Não tem nada mais frustrante para quem tem uma piscina do que não poder aproveitá-la nos períodos mais frios. As baixas temperaturas na temporada Outono/Inverno não são muito animadoras para um banho de piscina, mas isso pode ser facilmente resolvido com um bom aquecedor. Nesse sentido, investir numa bomba de calor pode valer muito a pena!
O equipamento, que também é conhecido como trocador de calor, apresenta uma série de diferenciais em relação a outros métodos de aquecimento, como a praticidade, a versatilidade, a sustentabilidade, a eficiência e o ótimo custo-benefício.
Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a bomba de calor e suas vantagens!
É importante saber quais são as principais maneiras de ter uma piscina aquecida. Basicamente, existem cinco tipos de aquecedores: solar, elétrico, a gás, a lenha e bomba de calor.
Todos são eficazes em entregar o que propõem — aquecer a água da piscina —, mas existem vantagens e desvantagens em cada um deles. Veja quais são elas a seguir.
Exige um equipamento complementar: a motobomba. É ela que fará a água circular e a levará aquecida para dentro da piscina e vice-versa.
O detalhe é que ele, obviamente, precisa do sol para funcionar por meio de placas coletoras. Então, a função “aquecer piscina” só funcionará durante o dia, além de depender da condição do tempo, pois não pode estar chovendo nem nublado.
Funciona de forma parecida com um chuveiro elétrico. A temperatura pode ser controlada por um termostato. O dispositivo aquece de forma rápida a água, mas gasta muita energia. Assim, o custo pode ser inviável, a depender do seu orçamento.
É o mais comum e utilizado em piscinas de clubes, academias e hotéis, e indicado para situações que envolvam uma grande quantidade e rotatividade de pessoas, pois aquece mais rápido.
Porém, há um alto consumo de gás e, consequentemente, um custo elevado, sem contar a necessidade de uma licença dos bombeiros para o uso desse tipo de aquecedor.
Sim, ele existe e funciona como uma lareira mesmo! Inclusive, você precisa ter uma reserva de lenha para abastecer o reservatório.
O custo é baixo, mas dá mais trabalho, além de demandar espaço para armazenar toda a madeira utilizada. Além de tudo, não é uma opção sustentável.
Esse método de aquecimento é o que tem mais vantagens, pois sua fonte de calor é o ar, assim ele é mais sustentável e econômico. Seu funcionamento acontece através da troca do calor frio pelo quente, que é produzido no seu interior. Ele também exige um equipamento complementar: a motobomba. É ela que fará a água circular e a levará aquecida para dentro da piscina e vice-versa.
O aquecimento é gradativo. Ou seja, a piscina é aquecida ao longo de um período, o que demanda pouca energia. Ponto positivo para o baixo custo da conta no final do mês.
Outra vantagem é que a piscina se mantém na mesma temperatura. A faixa ideal para uma residência é entre 27ºC e 29ºC. Isso significa que ela poderá ser utilizada a qualquer momento do dia ou da noite.
Leia também: Qual a profundidade ideal de uma piscina?
A bomba de calor é um aquecedor que atua como uma espécie de ar-condicionado invertido. Ela troca calor com o meio externo e o usa para aquecer a água da piscina gradativamente, em qualquer estação do ano, de dia ou à noite! Trata-se de um equipamento prático, sustentável, de simples instalação e muito econômico.
A economia advém do fato de que a eletricidade é usada somente para alimentar o sistema, não para realizar o aquecimento em si. Portanto, o consumo é baixo, o que torna o custo-benefício desse tipo de aquecedor muito atrativo.
Além de esquentar a água, a bomba de calor também mantém a temperatura constante. Assim, garante uma piscina quentinha e agradável a qualquer momento. Afinal, toda hora é hora para um bom mergulho!
Para um funcionamento perfeito, a bomba de calor deve ser utilizada juntamente com a motobomba, o equipamento responsável pela circulação da água. O uso conjunto garante que o aquecimento da piscina seja homogêneo.
Para tornar a bomba de calor ainda mais eficiente, uma alternativa é combiná-la a um sistema de aquecimento solar. Você também pode investir em uma capa térmica para proteger a piscina e ajudar na manutenção da temperatura quando ela estiver ociosa. Ela ajudará a reter o calor e, consequentemente, manter a sua bomba em funcionamento por menos tempo.
Dica extra: instale a bomba de calor em um ambiente externo, longe de árvores e plantas que possam desfolhar em cima dela.
O funcionamento da bomba de calor consiste basicamente em retirar o calor do ar e transferi-lo ao fluído refrigerante com o auxílio de um moto-ventilador e de um evaporador (radiador).
O calor retirado do ar é transferido pelo compressor para o condensador que aquece a água da piscina. Será normal então observar que durante o funcionamento da bomba de calor, o ar que é liberado pelo ventilador é mais frio que o ar do ambiente
O ar quente presente ao redor da bomba é capturado pelo mecanismo dela e levado para o contato com a água, que aquecerá aos poucos. É uma troca de ar frio pelo quente disponível no ambiente.
Alguns aparelhos vêm com um sistema de degelo a gás quente, como os presentes em geladeiras, para impedir que eles congelem. Existem modelos totalmente automatizados no mercado, em que você faz todo o controle por meio de painéis instalados diretamente no aparelho ou por um celular com acesso à internet.
É um sistema inovador, pois facilita o processo de aquecer piscina por meio da sua automação. Quando a água atinge a temperatura ideal, ele desliga sozinho e religa quando necessário.
Além disso, é de fácil instalação e não precisa ficar protegido de sol ou da chuva, pois é projetado para resistir às intempéries. Inclusive, tem proteção contra raios UV.
As bombas de calor da Nautilus, por exemplo, são indicadas para todos os tipos e tamanhos de piscina. Elas oferecem praticidade, conforto e economia, além da garantia de segurança para os banhistas.
Já falamos dos tipos de aquecimento de piscina disponíveis no mercado, das características de cada um deles e de qual consideramos o mais vantajoso. Mas por que você deve ter uma piscina aquecida o ano inteiro?
Bom, os motivos são inúmeros. O mais importante deles, obviamente, é a diversão garantida em qualquer estação. Com uma piscina aquecida, toda a família pode aproveitar os momentos de lazer na piscina até mesmo no inverno. Além disso, as atividades físicas aquáticas não precisam ser interrompidas durante os meses mais frios.
Mas não é só isso. Também existem diversos outros benefícios. Confira os principais:
Leia também: 6 benefícios de usar um robô de limpeza para piscina
Vale muito a pena optar pela bomba de calor para aquecer a piscina, já que se trata de um método aquecimento muito vantajoso em comparação com outros tipos de aquecedores. Entre os principais benefícios estão:
A bomba de calor é um método muito prático. Sua instalação é fácil e rápida, o equipamento é compacto e silencioso, e ainda tem a questão da versatilidade, já que pode ser combinado com outros aquecedores (como o solar).
A economia é outro grande trunfo da bomba de calor. Apesar de o custo inicial do aparelho ser mais alto, o investimento logo se paga, graças à economia no consumo de energia e à durabilidade alta. Isso faz com que seu custo-benefício seja excelente.
Trata-se de um aquecedor mais sustentável do que outros, como o elétrico ou os modelos à lenha. Seu uso não prejudica o meio-ambiente nem desperdiça recursos naturais. Além disso, a energia gerada é limpa e não provém de combustíveis fósseis.
O uso da bomba de calor é totalmente seguro, desde que o equipamento seja aprovado por órgãos reguladores, como o Inmetro, e sua instalação seja feita da forma correta.
O desempenho da bomba de calor é excelente, já que o equipamento produz mais energia térmica do que gasta. Por isso, é uma das soluções mais eficientes para aquecer a piscina.
Já se convenceu das vantagens da bomba de calor para aquecer sua piscina? A Nautilus conta com excelentes opções de bombas de calor em sua linha de produtos. Os modelos da Nautilus são eficientes, sustentáveis, econômicos e super seguros. Além disso, podem ser usados em qualquer tipo e tamanho de piscina.
E já que estamos falando nesse assunto, se ligue nessa dica: se você não souber qual é o volume de sua piscina e tiver dificuldade para encontrar a bomba de calor ideal, é só baixar o nosso aplicativo gratuito, disponível para sistemas iOS e Android. O app Nautilus Dimensiona calcula automaticamente as dimensões da piscina para que você possa buscar os produtos e equipamentos mais adequados.
Aperte enter para buscar