender de sua necessidade. Se a piscina for frequentada por pessoas idosas ou com baixa mobilidade, pode ser interessante investir em uma escada Confort. Se não for esse o caso, dá para economizar e optar pela escada de inox tradicional, ou mesmo pelo modelo reforçado.

Renove o estoque de produtos Nautilus para cuidar da sua piscina!

Agora você já sabe como escolher uma escada para piscina. Mas não dá para esquecer os outros cuidados. Por isso, mantenha seu kit de produtos e materiais de limpeza para piscina bem abastecido! 

No site da Nautilus, você encontra tudo de que precisa para manter sua piscina bem cuidada, com a água cristalina. Confira nossa linha completa e renove seu estoque com itens de excelente qualidade!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram