Praticar atividades físicas é fundamental para um estilo de vida saudável, e os esportes aquáticos são uma forma refrescante e divertida de se exercitar. Muitos deles podem ser praticados aí mesmo, na sua piscina.
Quer saber quais são os melhores esportes aquáticos para praticar na piscina e quais são seus benefícios para a saúde? Neste post, explicamos tudo isso!
Antes de entrar no tema dos esportes aquáticos, é necessário ressaltar a importância de ter uma rotina regular de exercícios, por várias razões. Em primeiro lugar, a prática de atividades físicas faz bem para a saúde, pois fortalece os músculos, contribui para a saúde óssea, melhora a resistência cardiovascular e ajuda até na prevenção de doenças crônicas, como a diabete tipo 2.
Além disso, uma rotina de exercícios dá mais energia e disposição, favorece a circulação do sangue e o aporte de oxigênio e nutrientes aos tecidos corporais. Tudo isso ajuda a diminuir a sensação de fadiga e aumentar o bem-estar.
A saúde mental também agradece! A prática regular de atividades físicas não é benéfico somente ao seu corpo, mas também à sua mente, inclusive com efeitos positivos na qualidade do sono, no aumento da autoestima e na melhora significativa do humor.
Leia também: 9 vantagens de ter uma hidromassagem em casa
Agora que já passamos pelos benefícios de uma rotina saudável de atividades, vamos à melhor parte deste artigo: as dicas de exercícios! Conheça as melhores opções de esportes aquáticos que podem ser praticados em sua piscina:
A natação é o esporte aquático mais clássico. Trata-se de uma atividade intensa, mas de baixo impacto nas articulações. Por isso, pode ser praticada por quase todo mundo. Inclusive, é recomendada até para idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou problemas articulares.
Entre os benefícios estão a melhora da saúde cardiovascular, por se tratar de uma atividade aeróbica, o fortalecimento dos músculos, a manutenção da massa óssea, o aumento da flexibilidade e a melhora da coordenação e do equilíbrio.
A hidroginástica é uma atividade física realizada na piscina que praticamente não tem contraindicação. Trata-se de um exercício inclusivo e democrático, recomendado até mesmo para idosos e gestantes devido aos benefícios que traz à saúde.
A atividade melhora a respiração, o condicionamento físico, a flexibilidade, a mobilidade, o equilíbrio e a postura corporal. Além disso, tem baixo impacto nas articulações, o que a torna interessante para pessoas com doenças como artrite, hérnia de disco e lesões nos joelhos.
O polo aquático é um esporte muito dinâmico, semelhante ao handebol. Ele é jogado na piscina, com duas equipes de sete jogadores cada. Os jogadores se movem na água, passam a bola e tentam marcar gols na meta adversária. Além de ser empolgante e divertido, traz vários benefícios.
Entre as vantagens de praticar polo aquático estão a melhora do condicionamento físico dos jogadores, o aumento da capacidade pulmonar e da resistência vascular, a melhora da coordenação motora e o incentivo ao trabalho em equipe.
O vôlei de piscina também é popularmente conhecido como biribol. Ele é muito parecido com o vôlei de quadra convencional, mas na modalidade aquática há somente quatro jogadores por time, dois atacantes e dois receptores.
É um esporte aquático que requer movimentos ágeis e reações rápidas e requer muita coordenação física e coordenação motora. Ele envolve saltos, deslocamentos e arremessos, o que melhora o condicionamento cardiovascular, aumenta a resistência muscular e fortalece os membros inferiores e superiores dos atletas. Por isso, é um treino completo, que trabalha o corpo todo.
Outra opção de esporte aquático é o basquete de piscina, uma variação do basquete de quadra, só que praticada dentro da água. Ele pode ser jogado com bolas comuns ou com balões cheios de água, e com tabelas específicas para o uso aquático. Mas também dá para improvisar com materiais que você já tenha em casa. No jogo, vence o time que fizer o maior número de cestas.
O basquete de piscina é uma atividade bem completa e desafiadora, que melhora o condicionamento e a resistência, a coordenação e, é claro, as habilidades de arremesso.
Você provavelmente já viu pessoas praticando slackline na rua ou em parques. Normalmente, prende-se um fio entre duas árvores com o intuito de se equilibrar sobre ele. O que você talvez não saiba é que a atividade também pode ser praticada dentro da piscina, com mais segurança.
Para praticar o esporte, basta prender uma fita elástica nas duas extremidades da piscina. A vantagem é que, caso o praticante se desequilibre e caia, vai cair dentro da água, com um impacto bem menor. Por isso, dá para ousar mais nos saltos e acrobacias, já que o risco de contusão é menor.
Trata-se de um esporte aquático perfeito para treinar o equilíbrio e a coordenação. Além disso, contribui para o fortalecimento dos músculos, o desenvolvimento da concentração e a melhora da consciência corporal, entre outros benefícios.
Por fim, o ketball é um esporte aquático holandês. Trata-se de uma espécie de combinação entre o squash e o tênis. O jogo consiste numa rede, dois times com dois jogadores cada e um gol em cada lado.
O objetivo da atividade é chegar aos 14 pontos, e o primeiro time a alcançar essa meta vence o set. Em jogos oficiais, cada partida pode ter até sete sets, mas você pode adaptar em sua piscina.
A marcação dos pontos se dá da seguinte maneira: se um time fizer a bolinha cair no espaço do adversário ou se a equipe oponente acertar a rede, marca-se um ponto. Já quando há marcação de gol no campo adversário marcam-se três pontos.
Já enfatizamos a importância de ter uma rotina regular de exercícios físicos e apresentamos ótimas sugestões de esportes aquáticos para mexer o corpo e ainda se divertir na piscina. Faltou falar apenas mencionar os benefícios específicos da prática de atividades na piscina. Confira os principais:
Muitas pessoas não podem praticar esportes de alto impacto, como a corrida, por problemas na coluna ou nos joelhos. Os esportes aquáticos configuram uma excelente alternativa, já que geram menos impacto nas articulações.
Além de reduzir o risco de sofrer uma lesão durante a prática, as atividades na piscina também podem ser um auxiliar na recuperação de lesões anteriores.
Os esportes aquáticos mobilizam diversos músculos. São uma atividade muito completa, que trabalha o corpo inteiro. Inclusive, eles favorecem a resistência muscular, a mobilidade e o equilíbrio.
Engana-se quem pensa que esportes aquáticos não queimam calorias. Por mais que a sensação de esforço seja menor dentro d’água, essas atividades contribuem, sim, para o controle do peso e até para o emagrecimento, dependendo da intensidade dos exercícios e da frequência. Só para se ter uma ideia, a natação pode queimar entre 500 a 700 calorias por hora.
Os problemas relacionados ao colesterol são um grande mal dos dias atuais. E o sedentarismo é um dos grandes vilões nesse aspecto. Praticar atividades físicas, incluindo os esportes aquáticos, ajuda a manter os níveis de colesterol sob controle, sem danos às artérias.
Esportes aquáticos podem atenuar problemas respiratórios, uma vez que diminuem a hipersensibilidade dos brônquios e ajudam no controle da respiração. Com isso, ajudam a combater a falta de ar.
A pressão exercida pela água ao se praticar esportes aquáticos também favorece a circulação sanguínea. Além disso, essas atividades fortalecem a musculatura cardíaca, algo essencial para manter a qualidade de vida ao longo do tempo.
A prática de atividades físicas é um importante aliado para o controle da ansiedade e a redução do nível de estresse. Durante o exercício físico, há liberação de endorfinas, substâncias associadas a sensações de bem-estar e euforia. Essas endorfinas podem ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade, melhorar o humor e causar uma sensação de relaxamento.
Exercícios fora da piscina levam a uma elevação da temperatura, que pode ser bem desagradável, sobretudo no verão. Mas, quando a atividade é dentro da água, a temperatura corporal se mantém mais estável, o que gera menos incômodos no calor. Inclusive, essa estabilidade permite manter a intensidade do exercício durante mais tempo.
Após ler este post, você provavelmente ficou com vontade de praticar esportes aquáticos na piscina. Mas lembre-se de que, para praticar atividades físicas, a piscina precisa estar limpa e com a água tratada! Caso contrário, há risco de contaminação por algas, bactérias e micro-organismos, entre outras mazelas.
Por isso, antes de começar a se aventurar nos esportes aquáticos, é necessário investir nos produtos e equipamentos corretos para cuidar da piscina. A Nautilus oferece uma linha completa de acessórios para a limpeza e a manutenção de piscinas, para você se exercitar com total segurança. Visite o nosso site e conheça nossos produtos.
Aperte enter para buscar