logo

Dicas de boa convivência na piscina de condomínio

Morar em condomínio tem vários benefícios, como a segurança, a comodidade, a privacidade e o conforto. Uma das maiores vantagens é a área de lazer. As piscinas de condomínio são um grande atrativo, mas é preciso seguir algumas regrinhas, por se tratar de um espaço coletivo.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas de boa convivência em piscinas de condomínio para você desfrutar desse espaço com tranquilidade e segurança. Confira!

Por que é importante estabelecer e seguir as regras de uso da piscina de condomínio?

Morar em condomínio com piscina é um sonho de consumo para muitas pessoas, principalmente para quem tem crianças em casa.

Mas, se algumas regras, normas e limites não forem estabelecidos e cumpridos, pode ser muito difícil manter a harmonia entre os moradores. Tanto é que o uso das áreas comuns é um dos principais motivadores das ações judiciais nos condomínios.

Para que a vida em um condomínio seja proveitosa e agradável, é preciso que os moradores façam a sua parte, cumprindo as regras estabelecidas na convenção, respeitando o espaço dos outros e preservando as dependências de uso comum.

Isso é fundamental não só para manter a convivência com os vizinhos pacífica, mas também por questões de segurança. Afinal, as regras também existem para evitar acidentes e outros problemas.

Dicas para se divertir na piscina de condomínio e manter a boa convivência!

E aí, vamos às dicas para desfrutar da piscina de condomínio ao máximo, sem se desgastar com a vizinhança nem receber advertências do síndico?

Siga o horário de funcionamento

É importante respeitar o horário de funcionamento da piscina do condomínio. Não há um limite padrão para esse horário, e cada condomínio costuma estipular suas próprias regras.

Mas, em geral, é bom evitar mergulhos após às 22h para que o barulho não perturbe os demais moradores.

Além disso, a limpeza e a manutenção da piscina devem ter um horário definido. O ideal é estabelecer os dias e horas em que os cuidados ocorrem e fechar a piscina durante esse período.

Tenha cuidado ao usar o elevador e circular com roupas de banho

Vários condomínios têm regras específicas quanto à circulação nas áreas comuns usando roupas de banho.

Mesmo que não seja o caso do seu, evite usar o elevador e passear pelos corredores nesses trajes para não causar constrangimentos nem molhar o chão, o que poderia causar acidentes.

Não leve aparelhos de som

Lembre-se de que a área das piscinas de condomínio é de uso comum, isso é, ela pertence a todos e deve ser utilizada a fim de preservar a boa convivência, e sem gerar em prejuízo ou mal-estar para qualquer morador. Ninguém é obrigado a apreciar o seu gosto musical, portanto, não leve caixas de som nem ouça música no celular sem fones.

Não consuma alimentos e bebidas na piscina

Para preservar a boa convivência entre os vizinhos, esteja atento ao consumo de bebidas e de comidas no espaço das piscinas. Prefira alimentos que não façam sujeira e escolha copos e demais utensílios de plástico para evitar possíveis acidentes com vidro. E nunca faça refeições dentro da piscina para não poluir a água nem causar contaminação.

Não leve animais para a área das piscinas

Você pode amar bichinhos, mas nem todos os seus vizinhos partilham desse sentimento. Levar pets para as piscinas de condomínio pode causar acidentes ou até mesmo a contaminação da água.

Tome uma ducha antes e uma após entrar na água

Adote o hábito de tomar uma ducha antes de entrar nas piscinas do condomínio para eliminar o suor e outros fluidos corporais. Faça isso, também, após o mergulho para retirar os resquícios de substâncias que possam estar em seu corpo.

Não faça xixi na piscina

Urinar em piscinas de condomínio não apenas é uma questão de falta de higiene, como também pode representar um risco à saúde dos usuários. Isso se dá devido ao fato de que a ureia, sustância presente no xixi, quando combinada com o cloro utilizado para o tratamento das piscinas, produz componentes que causam diversas reações, que vão desde vermelhidão nos olhos até desconforto respiratório.

Como se divertir em segurança na piscina de condomínio?

Agora que já apresentamos algumas atitudes que devem ser tomadas para melhorar a convivência com os vizinhos na piscina do condomínio, vamos às dicas para mergulhar com segurança:

Verifique as regras do condomínio

O regulamento interno do condomínio é um documento que contém as regras que devem ser seguidas por todos os condôminos, em nome da segurança, do respeito e da boa convivência. Por isso, informe-se quanto às normas estabelecidas e busque respeitá-las quando usar a piscina do condomínio.

Evite mergulhar de cabeça

Também é importante se portar de maneira segura na piscina, evitando movimentos bruscos como mergulhar de cabeça na água. Às vezes, não se tem a exata noção da profundidade da piscina, o que pode causar acidentes sérios.

Não use a piscina após beber ou comer em excesso

Mergulhar na piscina do condomínio após consumir bebidas alcoólicas é arriscado para o banhista e para as pessoas ao redor, já que o álcool diminui os reflexos e pode levar a incidentes e até afogamentos.

Além disso, também é bom evitar entrar na água após comer muito. Nesse momento, o corpo está ocupado em fazer a digestão, e nadar durante esse processo pode causar mal-estar.

Não deixe as crianças sem supervisão

Os afogamentos são os acidentes domésticos mais comuns no Brasil. Por isso, mesmo que as crianças já saibam nadar, nunca devem ficar sem supervisão na piscina.  

Além de monitorar o mergulho dos pequenos, é importante usar boias e evitar brincadeiras de empurrar ou correr na beira da piscina. Também vale a pena sugerir em assembleia a instalação de uma cerca de piscina, para tornar o uso ainda mais seguro.

Conheça as regras sobre exames médicos periódicos

Embora não haja nenhuma lei para isso, alguns condomínios adotam a exigência da realização de exames médicos para que os moradores e visitantes utilizem a piscina. O objetivo é garantir a segurança e a higiene de todos. Para saber se o seu condomínio tem essa norma de boa convivência, consulte o síndico ou o regulamento interno do seu prédio.

Mesmo que não haja nenhuma regulamentação a esse respeito, fazer exames médicos antes de frequentar a área da piscina é uma boa ideia. Primeiro porque é um espaço de uso coletivo, suscetível à proliferação de bactérias e fungos. Segundo porque é mais seguro fazer um check-up antes de praticar atividades físicas, como a natação.

Nautilus: os melhores produtos para a piscina de condomínio

Por serem de uso coletivo e frequentadas por muitas pessoas diariamente, as piscinas de condomínio devem ter uma rotina de limpeza e manutenção rígida. Para manter os cuidados em dia, é importante escolher os produtos e equipamentos corretos.

A Nautilus tem uma linha completa de acessórios para piscinas, com tudo de que você precisa para manter a água limpa e bem tratada. Quer conhecer? Visite o nosso site e encontre os melhores produtos para cuidar da piscina de condomínio. 

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram