logo

Segurança na piscina para pessoas com deficiência

Dicas de segurança para pessoas com deficiência

Nada melhor do que uma piscina com água cristalina e fresquinha para fugir do calor. E quem tem piscina em casa, certamente, deseja se refrescar e aproveitar os momentos de lazer ao lado da família e dos amigos!

Mas e o que fazer se alguém possui alguma limitação física para o acesso à piscina? Certamente, você não quer excluir ninguém, mas é preciso garantir a segurança na piscina para pessoas com deficiência.

Uma das razões para ter uma piscina em casa é incentivar o convívio familiar e isso inclui crianças, adultos, pets, idosos, pessoas com dificuldade de locomoção ou com alguma deficiência. Uma piscina com acessibilidade permite que todos aproveitem bons momentos juntos.

A questão da acessibilidade ganhou destaque nos últimos anos, fazendo com que boas alternativas fossem criadas para que todos pudessem se divertir - inclusive, um parque aquático para pessoas com deficiência foi criado no Texas.

Mas a sua família não precisa viajar até lá para poder curtir! Basta seguir algumas dicas de segurança na piscina para que sua diversão seja completa! E é exatamente sobre isso que falaremos hoje. Confira as dicas que preparamos para você!

1. Conheça a norma

A acessibilidade é o tema da norma 9050/04 da ABNT e da lei número 10.098. Elas regulamentam as modificações em espaços, mobiliário, equipamentos e edificações, inclusive, nas piscinas.

As famílias que possuem um ente com deficiência, devem realizar algumas adaptações no seu lar para tornar a vida de todos mais funcional - e elas devem possibilitar autonomia.

Para preservar a segurança na piscina para pessoas com deficiência, a norma estabelece o uso de degraus, rampas submersas, bancos ou equipamentos de transferência.

2. Realize os ajustes necessários na piscina para pessoas com necessidades especiais

Deficientes visuais, cadeirantes, obesos, pessoas com lesões temporárias, entre outros, podem ter dificuldade para entrar e sair da piscina. Para que ninguém fique de fora da diversão, o decreto federal de acessibilidade estipula que as partes de uso comum, como a piscina, devem ser interligadas e preparadas para receber a todos.

Existem diversas maneiras de tornar o acesso à piscina para pessoas com deficiência mais fácil e seguro, conheça algumas delas:

  • Piso antiderrapante: ele ajuda a evitar acidentes. Por esse motivo, deve ser instalado dentro e ao redor da piscina. As melhores opções são aquelas que possuem revestimento atérmico para garantir que a temperatura se mantenha, mesmo em contato com o sol.
  • Rampas: as rampas servem como apoio para que as pessoas possam entrar na água aos poucos. Também ajudam em situações de perigo, como cãibras ou afogamentos.
  • Escadas: as escadas facilitam o acesso e aumentam a segurança na piscina para pessoas com necessidades especiais. Elas devem ser antiderrapantes e contar com degraus submersos.
  • Elevadores: os elevadores ajudam idosos e pessoas com limitações de mobilidade e necessidades especiais a entrarem e sair da água.

3. Previna as quedas

Ambientes cheios e com objetos espalhados dificultam o acesso de pessoas com necessidades especiais. Além disso, podem, também, causar acidentes.

Por esse motivo, retire brinquedos, cadeiras, mesas e demais objetos entorno da piscina. Dessa forma, o acesso fica mais “limpo” e você irá prevenir acidentes, como as quedas.

Uma piscina acessível deve permitir que todos interajam e se divirtam sem se esquecer da segurança!

É preciso pensar na qualidade de vida e no bem-estar de todos! Nada melhor do que aproveitar os momentos de lazer ao lado de quem você ama, sem precisar limitar ou excluir alguém, certo?

Agora que você já sabe como manter a segurança na piscina, que tal saber como manter o pH para poder usufruir dessa área com mais qualidade?

E a sua piscina, já é segura para pessoas com necessidades especiais? Você tem alguma dica para compartilhar? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

[widget id="media_image-6"]

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram