logo

Capa para piscina: conheça 4 benefícios de usar

Capa para piscina: conheça 4 benefícios de usar

 

Quem tem piscina em casa sabe o trabalhão que dá cuidar bem dela. É preciso limpar regularmente, escovar as bordas, remover resíduos da superfície com uma peneira, aspirar as paredes e o fundo... todas essas tarefas levam tempo. Uma dica que pode facilitar muito a sua rotina de cuidados é comprar uma capa para piscina.

Neste artigo, vamos explicar quais são os diferentes tipos de capas, qual é o papel desse acessório para a manutenção e a segurança da piscina, como escolher a capa ideal e como é feita a instalação. Além disso, vamos apresentar os principais benefícios de investir em uma boa capa para piscina. Acompanhe!

Capa para piscina: tipos e funcionalidades

A capa para piscina é um acessório usado para cobrir a piscina quando não está sendo usada, mantendo-a protegida.

Além de prevenir incidentes, como a queda de um animal de estimação ou de uma criança acidentalmente, uma boa capa, se bem fixada, ajuda a manter a piscina limpa por mais tempo, pois impede que sujeiras trazidas pelo vento caiam na água e sujem a piscina. 

Existem outras capas com funções específicas. Confira os principais tipos de capas para piscina e suas funcionalidades:

Capa para piscina comum

A capa comum é basicamente uma capa de proteção. Ela deve ser instalada de modo a cobrir a piscina quando não estiver em uso. Uma capa de boa qualidade é resistente o bastante para suportar o peso de uma pessoa adulta, se bem presa nas bordas, e assim evitar quedas acidentais e prevenir contra afogamentos.

Além disso, a capa ajuda a proteger a piscina e manter a água limpa por mais tempo, pois impede que insetos mortos, folhas, galhos, poeira e outras impurezas caiam na superfície. Ela é especialmente útil naqueles períodos em que a piscina fica ociosa, como, por exemplo, quando a família está viajando, ou mesmo no inverno.

Existem até mesmo capas de proteção equipadas com dreno, que tornam ainda mais simples a tarefa de manter a piscina limpa. Nesse modelo, há um sistema de drenagem que atua para sugar a água da chuva e resíduos acumulados.

Esse tipo de capa é fácil de instalar. Ela fica presa por cordas em ganchos resistentes. Para tornar a usar a piscina, basta removê-las e enrolar a capa. Normalmente, são confeccionadas em poliéster e revestidas com vinil.

Capa para piscina térmica

Já a capa para piscina térmica tem uma função adicional: ela serve como uma barreira para promover o isolamento térmico e manter a temperatura da piscina por mais tempo. 

Ela é muito útil para quem usa um sistema de aquecimento na piscina, como os trocadores de calor da Nautilus.

Esse tipo de capa protege a piscina do vento e evita que perca calor para o ambiente externo. Assim, facilita o trabalho do aquecedor e economiza energia, já que permite que o sistema de aquecimento seja ligado com uma frequência menor. Com uma capa térmica, a piscina fica sempre quentinha e pronta para o uso.

As capas térmicas para piscina são fabricadas em filme plástico de polietileno e têm um aspecto parecido com o famoso plástico-bolha. Elas recebem um tratamento especial contra raios ultravioletas e aditivos antioxidantes, ajudando a reter o calor.  

Esse tipo de capa para piscina precisa ficar em contato direto com a água para evitar a troca de calor com o ambiente externo. Por isso, o ideal é que seja feita sob medida. Assim, ela se encaixará perfeitamente na piscina e cumprirá sua função com mais eficiência.

Cabe salientar aqui que esse tipo de capa não é resistente o bastante para suportar o peso dos banhistas e não tem fixação, apenas fica suspensa na água. Por essa razão, não serve como um acessório de segurança.

Capa para piscina em tela

A capa para piscina em tela é um tipo específico de capa de proteção que atua como uma peneira gigante. Ela serve para reter folhas, galhos e detritos em geral. Assim, facilita o processo de filtragem e aspiração da piscina.  

Em geral, são capas mais leves e mais fáceis de remover e recolocar. Dependendo da marca, pode ter resistência o suficiente para servir como um equipamento de segurança. Mas isso deve ser conferido com o fabricante.

Benefícios de usar uma capa de piscina

Utilizar uma capa para piscina traz várias vantagens, que vão desde facilitar a manutenção até evitar acidentes. Confira as principais delas em detalhes:

Mais facilidade na limpeza

Com o uso de uma capa para piscina, a limpeza fica mais fácil de ser realizada. Afinal, os detritos ficam retidos sobre a capa em vez de cair direto na água da piscina. Dessa forma, facilita o processo de aspiração e a atividade de peneirar a piscina.

Prevenção de acidentes

A capa de proteção, como dito, serve como um equipamento de segurança, já que cobre a piscina e é resistente o bastante para suportar o peso de crianças, adultos e animais domésticos. Assim, com a capa bem fixada, em caso de queda é possível evitar afogamentos.

Proteção contra a evaporação

Um dos benefícios da capa térmica para piscina é que ela dificulta a evaporação, o que evita o desperdício de água e dos produtos químicos usados no tratamento. O processo de evaporação não ocorrerá de forma tão intensa, fazendo com que sua ação seja mais eficaz.

Manutenção da temperatura

Outro benefício da capa, tanto a convencional quanto a térmica, é reter o calor na piscina por mais tempo. Ela é um importante complemento ao aquecedor de piscina e ajuda a economizar energia, já que facilita a ação do sistema de aquecimento evitando que o calor se perca.

Como a segurança é aprimorada usando capas de piscina

As capas de proteção são essenciais para evitar acidentes, como quedas de crianças ou de animais de estimação na piscina, e prevenir afogamentos. Elas são muito úteis sobretudo nos momentos em que a piscina é pouco usada.

Vale ressaltar que uma boa capa deve seguir as recomendações da NBR 10339:2018 da ABNT: suportar no mínimo 40kg/m², ser fabricada em um material que evite a proliferação de fungos, algas e microorganismos, apresentar etiquetas de advertência que indiquem o peso máximo, a validade e os dados do fabricante, e permitir a retirada de água parada e partículas.

Manutenção e conservação da piscina com o uso de capas

Além de servirem como um acessório de segurança, as capas para piscina também são ideais para facilitar a manutenção e a conservação da piscina, mantendo-a protegida.

Como a capa retém grande parte das impurezas que caem sobre a piscina e impede que se dispersem sobre a superfície, elas ajudam a manter a qualidade da água e facilitam o processo de limpeza da piscina.

Escolhendo a capa certa para sua piscina: elementos importantes

O primeiro passo é escolher o tipo de capa para piscina de que você precisa: se a capa de proteção comum, a capa térmica ou a capa em tela. Depois, é preciso considerar o tamanho da capa, que deve ser compatível com as dimensões da piscina.

No caso da capa comum, o ideal é que ela tenha no mínimo 30 cm a mais que as bordas, assim, não terá contato com a água e manterá a tensão necessária para proteger a piscina. Já no caso da capa térmica, é o contrário. Ela precisa ter contato direto com a água e, portanto, deve ter a medida exata da piscina.

O formato da piscina também interfere na escolha. Hoje, há no mercado diferentes estilos e formas de capas, e é importante escolher o que melhor se ajuste à sua piscina.

Como é feita a instalação e manutenção de capas para piscina

A instalação da capa para piscina é simples. Normalmente elas ficam presas por cordas e afixadas a ganchos especialmente instalados no entorno da piscina. Na hora de remover, basta soltar e enrolar a capa e guardá-la.

No mercado, existem modelos de capas para piscina automáticas, geralmente fabricadas em PVC, que dispensam o trabalho manual e podem ser acionadas por um controle.

Para que sua vida útil seja mais longa, é importante esperar a capa secar bem antes de guardá-la. Isso vai evitar que acumule bolor. Para limpar, você pode usar um sabão ou detergente neutro e um pano ou escova suave.

Facilite a sua rotina de limpeza com os produtos da Nautilus

A capa para piscina facilita a rotina de limpeza e é um acessório em que vale a pena investir. Para tornar a sua rotina de cuidados ainda mais simples e rápida, a Nautilus tem a solução.

Em nossa linha, você encontra muitos itens que simplificam muito a limpeza e a manutenção da piscina, como robôs aspiradores e geradores de cloro automático. Também encontra trocadores de calor eficientes que ajudam a manter a água quentinha e são perfeitos para usar em conjunto com uma capa térmica. Além disso, temos todos os produtos e equipamentos para montar um kit de limpeza de piscina super completo.

Quer conhecer melhor a linha de produtos da Nautilus? Então visite o nosso site e confira todos os itens disponíveis!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram