Já falamos sobre os principais tipos de piscinas aqui no blog, abordando os prós e contras de cada um. Se você optou por uma estrutura de alvenaria ou de concreto armado por causa da resistência e da durabilidade ou pela possibilidade de personalização, tem uma outra escolha importante pela frente: o revestimento para piscina.

Pensar no revestimento para piscina é fundamental na hora da construção, já que, dependendo da modalidade escolhida, pode ser necessário investir em impermeabilização e materiais específicos, como rejuntes em epóxi e produtos de limpeza e manutenção adequados para cada tipo de revestimento.

Essa é uma decisão que deve ser tomada com cuidado e com base em muita pesquisa. Afinal, o revestimento é praticamente a decoração da piscina. Ele deve combinar com o estilo da área de lazer e, é claro, com a personalidade dos usuários.

Para facilitar essa tarefa, vamos apresentar os principais tipos de revestimento para piscina e pontuar os pontos fracos e fortes de cada um. Além disso, vamos dar dicas de conservação e explicar como escolher o revestimento perfeito. Vem com a gente!

Quais os tipos de revestimento para piscina?

Existem diversos tipos de revestimento para piscina. Os mais usados são os seguintes:

Azulejo

El azulejo é um dos revestimentos para piscina mais tradicionais e populares. Não é para menos: trata-se de um material resistente, acessível, de longa durabilidade e bastante versátil, já que é possível escolher entre uma infinidade de opções de cores, tamanhos e estampas para deixar a piscina com a sua cara. Além disso, sua instalação é relativamente simples, e é feita de forma bem semelhante à instalação de azulejos em banheiros.

Apesar de todas essas vantagens, o revestimento para piscina em azulejo exige alguns cuidados. O primeiro deles é investir na impermeabilização da piscina durante a obra. Essa etapa protege contra vazamentos, infiltrações e outras fontes de dor de cabeça para proprietários de piscinas, tornando seu uso mais seguro.

Além disso, é importante ressaltar a importância do rejunte. É necessário que ele seja próprio para o uso em piscinas e feito de epóxi, o material mais impermeável possível para cumprir essa função.

Só que o rejunte tem uma desvantagem: ele tende a acumular muito limo e, portanto, precisa ser limpo com regularidade, usando uma escova própria para piscina e produtos de limpeza compatíveis com revestimento de azulejo.

Cerâmica

O revestimento para piscina em cerâmica também é bonito e durável e apresenta uma série de tamanhos, texturas e cores, além da possibilidade de acabamento fosco ou esmaltado, para combinar com a decoração. A manutenção é simples e o custo-benefício é muito interessante, já que a cerâmica é consideravelmente mais barata que outros materiais.

Outra vantagem do revestimento de cerâmica é sua durabilidade alta, por se tratar de um material muito resistente. Além disso, sai na frente do azulejo quando o assunto é praticidade, já que é fácil de higienizar e não tem tendência a acumular limo ou sujeira.

Com tantos benefícios, o revestimento de cerâmica é uma opção muito adotada, sobretudo em piscinas instaladas em áreas maiores.

Pedras naturais

O revestimento para piscina de pedras naturais é uma opção menos óbvia, que gera um efeito diferente e rústico, simulando uma praia particular. Para quem quer dar um toque de natureza à decoração, é uma ótima alternativa.

É importante, contudo, atentar para alguns detalhes. Por exemplo, não se deve usar qualquer pedra, e sim escolher as que são próprias para o uso em piscinas, pois serão menos escorregadias.

Além disso, como as pedras são naturalmente porosas, a tendência é acumular mais sujeira do que outros tipos de revestimentos. Por isso, a limpeza deve ser mais frequente, usando escovas, produtos adequados para a higienização de piscinas e, se necessário, uma lavadora de alta pressão operada por profissionais especializados.

Leia tambémArquitetura sustentável: Saiba como inserir essas práticas no seu projeto

Revestimento vinílico

O revestimento vinílico funciona como uma espécie de adesivo para piscinas. Ele é aplicado diretamente na estrutura de alvenaria e apresenta uma grande variedade de cores e estampas. Ou seja, a imaginação é o limite, pois dá para decorar a piscina da forma como você quiser.

Para quem busca praticidade, o revestimento vinílico é o indicado. Afinal, a instalação é simples de fazer e dispensa a etapa da impermeabilização da piscina, já que o próprio material é impermeável. Além de ser barato, esse tipo de revestimento elimina despesas na obra, já que o processo de impermeabilização tem um custo. Isso torna seu custo-benefício muito atrativo.

O vinil tem a grande vantagem de ser fácil de limpar, pois, como não tem rejuntes, não acumula tanto limo e resíduos quanto outros tipos de revestimentos. Porém, é preciso atentar para o uso de produtos e acessórios próprios para piscinas de vinil durante a limpeza e o tratamento da água.

Também é essencial evitar o manuseio de objetos cortantes ou pontiagudos próximo à piscina pois, se o vinil rasgar ou furar, é necessário trocar o revestimento inteiro. Portanto, todo cuidado é pouco.

Pastilha de porcelana

Las pastilhas de porcelana são indicados para quem quer conferir um ar sofisticado à piscina, já que esse material denota elegância e charme. Além disso, a porcelana é extremamente resistente à água, o que a torna adequada para o uso em piscinas.

Além de proporcionar um acabamento refinado, o revestimento para piscina em pastilhas de porcelana é prático e fácil de limpar e, de quebra, tem boa durabilidade. Como desvantagem, o preço deste revestimento tende a ser mais elevado.

Pastilha de vidro

Las pastilhas de vidro também são uma opção muito elegante e oferecem uma vasta gama de possibilidades de personalização. É possível encontrar pastilhas dos mais variados formatos, cores e acabamentos. Assim, dá para encontrar um modelo que combina perfeitamente com a decoração e com o estilo que se quer passar.

Como as pastilhas são pequenas e apresentam uma boa mobilidade, são ideais para piscinas de formatos personalizados, como os modelos ovalados e redondos, já que conseguem acompanhar as curvas. Assim, podem ser usadas em piscinas de qualquer tamanho ou modelo.

A limpeza e a conservação desse tipo de revestimento para piscina também são simples. Basta tomar cuidado com os produtos químicos usados no tratamento da água, que devem ser próprios para o uso em pastilhas de vidro. Como ponto fraco desse tipo de revestimento, destacaríamos o custo mais elevado em comparação com outros materiais.

revestimento para piscina-2

Como conservar o revestimento para piscina?

Cada tipo de revestimento para piscina exige cuidados específicos para se manter conservado e bonito por mais tempo. É importante atentar para as especificidades do revestimento escolhido para evitar problemas que afetam a durabilidade.

Por exemplo, alguns revestimentos exigem cuidados quanto aos produtos aplicados na piscina para realizar o tratamento químico. Por isso, antes de aplicar qualquer substância, é necessário pesquisar se ela pode ser usada em piscinas de qualquer revestimento.

É preciso ressaltar também que certos tipos de revestimento para piscina exigem uma limpeza mais rigorosa devido à tendência de acumular limo e sujeira. É o caso do azulejo, cujos rejuntes precisam ser bem esfregados e limpos com regularidade.

Outro cuidado importante diz respeito ao uso do cloro em pó ou granulado. Ele nunca deve ser aplicado diretamente na piscina, sem ser dissolvido. Caso contrário, as partículas sólidas podem alcançar o fundo da piscina e danificar o revestimento.

Por fim, é bom ficar de olho nos equipamentos e acessórios utilizados na limpeza da piscina. Alguns tipos de aspiradores de piscina ou modelos de escova são mais adequados para revestimentos específicos. Normalmente, os próprios fabricantes já informam isso, portanto, basta prestar atenção na hora de comprar.

Dicas para escolher o revestimento para piscina ideal

Facilidade na higienização

Se, para você, a praticidade for o aspecto mais importante, dê preferência a revestimentos mais fáceis de limpar, que não tenham tendência a acumular limo e resíduos. Nesse caso, fuja dos rejuntes do azulejo e de pedras naturais.

Praticidade na aplicação

Se a prioridade for uma instalação simples, prática e barata, pode ser uma boa ideia optar por materiais como o vinil e a cerâmica, que são mais fáceis de instalar do que os azulejos e as pastilhas de vidro.

Preço

Caso o preço seja o fator mais importante para a escolha do revestimento, escolha uma opção de melhor custo-benefício, como o revestimento vinílico, a cerâmica ou o tradicional azulejo, e corra das pastilhas de vidro ou porcelana.

Efeito estético

Agora, se a prioridade for o efeito estético causado, escolha aquele revestimento que tenha a sua cara. Por exemplo, se quiser estampas divertidas e personalizadas, opte pelo vinil. Já se a ideia for um projeto mais refinado, as pastilhas de vidro ou de porcelana podem ser uma boa pedida. Se você preferir um estilo mais rústico, pode tentar as pedras naturais.

Tratamento e limpeza de piscinas é com a Nautilus!

Prontinho! Agora você conhece os tipos de revestimento para piscina mais utilizados e as suas principais vantagens e desvantagens, e sabe como realizar a limpeza e a manutenção para manter a piscina conservada por muito mais tempo. Só falta adquirir os produtos certos para cuidar da piscina e mantê-la sempre própria para o banho.

No site da Nautilus, você encontra uma linha completa de produtos para piscina de alta qualidade e um ótimo custo-benefício. São itens voltados para limpeza, tratamento da água, manutenção e instalação, iluminação e aquecimentos de piscinas de qualquer tipo ou tamanho. Também oferecemos uma linha de automação para facilitar os cuidados e economizar tempo no tratamento físico e químico da água.

Seja qual for o revestimento para piscina escolhido, pode ter certeza: a gente tem os produtos certos para limpá-lo e mantê-lo lindo. Visite o nosso site e conheça todos os produtos e equipamentos disponíveis!

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.