O que você vai ler neste artigo:


Ter uma área de lazer para compartilhar com familiares e amigos é realmente um sonho. Mas é preciso planejar com cuidado os primeiros passos – como local, tratamento do terreno, dimensão, modelo e se há espaço suficiente -, para não ter surpresas depois.

O primeiro ponto de atenção é onde ela será construída. Essa etapa é orientada por um profissional especializado, responsável pelo projeto. O engenheiro ou arquiteto contratado irá analisar a estrutura, verificar se o espaço é apropriado para a casa de máquinas, onde ficarão as bombas e filtros, tratar e nivelar o terreno, se necessário, averiguar se há tubulações elétricas próximas e preparar a área para a construção.

Com essas informações em mãos, é mais fácil avaliar o modelo de piscina que melhor se adequa às suas necessidades, ao seu orçamento e ao espaço disponível.

Dicas de como construir uma piscina: qual o modelo ideal?

Fibra

É a mais prática e com o menor custo, pois é pré-fabricada, então dispensa grandes obras que demoram e encarecem o projeto. A grande vantagem desse modelo é sua rapidez e praticidade. Você escolhe o modelo, tamanho e pronto: é só instalar no local escolhido.

Todo o preparo do terreno ainda será necessário, mas você não terá muito trabalho com limpeza, manutenção ou problemas com vazamentos. Por ter uma superfície lisa, diminui o acúmulo de sujeiras em geral, facilitando a higienização.

A durabilidade também não deixa a desejar, pois pode durar até 10 anos, se bem cuidada. Por isso, é tão importante entender como construir uma piscina e seguir as instruções de limpeza e conservação antes de iniciar a execução.

Caso esteja buscando algo mais original ou versátil, esse modelo não é indicado, pois oferece poucas opções de formatos e tamanhos, limitando a criatividade. Mas não se preocupe com isso: o simples fato de seu imóvel ter uma piscina já valoriza significativamente o seu imóvel!

Alvenaria ou concreto armado

Aqui você investirá um pouco mais, porém terá uma estrutura melhor e uma flexibilidade maior no projeto. Sua obra será mais trabalhosa e levará de 1 a 3 meses para ficar pronta, mas, tomando os devidos cuidados, você terá uma piscina que pode durar até 30 anos.

A diferença entre como construir uma piscina de alvenaria e uma de concreto é pequena, mas tem relevância. A base da primeira é mais simples, apesar de forte e capaz de suportar a construção. A segunda leva uma camada de concreto e ferragem dupla, garantindo uma sustentação mais resistente e durabilidade maior.

A limpeza exigirá um pouco mais de esforço, pois, dependendo do revestimento, demandará mais ou menos cuidados. Uma dica aqui é ter um piscineiro e equipamentos para automação do tratamento da piscina, que se encarregarão de deixá-la sempre pronta pra uso.

Vinil

Esse aqui é muito parecido com a de alvenaria e o custo não varia muito em relação à de fibra, por isso, deixamos por último. Podemos dizer que é um modelo intermediário, mas a obra precisa ser um pouco maior.

A vantagem dele é que o revestimento e a impermeabilização serão feitos pela aplicação do vinil. Por isso, o custo é menor e a durabilidade maior, pois o vinil é mais resistente.

Neste modelo você pode brincar um pouco com cores e estampas, pois a manta de vinil é feita sob medida, possibilitando manter um padrão ou inovar, se preferir. São infinitas as variedades para você escolher como construir uma piscina: aproveite e pesquise bem antes de definir.

A limpeza e manutenção aqui também são mais fáceis, pois a superfície é lisa, livre de cantos ou frestas que acumulam sujeira. Se seu orçamento está apertado, mas você quer uma piscina que tenha a sua cara, essa é a sua escolha.

Não se esqueça da manutenção e segurança

Se você já aprendeu como construir uma piscina, mãos à obra! Lembre-se, é essencial que o profissional acompanhe a obra até o final, para que você e sua família tenham a garantia de qualidade e segurança.

O profissional também definirá os equipamentos necessários para funcionamento adequado e manutenção, como skimmer, quantidade de ralos, dispositivos de segurança obrigatórios, filtros, motobombas e equipamentos que auxiliem no tratamento.

E não se esqueça: é imprescindível contar com uma empresa de qualidade comprovada para o fornecimento desses equipamentos! Só assim você garante uma piscina perfeita e sempre pronta para uso em qualquer época do ano.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e conheça a linha de filtros e motobombas da Nautilus, empresa com qualidade certificada pela ISO 9001!

[widget id=”media_image-8″]

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.