logo

Deixe a sua piscina inteligente com esses 4 recursos

Deixe a sua piscina inteligente com esses 4 recursos

A tendência de piscinas inteligentes vem se popularizando, e não é à toa. Esse tipo de projeto facilita a rotina de limpeza e de cuidados e traz ainda mais conforto aos banhistas. Neste artigo, vamos apresentar os recursos mais modernos do mercado para transformar sua piscina convencional em uma piscina inteligente

Acompanhe!

Introdução às piscinas inteligentes: uma visão geral

O conceito de piscina inteligente diz respeito à adoção de soluções de automação e outros recursos tecnológicos para facilitar o dia a dia e trazer mais comodidade e praticidade ao uso da piscina. Uma piscina inteligente está sempre pronta para um bom mergulho, a qualquer momento que o banhista desejar.

O avanço da tecnologia permite hoje que uma série de atividades seja realizada automaticamente, tornando os cuidados com a piscina mais simples e ágeis. Assim, sobra mais tempo para curtir a piscina com os familiares ou amigos.

Automatização e monitoramento: o coração da piscina inteligente

A automação faz parte da rotina de cuidados de uma piscina inteligente. Diversas tarefas inerentes à rotina de cuidados com a piscina são automatizadas, gerando economia de tempo, recursos e esforço. É possível automatizar o controle de temperatura e a iluminação da piscina, programar a limpeza do tanque e até ajustar os parâmetros químicos da água automaticamente.

O objetivo é que tudo seja monitorado e controlado de modo que ela esteja sempre própria para o uso. O controle pode ser feito de forma remota, usando qualquer aparelho com acesso à internet, ou definindo as configurações no próprio equipamento.

O sistema de filtração da piscina inteligente deve ser eficiente e bem dimensionado, capaz de filtrar todo o volume do tanque em apenas algumas horas. Isso exige um filtro e uma motobomba de boa qualidade e manutenção frequente. O sistema de cloração também precisa ser eficaz, mantendo sempre o nível de cloro livre entre 1 e 3 ppm.

A seguir, vamos apresentar alguns recursos de automação recomendados para quem quer dar um upgrade em sua piscina e transformá-la em uma piscina inteligente!

Recursos de automação para transformar a sua piscina em uma piscina inteligente

Com a evolução da tecnologia, hoje contamos com diversos recursos para automatizar a limpeza e o tratamento da piscina.

Com a automação, é possível programar um horário para a filtração da água, automatizar o tratamento químico, agendar a limpeza das bordas, acionar jatos e cascatas e até ligar as luzes da piscina. Sensores inteligentes também são capazes de identificar alterações na qualidade da água, como o pH ou o nível de cloro livre, e regular os parâmetros automaticamente. Dessa forma, é muito mais simples manter a água limpa e bem-cuidada.

Com os equipamentos abaixo, é possível transformar uma piscina comum em uma piscina inteligente, moderna e sempre bem-cuidada. Confira a seguir o que não pode faltar em uma piscina inteligente:

Robôs aspiradores

Os robôs aspiradores de piscina são uma peça essencial para manter a limpeza do tanque em dia. Trata-se de equipamentos que aspiram o fundo e as laterais da piscina de forma automática, em muito menos tempo, sem desperdiçar água nem causar danos ao revestimento. Os robôs aspiradores funcionam como um complemento à limpeza manual, facilitando e agilizando a higienização e tornando-a mais eficiente. 

Gerador de cloro

Outro equipamento muito útil para uma piscina inteligente é um gerador de cloro automático. Como o nome sugere, trata-se de um aparelho instalado na casa de máquinas que produz cloro de modo automático, a partir do sal acrescentado previamente à água da piscina.

O próprio gerador mensura o nível de cloro livre na água e, ao detectar algum desequilíbrio, aciona um processo de eletrólise para produzir a substância automaticamente. Dessa forma, a água se mantém sempre própria para o banho e o tratamento químico se torna mais efetivo.

Iluminação inteligente

Também já é possível controlar a iluminação da piscina automaticamente, usando luzes de LED inteligentes e um comando por Wi-Fi. Dá para acionar as luzes e escolher as cores e combinações de forma simples e prática usando um aplicativo de celular. 

Vale lembrar que a iluminação da piscina não é apenas uma questão estética, pois, além de deixar a área de lazer mais bonita, ela também possibilita o uso noturno e traz mais segurança aos frequentadores, evitando acidentes.

Bomba de calor

O sistema de aquecimento da piscina também pode ser automatizado. Uma das soluções mais eficientes é a bomba de calor, um equipamento que aquece a água trocando calor com o ambiente externo. É uma alternativa sustentável e econômica, que permite aproveitar a piscina a qualquer hora do dia ou da noite, em todas as estações do ano.

Vantagens e melhora no custo-benefício com a piscina inteligente

Investir em uma piscina inteligente traz uma série de vantagens. Para começar, os recursos tecnológicos mais modernos facilitam os cuidados, tornando a limpeza, a manutenção e a conservação da piscina muito mais rápidas.

Além disso, a automação leva a uma redução de custos no longo prazo, uma vez que torna os cuidados mais efetivos e reduz o desperdício de produtos. De quebra, uma piscina inteligente ainda aumenta o conforto, a comodidade e a segurança dos banhistas, já que o controle é feito automaticamente, sem exigir grandes esforços.

Outro benefício é a valorização do terreno. Piscinas inteligentes atraem a atenção e agregam valor ao imóvel.

Turbine sua piscina inteligente com os produtos e equipamentos da Nautilus

Neste artigo, apresentamos os principais recursos tecnológicos e as soluções de automação mais modernas para deixar a sua piscina inteligente. Agora que você já conhece as principais inovações do mercado, conheça também a linha completa de produtos, acessórios e equipamentos para piscina da Nautilus.

A linha da Nautilus contém todo o material de que você precisa para facilitar a limpeza, o tratamento e a manutenção de uma piscina inteligente: produtos químicos, aquecedores, geradores de cloro, aspiradores automáticos e muito mais. 

Visite o nosso site e conheça nossas soluções! Você também pode se inspirar no que há de mais moderno em piscinas acessando o nosso perfil no Pinterest.

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram