Entre os vários métodos de aquecimento de piscina que existem no mercado, o trocador de calor é um dos mais populares. E isso não é à toa: trata-se de um tipo de aquecedor muito prático, versátil, econômico e sustentável, que pode ser usado sozinho ou como complemento a outros aquecedores.

Mas, afinal, você sabe exatamente o que é um trocador de calor, como ele funciona e como sua instalação é feita? Não se preocupe: neste post, vamos fornecer as respostas para todas essas perguntas e ainda ajudar você a escolher o trocador de calor ideal!

O que é o trocador de calor?

O trocador de calor, também conhecido como bomba de calor, é um tipo de aquecedor de piscina que funciona como um ar-condicionado reverso, trocando calor com o ambiente externo e utilizando-o para esquentar a água de maneira gradual, sem depender da estação do ano ou das condições climáticas.  

Além de aquecer a água da piscina, o trocador de calor também é capaz de realizar a manutenção da temperatura da água, mantendo-a sempre confortável para um bom mergulho, a qualquer hora do dia ou da noite.

Seu funcionamento é mais simples do que parece, e a instalação também não é complexa, embora careça de alguns cuidados. Já, já a gente vai explicar direitinho como funciona o trocador de calor, como escolher o equipamento ideal e como instalar na piscina. Por ora, vamos conversar um pouquinho sobre as vantagens desse aquecedor?

Vantagens de usar o trocador de calor

Praticidade

O trocador de calor tem muitas vantagens em comparação com outros aquecedores de piscina. Um deles é sua praticidade. A instalação é simples, o aparelho é compacto, e ainda pode ser usado como complemento a outros métodos de aquecimento (como o aquecedor solar) para potencializar a eficiência. Além disso, quase não faz barulho!

Economia

Outro importante diferencial do trocador de calor é a economia gerada. O custo do aparelho, à primeira vista, parece alto. Mas o custo-benefício é muito interessante e o investimento se paga rapidamente, pois, além de ter alta durabilidade, o consumo de energia elétrica desse equipamento é bem baixo.

Isso ocorre porque a eletricidade é usada somente na alimentação do sistema, e não no aquecimento propriamente dito. Por essa razão, o trocador de calor gasta muito menos. Só para te dar uma noção da economia, o consumo de energia elétrica do trocador pode ser até 80% mais baixo do que outros aquecedores.

Segurança

Seu funcionamento, além de simples, é totalmente seguro. Afinal, o trocador deve ser aprovado por órgãos reguladores, como, por exemplo, o Inmetro. Na prática, isso significa mais segurança para os seus banhos de piscina!

Sustentabilidade

O trocador de calor é uma alternativa sustentável, que não degrada o meio-ambiente nem desperdiça os recursos naturais do planeta, já que a energia que ele produz é totalmente limpa e não derivada de combustíveis fósseis.

Eficiência

Finalmente, o trocador de calor tem um ótimo desempenho e é capaz de gerar mais energia térmica do que consome. Isso o torna uma opção muito eficiente. Para você ter uma ideia, o aparelho trabalha 24 horas por dia sem perder a eficiência.

Se você quiser potencializar ainda mais o aquecimento, pode adotar o uso combinado do trocador de calor e do aquecedor de piscina solar. Outra boa alternativa é usá-lo em conjunto com uma capa térmica para ajudar a manter a temperatura da água uniforme.

Como funciona o trocador de calor para piscinas?

Conforme já comentamos, o funcionamento de um trocador de calor é semelhante ao de um aparelho de ar-condicionado, só que ao contrário. Ele se baseia em um sistema frigorífico com uma área de superaquecimento e uma área de resfriamento e, como o nome já sugere, atua trocando calor com o ambiente.

A lógica desse processo é bem simples. Primeiro, o trocador de calor retira o ar do ambiente externo e, com a ajuda de duas peças chamadas moto-ventilador e evaporador, transfere esse ar para o fluido refrigerante que há em seu interior.

O calor gerado é, então, transferido para o condensador, esquentando a água. O ar frio produzido pelo trocador de calor, por sua vez, é retirado do equipamento com a ajuda de um ventilador, que o direciona para as laterais ou para cima.

Todo esse processo requer a ajuda de uma motobomba, o equipamento responsável pela circulação da água da piscina e por transportar a água quente para dentro do tanque. Assim, sempre que a motobomba suga a água para dentro do trocador de calor, parte dela é aquecida. A potência da motobomba deve ser suficiente para dar conta de suprir a faixa de vazão ideal do trocador de calor.

Vale lembrar que, como o trocador de calor não utiliza fontes como gás ou uma resistência elétrica, o aquecimento não é instantâneo. Dependendo da temperatura ambiente, o processo completo pode levar até três dias. Porém, uma vez que a água esteja quente, o aparelho se encarrega de manter a temperatura da piscina constante.

Hoje em dia, contamos com tecnologias tão avançadas no que diz respeito ao aquecimento de piscinas que existem modelos de trocador de calor automatizados, equipados com painéis digitais, controle a distância e uma série de inovações para tornar seu uso ainda mais prático!

 

Trocador de calor: o que é e como instalar

Onde é indicado instalar o trocador de calor para piscina?

O trocador de calor envolve uma parte hidráulica e uma parte elétrica. No que diz respeito ao componente hidráulico, é importante se assegurar de que o trocador de calor é adequado para o seu conjunto filtrante (filtro e motobomba).

No que diz respeito ao componente elétrico, é essencial atentar para dois detalhes: a motobomba não pode usar o mesmo disjuntor do trocador de calor e o aterramento do equipamento, seguindo as normas da NBR 5410 da ABNT, é imprescindível!

Outro cuidado importante: após terminar a instalação, é necessário checar a voltagem disponível. Em equipamentos de 220V, o ideal é ter ao menos 208V disponíveis. Já os trocadores de calor de 380V precisam contar com, no mínimo, 342V livres para trabalhar.

Quanto ao local ideal para instalar o trocador de calor, dê preferência a locais abertos e expostos à luz solar para favorecer a troca de calor com o meio externo e manter o ar renovado. Essa precaução torna o aquecimento mais eficiente.

Além disso, procure instalar o trocador de calor perto da piscina, para evitar perdas energéticas durante o transporte da água quente pelas tubulações, e evite deixar obstáculos próximos do aparelho para não obstruir o fluxo de ar.

Como realizar a manutenção do trocador de calor

Um dos grandes trunfos do trocador de calor é a sua longevidade. A vida útil desse tipo de aquecedor pode ultrapassar os dez anos, desde que a instalação seja feita de forma adequada e a manutenção seja realizada regularmente. Em geral, indica-se que a manutenção preventiva deve acontecer uma vez por ano.

O próprio equipamento vem com um manual contendo um cronograma de manutenção a ser seguido e uma lista de recomendações e boas práticas para aumentar a durabilidade do trocador de calor.  

Entretanto, como há várias peças móveis envolvidas e um componente elétrico sensível para alimentar o sistema, o ideal é contar com ajuda profissional para realizar esse serviço.

Como escolher o trocador de calor adequado para sua piscina

Agora, não vá achar que trocador de calor é tudo igual e que qualquer um vai servir para o seu caso! Piscinas distintas demandam trocadores de calor distintos! Por isso, há no mercado diversos modelos, com potências, tamanhos e voltagens específicos para cada tipo de piscina.  

A escolha do trocador de calor varia de acordo com alguns fatores, como o clima do local onde a piscina está instalada, a frequência de uso, a temperatura média desejada para a água, a potência da motobomba e, sobretudo, o ambiente: se a piscina fica em área fechada ou aberta, se há incidência de luz solar direta ou se há forte exposição a ventos.

Além das variáveis externas, é necessário levar em conta as dimensões da piscina, já que tanques maiores e de alta capacidade demandam um trocador de calor com potência mais alta para que o aquecimento aconteça de forma efetiva.

Por falar nisso, temos uma dica extra que pode ser muito útil: se você não se lembrar do volume de sua piscina ou não souber qual trocador de calor é o ideal, é só baixar o nosso app gratuito. O aplicativo Nautilus Dimensiona calcula o volume da piscina e ajuda a encontrar os melhores produtos e equipamentos para ela!

A Nautilus também conta com opções de trocador de calor em seu portfólio. Os nossos modelos de trocador de calor são a maneira mais prática, econômica, sustentável e eficiente de aquecer a água da piscina.

Quer conhecer nossa linha completa de equipamentos e produtos para piscinas? Visite o nosso site e confira as soluções de tratamento de água, automação, instalação, manutenção, iluminação e outros itens essenciais para manter sua piscina impecável! 

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.