logo

6 benefícios de ter uma piscina indoor

Piscina pode ser sinônimo de diversão ao ar livre, mas também de conforto e relaxamento em espaço coberto, protegido do sol, do vento e das intempéries. A tendência da piscina indoor já estava mais do que consolidada em empreendimentos imobiliários como spas e hotéis, mas ultimamente vem se expandindo também para casas e condomínios fechados.

Quer saber por que a piscina indoor virou moda? Neste post, explicamos os benefícios de ter uma piscina interna e quais os cuidados que devem ser tomados.

Afinal, o que é uma piscina indoor?

Uma piscina indoor nada mais é do que uma piscina coberta, instalada numa área interna. Esse tipo de piscina é normalmente construído no interior de condomínios ou casas, num espaço fechado e isolado.

Os objetivos são proporcionar mais privacidade e proteger os banhistas de condições climáticas adversas, como vento, sol forte, chuva e frio. A graça está justamente em poder aproveitar a piscina indoor a qualquer momento, sem restrições.

Existem modelos de piscina indoor interna ou semi-interna. Em geral, o projeto de instalação inclui a integração com ambientes como uma sala de estar ventilada e com portas de correr, ou em áreas de inverno.

Quais os benefícios de ter uma piscina indoor?

Há várias vantagens em instalar uma piscina indoor em casa ou no condomínio. Vamos listar algumas das principais:

Protege contra os raios solares

Por mais que um banho de sol seja gostoso e até recomendável, sabemos que o excesso de exposição à luz solar é prejudicial: pode causar queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele. Por isso, o ideal é se expor ao sol em horários específicos, e sempre usando protetor solar.

E é aí que a piscina indoor aparece como uma grande vantagem! Como o espaço da piscina é fechado e isolado do ambiente externo, fica mais protegido dos raios solares. Assim, é possível nadar e relaxar a qualquer hora do dia, sem riscos à saúde. Em regiões muito quentes, isso é um verdadeiro alívio.

Se preserva por mais tempo

Como a piscina indoor fica numa área coberta e protegida, é menos suscetível a intempéries como tempestades, ventos fortes e a própria radiação solar, fatores que geram muito desgaste numa piscina externa.

Essa proteção extra aumenta a durabilidade da piscina, que não desbota, resseca ou mancha com tanta facilidade quanto piscinas instaladas no exterior do imóvel.

Maior facilidade na manutenção

A manutenção da piscina indoor é mais simples, já que ela fica resguardada das intempéries. A cobertura evita a entrada de poeira, folhas, terra, insetos e outros detritos na água, algo muito comum em piscinas externas após um temporal ou uma ventania, por exemplo.

Assim, a água se mantém limpa por mais tempo, e com menos esforço. Não é preciso passar a peneira cata-folhas com tanta frequência, e os parâmetros da água tendem a ficar mais estáveis, facilitando o tratamento e a desinfecção da água.

Em suma, gasta-se menos tempo, menos produtos e menos mão de obra para manter a manutenção em dia. Isso se reflete em economia para o condomínio ou para o proprietário da casa com piscina indoor.

Pode ser usada em qualquer estação

O seu lazer não precisa seguir o calendário. Uma piscina indoor pode ser utilizada em qualquer época do ano, mesmo nos meses mais frios. Como ela é coberta e, em geral, climatizada, dá para usufruir em qualquer estação. É um tipo de piscina protegida do frio e do vento, com uma temperatura mais estável e confortável para os banhistas.

O mesmo vale para mudanças bruscas de tempo. É muito frustrante se programar a semana inteira para aproveitar a piscina e, na hora H, chover. Com uma piscina indoor, isso não é um problema: é possível se divertir quando quiser, faça chuva ou faça sol.

Privacidade

Outro grande benefício é a privacidade. As piscinas instaladas em áreas externas ficam muito expostas aos olhares de vizinhos, o que pode incomodar pessoas mais discretas ou tímidas. Numa piscina indoor, dá para nadar e mergulhar sem chamar a atenção de curiosos. 

Praticidade

Convenhamos: não tem nada mais prático e conveniente do que contar com uma piscina dentro de casa! A piscina indoor permite relaxar e se distrair sem sair do conforto de seu lar. Não é preciso pegar o carro, nem se planejar: na hora que der vontade, é só vestir a roupa de banho e dar um belo mergulho.

Inclusive, essa é uma ótima dica para quem gosta de praticar atividades dentro da piscina. Imagine a comodidade de fazer seu treino de natação em casa, por exemplo!

Valorização do imóvel

A piscina indoor também valoriza o imóvel, já que é uma tendência que atrai cada vez mais pessoas. Assim, se um dia você quiser vender a casa, poderá pedir um valor mais alto pelo simples fato de ter uma piscina coberta. 

Não é à toa que as construtoras estão apostando massivamente nesse diferencial, sobretudo em empreendimentos de alto padrão.

Como é a instalação de uma piscina indoor?

A instalação de uma piscina indoor é feita por empresas especializadas nesse tipo de serviço, que elaboram um projeto sob medida, conforme as necessidades do cliente e com as especificidades do local.

Na hora de contratar o serviço, é importante procurar profissionais com experiência nesse tipo de instalação, que é mais complexa do que as piscinas convencionais. Isso evita problemas sérios como infiltrações. 

Um bom profissional vai saber apontar os ajustes que precisam ser feitos no espaço para comportar a piscina e respeitar as normas de segurança.

Na instalação, também deve-se atentar a alguns detalhes, como a presença de portas e janelas amplas, proteção térmica, tinta anti-mofo, tecidos impermeáveis e materiais resistentes à ferrugem. Adornos como tapetes e carpetes também devem passar longe da área da piscina.  

O que considerar ao optar por uma piscina indoor?

Citamos ótimos motivos para ter uma piscina indoor. Mas precisamos alertar também quanto aos cuidados que devem ser tomados para um uso seguro e confortável. Conheça alguns pontos de atenção que devem ser considerados ao optar pela piscina indoor:

Regulamentações e normas

Os engenheiros, arquitetos e instaladores envolvidos no projeto devem obedecer a algumas normas e regulamentações. Por exemplo, é preciso seguir à risca as normas técnicas da ABNT referentes à instalação e ao uso de piscinas para garantir a segurança dos banhistas e da estrutura do imóvel.  

Espaço disponível

Em geral, a instalação da piscina indoor exige bastante espaço disponível. É preciso atentar para os requisitos mínimos de comprimento e largura e se assegurar que as dimensões da área sejam suficientes para instalar uma piscina.

Caso você não conte com tanto espaço assim, existem alternativas. É possível, por exemplo, instalar um ofurô bem charmoso ou mesmo uma pequena hidromassagem.

Isolamento acústico

Também é necessário investir em isolamento acústico para a área da piscina indoor. Afinal, piscinas costumam ser espaços bem barulhentos: há o ruído da motobomba e do filtro e também os sons características das atividades dos banhistas na piscina, como mergulhos, braçadas e brincadeiras. Um bom sistema de isolamento ajuda a reduzir o nível de ruído e evitar incômodos.

Ventilação

Outro cuidado fundamental na hora de planejar a instalação da piscina indoor é a ventilação. Devido à umidade do ambiente, é preciso contar com um sistema de ventilação e desumidificação eficiente. Assim, evitam-se problemas como mofo, infiltrações e danos à estrutura.

Também é importante construir a piscina indoor num local bem arejado, de preferência que tenha janelas bem amplas e/ou portas de correr. Isso também contribui com a ventilação da área.

Aquecimento da água

Finalmente, é importante investir em um bom sistema de aquecimento de água. Como a piscina indoor é coberta e está menos exposta à incidência da luz solar, a água fica mais fria. Isso pode gerar incômodo para pessoas mais sensíveis e limitar o uso da piscina.

Para tornar a temperatura mais agradável, vale a pena adquirir um aquecedor de piscina, de preferência uma bomba de calor da Nautilus. Assim, a água estará sempre quentinha e convidativa para um bom mergulho, mesmo à noite ou na temporada outono/inverno.

Vale lembrar que, como a piscina é coberta e isolada, o tempo que leva para esquentar a água é bem menor, e a temperatura se mantém homogênea por mais tempo.

Fuja do frio: qual o melhor aquecedor de piscina?

Cuide de sua piscina indoor com os produtos e equipamentos da Nautilus

Neste artigo, apresentamos excelentes razões para investir numa piscina indoor ou adquirir um imóvel num condomínio que conte com essa mordomia. Também repassamos alguns cuidados que devem ser tomados quanto ao uso e à instalação desse tipo de piscina. Agora, falta apresentar a melhor solução de cuidados para piscinas: a linha de produtos da Nautilus.

A Nautilus oferece todos os equipamentos, produtos de limpeza e tratamento e acessórios necessários para a manutenção de uma piscina indoor ou outdoor. Também fabricamos acessórios para iluminação, aquecimento e automação de piscinas e desenvolvemos um app exclusivo de dimensionamento, o Nautilus Dimensiona. Acesse nosso site e conheça nossa linha completa!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram